Cinema Português Contemporâneo

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O CCSP e a Spcine prepararam uma mostra de filmes portugueses contemporâneos em conjunto com o Instituto Camões e o Consulado português. Serão exibidos filmes inéditos no Brasil, com diretores renomados em festivais internacionais, além de uma retrospectiva do diretor Miguel Gomes.

Site: http://www.centrocultural.sp.gov.br/ http://www.centrocultural.sp.gov.br/

Descrição

Cinema Português Contemporâneo

de 3 a 12/8
O CCSP e a Spcine prepararam uma mostra de filmes portugueses contemporâneos em conjunto com o Instituto Camões e o Consulado português. Serão exibidos filmes inéditos no Brasil, com diretores renomados em festivais internacionais, além de uma retrospectiva do diretor Miguel Gomes.

Sala Lima Barreto (99 lugares)
grátis - a bilheteria será aberta uma hora antes do início de cada sessão para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet – cada pessoa poderá retirar até dois ingressos

aviso Os filmes A cara que mereces e Morrer como um homem foram retirados da programação devido a problemas de transporte das cópias.
Programação

dia 3/8 - quinta

15h
Bobô

17h
Gelo

19h15
Aquele querido mês de agosto



dia 4/8 - sexta

15h
A costa dos murmúrios

17h30
Os gatos não têm vertigens

20h
Treblinka



dia 5/8 - sábado

15h30
A corte do norte

17h45
Alentejo, Alentejo

19h45
Operação Angola



dia 6/8 - domingo

16h
Treblinka

17h
As mil e uma noites: Volume 1, o inquieto

19h45
As mil e uma noites: Volume 2, o desolado



dia 8/8 - terça

15h30
Terra de ninguém

17h
A costa dos murmúrios

19h45
As mil e uma noites: Volume 3, o encantado



dia 9/8 - quarta

16h
A um mar de distância

17h30
Tabu

20h
A última vez que vi Macau



dia 10/8 - quinta

16h
Curtas João Salaviza

18h
Via de acesso

20h
As mil e uma noites: Volume 1, o inquieto



dia 11/8 - sexta

15h
Aquele querido mês de agosto

17h30
As mil e uma noites: Volume 2, o desolado

20h
A última vez que vi Macau



dia 12/8 - sábado

15h
As mil e uma noites: Volume 3, o encantado

17h30
Tabu

19h30
Via de acesso

Sinopses e fichas técnicas

A um mar de distância
(2016, 53min, Bluray)
direção: Pedro Magano
Ninguém sabe quantos portugueses morreram na pesca do bacalhau durante o Estado Novo. Sepultados no mar, ou em terras longínquas, esses homens foram deixados para trás, esquecidos pelo país que glorificava, durante a Ditadura, o papel deles no regresso de Portugal ao mar. Mas em 1966, um realizador canadiano filmava “The White Ship”, um documentário que nos mostra o funeral de um pescador português, vítima de uma tempestade, e que ficou sepultado em St. John’s, no Canadá. Do destino de muitos pescadores pouco ou nada sabemos. Mas no caso de Dionísio Esteves, esse filme fixou para sempre uma memória do seu local de sepultura, permitindo que agora, em 2015, o seu túmulo se transformasse num memorial que glorifica a todos os pescadores portugueses que lá jazem.

Alentejo, Alentejo
(2013, 98min, DCP)
direção: Sérgio Tréfaut
Depois do reconhecimento internacional do fado, Portugal apresentou, em 2013, a candidatura do cante alentejano a Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO. Neste documentário, Sérgio Tréfaut leva o espectador a uma viagem pelo interior do Alentejo, onde se descobrem as paisagens, tradições e modo de vida dos seus habitantes. Uma das mais interessantes tradições nascidas a Sul do Tejo está no cante alentejano, um coro polifônico entoado habitualmente por grupos de homens de todas as idades, embora existam também alguns grupos femininos. Criado nas tabernas ou nos campos de cultivo, atravessou as fronteiras da região que lhe deu origem. Com o passar do tempo apareceram novos grupos na periferia de Lisboa, acentuando o cante como a expressão de uma identidade própria e de uma vontade de regressar às origens.

