MINHA DESCENDÊNCIA.

Minha Descendência.

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 01/05/2018 a 31/05/2018 às 23:00 .

OBJETIVOS

Espera-se que o aluno ao final do projeto possa se expressar através da Arte colagem.

Site: https://www.facebook.com/alex.vital.1982 https://www.facebook.com/alex.vital.1982

Descrição

PÚBLICO-ALVO

Crianças e adolescentes de 06 à 12 anos de idade.



JUSTIFICATIVA

Atualmente a escassez de materiais escolares para as aulas de educação artística, influencia diretamente nas propostas pedagógicas e no desenvolvimento criativo dos alunos. E, diante deste cenário, com base nos diagnósticos e definições do tema de estudo "a colagem dentro do processo artístico" necessitará de recursos básicos para o seu desenvolvimento.

A expressividade através da colagem é única e distinta as outras texturas, causando uma pluralidade artística muito rica e profunda. E, os trabalhos desenvolvidos com os alunos através deste projeto têm o poder de despertar o interesse estético, estimular sensações, ser expressivo e contar uma história.



PROBLEMATIZAÇÃO

A arte visual pode contribuir na formação educacional da sociedade? Alguns alunos encontrão dificuldade de se expressar em publico, será que a arte visual pode ajudar? Como a colagem pode contribuir para o desenvolvimento expressivo do aluno? Qual será o impacto durante a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos? As críticas mudaram a forma de pensar e agir dos aluno?



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Adquirir conhecimentos teóricos e práticos para desenvolver obras contemporâneas;
• Nutrir o conhecimento teórico e técnico para melhor manuseio dos objetos para constituir uma obra de arte;
• Analisar a potencialidade dos objetos e a sua estética expressiva;
• Exercitar a percepção visual e o raciocínio lógico sobre as formas expressivas dos objetos;
• Desenvolver o projeto de forma viável dentro do contexto artístico e prático de colagem;
• Tomar a teoria e prática adquirida como modelo para o ensino da arte e prática.



METAS


No primeiro encontro será realizada uma apresentação introdutória ao projeto de colagem e o tema “A minha Descendência” a metodologia teórica-prática e, avaliação dos trabalhos que será de forma expositiva. No segundo encontro, iniciaremos o processo de construção e desenvolvimento dos trabalhos, onde os alunos darão início às produções artísticas. E, no último encontro, será realizada uma exposição para apreciação e discussão do processo de criação, refletir sobre as atividades e conclusão do projeto.



FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A colagem faz parte de um processo artístico que utiliza diversos materiais que podem compor um único trabalho, sendo assim, as variações podem acorrer atraves de textura, sobreposição ou lado a lado, formando um motivo e uma nova imagem.
A colagem é uma técnica muito antiga e, o seu valor artístico só foi reconhecido a parti do século XX, com a sua utilização no Cubismo, desprovida de qualquer tipo de crítica ou fundamento, era considerada uma brincadeira de criança ou manifesto artístico popular. A colagem é uma técnica que põe em questão os limites entre a pintura e escultura, utilizando diversos tipos de materiais sobre uma superfície como, a madeira, retalhos de jornais ou pedaços de objetos.
A partir da Arte Moderna, a técnica da colagem é aceita pelos demais movimentos artísticos e escolas de arte, promovendo novos sentidos e formas variadas. Os diversos tipos de materiais como papéis para criar novas texturas e objetos agregados, possibilitam uma arte tridimensional. Este novo processo artístico, proporcionado pela colagem, foi adotado por outros artistas em todo mundo, mas com objetivos bem diferentes, por exemplo, na Europa, especificamente na França e na Itália, a criações a partir da colagem se difundia com os sentidos de arte cubistas por artistas futuristas. Ocasionando uma releitura da técnica, e uma nova aplicação da mesma.
As produções artísticas com a colagem do século XX sofreram influencia por parte de acontecimentos da época, guerras e a produção tecnológica, neste sentido, os temas mais freqüentes eram a violência, tecnologia e velocidade. A reflexão artística sempre monta à época contemporânea ao movimento, e não foi diferente com a colagem.
Alem dos temas abordados de época, a colagem faz uso de faces e imagens abstratas em muitas obras. A expressividade através da colagem é única e distinta as outras texturas, causando uma pluralidade artística muito rica e profunda.
A colagem é uma técnica muito simples que se difundiu em todo mundo e com relevante papel em diversas escolas em movimentos artísticos da cultura ocidental.
Durante os processos de leitura, contextualização e pratica, mesmo que esses aconteçam em momentos distintos, e isso é natural, para uma melhor compreensão do conteúdo por parte dos alunos, é importante não existir barreiras definidas entre esses conceitos deixando claro que são inter-relacionados.

“Em nova vida diária, estamos rodeados por imagens pela mídia, vendendo produtos, ideias, conceitos, comportamentos, slogans políticos etc. Como resultado de nossa incapacidade de ler essas imagens, nos aprendemos por meio delas inconscientemente. A educação deveria prestar atenção ao discurso visual. Ensinar a gramática visual e sua sintaxe através da arte e tornar as crianças conscientes da produção humana de alta qualidade é uma forma de prepará-las para compreender e avaliar todo tipo de imagem, conscientizando-as de que estão aprendendo com estas imagens”.
(BARBOSA, 1998, p. 17).



PROCEDIMENTO E CRONOGRAMA DAS AÇÕES

CRONOGRAMA

Mês ....Dias...........C/H...............Atividades/ Locais

03........02.............1h - Introdução do projeto, apresentação do
.....................................contexto histórico artístico, metodologia .....................................teórica e prática, modo de avaliação
.....................................(Classe/Sala de vídeo).

.............10.............2h - Apropriação de objetos para o trabalho de
......................................incorporação artistica, desenvolver trabalho
......................................dentro do contexto artístico colagem e ......................................acumulação de objetos (Classe/Sala).

..............02..............2h - Exposição e apreciação dos trabalhos,
........................................discussão sobre o processo de criação, ........................................reflexão conceitual e Conclusão
........................................(Biblioteca/Pátio).



RECURSOS

Para o desenvolvimento dos trabalhos neste projeto, será necessário:


Materiais:

• Papel sulfito A4 e cartolina;
• Papel canson A3 ou A4;
• Revistas ou jornais ilustrados;
• Tesoura e cola;
• Lápis de cor ou giz bastão;
• Tintas guache ou aquarela (opcional);
• Pincel para pintar (opcional).

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Alex Vital

Ola!

Há quatro meses concluí o curso superior com licenciatura para atuar na área de artes visuais, trabalhei oito meses como estagiário no ensino fundamental I, II e médio supervisionado pelo Núcleo de Formação e Estágio Pedagógico UNICSUL, e como educador voluntário adquiri boas experiências trabalhando com crianças de 6 a 10 anos de anos de idade, aplicando oficinas de arte.