Agente Comunitário de Cultura - 1ª edição (2014-2015)
Arte e Cultura Rompendo as Estruturas - CRACOLÂNDIA: o grito dos sem-voz
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Realizar aulas, atividades lúdicas, vivências artísticas e culturais, promovendo a cidadania cultural, acesso e democratização de espaços públicos culturais, arte, cultura e lazer da cidade de São Paulo e que venham contribuir com a inclusão social e cultural do indivíduo em situação de vulnerabilidade social.
Site: http://gritosdacraco.blogspot.com.br/ http://gritosdacraco.blogspot.com.br/
Descrição
Objetivo:Realizar oficinas, workshops, atividades lúdicas, vivências artísticas e culturais, promovendo a cidadania cultural, acesso e democratização de espaços públicos culturais, arte, cultura e lazer da cidade de São Paulo e que venham contribuir com a inclusão social e cultural do indivíduo em situação de vulnerabilidade social auxiliando no tratamento de dependentes químicos e usuários de craque da região da Cracolândia e adjacências e/ou usuários do CAPS- AD e Centro de Acolhimento do Complexo Prates funcionando como terapia labora e valorização da autoestima levando a essas pessoas o acesso à informação o conhecimento histórico-social e o fazer literário e artístico através de:
a) Oficinas, vivências e criações coletivas e individuais com apresentação de gravuras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Candido Portinari, entre outros e distribuindo material para criação como argila, giz de cera, sulfite, lápis de cor e guache; (Redescobrir conceito de antropofagia)
b) Saraus onde serão apresentadas as literaturas modernistas, com poemas e prosas de Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manoel Bandeira, entre outros, que serão colocadas em varais instalados no espaço, onde qualquer pessoa possa retirar e recitar aos demais.
c) Oficinas de criação literária, onde o participante será incentivado a escrever suas próprias criações – O Movimento Modernista de 22 nos presenteou com os versos livres poesia concreta, anagrama, hai-cai, grafismos.
d) Criação de um FANZINE a partir da coleta de materiais elaborados pelos próprios alunos.
e) Acesso do público alvo a espaços públicos que fazem parte da história da Semana de 22 por meio de passeios temático (Teatro Municipal de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, Estação Pinacoteca, MAM – Museu de Arte Moderna ).