marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Em 2008 um grupo de jovens da periferia, moradores do bairro Vila Flávia – São Mateus – Zona Leste de São Paulo, descontentes com a precariedade da região, diante da falta de oportunidades, tanto em educação, lazer e cultura, decidiram agir, e criaram um espaço comunitário, nomeado como “Espaço São Mateus em Movimento”.
Descrição
Em 2008 um grupo de jovens da periferia, moradores do bairro Vila Flávia – São Mateus – Zona Leste de São Paulo, descontentes com a precariedade da região, diante da falta de oportunidades, tanto em educação, lazer e cultura, decidiram agir, e criaram um espaço comunitário, nomeado como “Espaço São Mateus em Movimento”.Os idealizadores, participantes dos coletivos culturais “Rima Fatal da Leste” e “Grupo OPNI, fundaram o espaço na intenção de proporcionar, principalmente ao público jovem, o estímulo ao pensamento crítico, por meio de atividades culturais diversas...
Desde sua fundação, o São Mateus em Movimento, também se caracteriza como uma rede de coletivos e agentes culturais, pois suas ações sempre foram pautadas pela colaboração e a complementariedade.
Atualmente, o São Mateus em Movimento também é um ponto de cultura reconhecido prefeitura de São Paulo, sendo selecionado no primeiro edital deste programa, realizado na cidade.
A proposta do Ponto de Cultura São Mateus em Movimento é fortalecer a rede de agentes e coletivos culturais atuantes na região de São Mateus. Para tanto, serão estabelecidos cinco eixos principais: (1) Mapeamento e articulação da dinâmica local; (2) Ampliação da Galeria a Céu Aberto de graffiti; (3) Desenvolvimento de materiais audiovisuais que promovam as ações locais; (4) Capacitação em gestão e elaboração de projetos culturais; e (5) Fortalecimento do Berço do Samba de São Mateus.