CULTURA & CIDADANIA

A Cultura da Não Cultura em J/T

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 28/04/2015 a 28/04/2015 às 14:30 .

Promover o reconhecimento, fazer o mapeamento, a divulgação e provocar o intercâmbio endógeno e exógeno entre os equipamentos (públicos e privados), as ações e os atores/arteiros culturais locais numa Roda de Conversa para situalizar o presente, criar condições para formalizar plano de ações para o futuro desejável e formatar o GT (Grupo de Trabalho) em defesa da Cultura em J/T.

Descrição

A Roda de conversa acontece em 03 momentos:
1- O que é Cultura?
Tenho muito frequentemente ouvido nas reuniões de conselhos, fóruns temáticos e de redes sociais, pessoas se referindo á tudo que há de negativo em todas as áreas como sendo culturais, como parte da nossa cultura. Ex: o descarte irregular de lixo em pontos viciados, a corrupção, a violência, a hipocrisia, a evasão escolar, etc, até como uma justificativa para essas práticas. Agora o lado bonito é do Verde, do Meio-Ambiente, dos Direitos Humanos, da Saúde, da Educação... Então... Chegou a hora de darmos a cultura a sua verdadeira dimensão. É hora de entendermos o que é a Cultura.
À luz das Ciências Sociais (estudo da sociedade) o conhecimento é o objeto da Cultura e a Cultura é coisa propriamente humana. É o traço distintivo da humanidade. É o todo complexo que abrange as artes em geral, a crença, a moral, o Direito, o Eca, os Estatutos, os costumes, o intelectual, os sentimentos, as ideias, os princípios, a linguagem (instrumento de assimilação e divulgação), a tradição (transmissão), os preconceitos, as grandes opções, as grandes volições, a filosofia, a psicologia, a natureza, o meio-ambiente, as ciências, as tecnologias... enfim... todas as aptidões adquiridas pelo homem como membro da sociedade e todos os elementos da sua vida social e econômica. E tudo é demandado e determinado pelo contexto social arraigado na existência social (as realidades).
Segundo O prefeito Fernando Haddad "A Cultura está ocupando todos os pontos da cidade". E isto porque a Cultura fala todas as linguagens, atinge todos os públicos, entra em todos os espaços e defende todas as expressões. Este é o seu poder... E é por isso que hoje acontece uma reversão que coloca a Cultura na ponta do modelo de desenvolvimento do Brasil atual, para desconstruir a cultura de violência, em todos os sentidos, para construir políticas de direitos e de proteção da vida, que só é possível com a frente cultura. Ela tem papel estratégico que envolve todas as práticas e, por isso, a Cultura, hoje, repensa o país. Só precisamos contar com a base social.

2- Porque atuar em Grupo Social?
Existem pessoas que odeiam reuniões. Acham uma chatice e perda de tempo. Mas, convenhamos, é um mal necessário. Como podemos participar sem opinar, sem falar? Como as políticas publicas poderão se instalar na nossa comunidade se não expressarmos o que queremos? E só podemos fazer essa atuação no coletivo (1, 2, 3 pessoas não fazem história) de um Grupo Social. Um Grupo Social não é só uma simples soma de indivíduos. O grupo tem o poder da ação e criação do que é incapaz o sujeito solitário. Mas tem que ser um grupo organizado solidariamente, com significados, valores e normas em suas relações reciprocas integradas de modo coerente. Temos que nos empoderar desse recurso: Uma Rede Social ou Teia Cultural (como queiram) é um sistema capaz de reunir e organizar pessoas e instituições de forma igualitária e democrática, a fim de construir compromissos em torno de interesses comuns e de fortalecer os atores sociais na defesa das suas causas, na implementação dos seus projetos e na promoção das suas comunidades.

3- Política de territorialização na zona norte:

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Neusa Cardoso dos Santos

Ag. de Desenvolvimento Sustentável / Direitos Humanos
(Redes Sociais, Comunidade de Projeto, Plano de Ação Local)
Ag. de Educação Socioambiental
(Jardinagem, Paisagismo, Projetos gráficos)
Ag. Multiplicadora de Memória Social
(Patrim. Histórico e Imaterial, Memórias Construídas, Hist. Oral)
Gestão de Negócios e Eco-culturas
(Projetos, Planejs, Plan. de Negócios, Empreend.)