2º Edital Redes e Ruas

Projeto LINCE - Laboratórios Interativos Nômades para Criatividade e Experimentação

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 28/02/2015 a 18/07/2017 às 23:59 .

O projeto LINCE organizado e concebido por Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves consiste em um conjunto de atividades itinerantes sobre a cultura digital que compreende bate-papos, apresentações artísticas, workshops para públicos de várias faixas etárias, e o Mostra de Filmes Recicláveis (com obras de direitos autorais livres)

Site: http://projetolince.org http://projetolince.org

Descrição

O projeto LINCE (Laboratórios Interativos Nômades para Criatividade e Experimentação) organizado e concebido por Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves consiste em um conjunto de atividades itinerantes com viés cultural, recreativo, educativo e artístico. O projeto foi contemplado pelo Edital Redes e Ruas – Inclusão, Cidadania e Cultura Digital da Prefeitura de São Paulo.

A palavra Lince, segundo o Dicionário Michaelis possui os seguintes significados: Mamífero felídeo, […] por cuja vista penetrante dele diziam os antigos que enxergava através das paredes. […] […] Constelação do hemisfério boreal. Pessoa perspicaz, inteligente […].

Com uma inspiração simbólica no significado de “Lince” o projeto vai realiza atividades por bairros de Itaquera (Parque Raul Seixas), Vila Curuça (Parque Ecológico Chico Mendes) e Penha (Parque Linear Tiquatira) que buscam promover circulação dos moradores por diferentes praças de sua região, provocando deslocamentos fora dos fluxos convencionais centro x periferia, com intuito de reforçar a ideia de pertencimento por meio do exercício do olhar pelo seu entorno.

A programação consiste em bate-papos, apresentações artísticas, workshops para pessoas da terceira idade e/ou público em geral, e o Mostra de Filmes Recicláveis (com obras distribuídas com direitos autorais abertos).

O que se pretende é transformar este espaço público em um ponto de convergência onde toda a potência de indivíduos e grupos pode ser mobilizada por meio das formas participativas de auto-expressão digitalmente mediadas, que tendem a tornar exponencialmente nossa paisagem social mais cidadã pela apropriação de diferentes mídias, tecnologias e/ou linguagens artísticas.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Francisco Arlindo Alves

É mestre em Design, arte-educador, pesquisador independente e artista multimídia.
Organiza e conduz cursos, oficinas e bate papos relacionados à cultura digital em várias instituições. Participou de exposições de arte e tecnologia no Brasil e Exterior.
Em 2014 fundou, com Vanessa Pereira, o PROJETO LINCE que organiza ações em arte, educação e criatividade em espaços públicos.