Aquele querido mês de agosto
(2008, 150min, DVD)
direção: Miguel Gomes - elenco: Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho
Em Portugal, o mês de agosto é marcado por uma série de festividades, com apresentações de grupos musicais tradicionais e outras atividades típicas. Apenas com o desejo de fazer um filme sobre o assunto, o diretor parte com sua equipe em busca de um roteiro e de atores dispostos a interpretar os personagens. Enfrentando diversas dúvidas e a falta de dinheiro, é criada a história de um triângulo amoroso formado por um homem, sua filha e o primo da moça.

Bobô
(2013, 80min, Bluray)
direção: Inês Oliveira - elenco: Paula Garcia, Aissatu Indjai
Depois da morte do irmão, Sofia isolou-se num velho apartamento onde viveu toda a vida. Para auxiliá-la nas tarefas domésticas e nos cuidados com o filho, chega Mariama, uma jovem guineense. Apesar da aparente tranquilidade, Mariama vive atormentada com o ritual da mutilação genital feminina a que Bobô, a sua filha pequena, está prestes a ser submetida. Para poder ajudá-las, Sofia se vê obrigada a sair, finalmente, da reclusão…

A corte do norte
(2008, 122min, DCP)
direção: João Botelho - elenco: Ana Moreira, Rogério Samora, Ricardo Aibéo
Esta é a história de Emília de Sousa, a maior atriz que o teatro português conheceu nos finais do séc. 19, que abandonou a carreira para se casar com o rico madeirense Gaspar de Barros e transformar-se na baronesa Madalena do Mar. Tão bela quanto Sissi, a imperatriz da Áustria, com quem conviveu no inverno de 1860/61, decidiu construir um mistério que perdurou por quatro gerações e por mais de um século. Ana Moreira, a protagonista, interpreta Sissi e as mulheres das quatro gerações da família: Rosalina/Emília, Águeda e Rosamund. Realizado por João Botelho e adaptado do romance homônimo de Agustina Bessa-Luís, o filme retoma um projeto antigo do malogrado realizador José Álvaro Morais (1943-2004).

A costa dos murmúrios
(2004, 115min, DVD)
direção: Margarida Cardoso - elenco: Beatriz Batarda, Carla Bolito, Monica Calle
No final dos anos 1960, Evita chega a Moçambique para se casar com Luís, um estudante de matemática. Ela rapidamente nota que Luís já não é o mesmo e que, perturbado pela guerra, transformou-se num triste imitador do seu capitão, Forza Leal. Quando os homens partem para uma grande operação militar no Norte, Evita fica sozinha e, no desespero de tentar compreender o que modificou Luís, procura a companhia de Helena, a mulher de Forza Leal. Submissa e humilhada, Helena é prisioneira em sua casa, onde cumpre uma promessa. É ela quem revela a Evita o lado negro de Luís... Perdida num mundo que não é o seu, Evita se dá conta da violência de um tempo colonial à beira do fim. Realizado por Margarida Cardoso, o filme é uma adaptação do romance homônimo de Lídia Jorge, que aborda um momento ainda doloroso e com muitas feridas abertas da História de Portugal.

Os gatos não têm vertigens
(2014, 124min, DCP)
direção: António Pedro Vasconcelos - elenco: José Afonso Pimentel, Nicolau Breyner, Joaquim Leitão
Apesar dos seus 18 anos, Jó é já um rapaz desencantado com a vida. Proveniente de uma família disfuncional, criado com pouco afeto e compreensão, acabou por se deixar influenciar pelas piores companhias do bairro. Rosa, com 73 anos, é uma mulher frágil e bondosa que se debate com a incapacidade de lidar com o recente falecimento de Joaquim, com quem partilhou quase toda a vida. Depois de uma discussão violenta, Jó é expulso de casa pelo pai e se refugia no terraço de Rosa, onde decide passar a noite. Na manhã seguinte, a velha senhora descobre o rapaz e decide acolhê-lo em sua casa. Entre os dois nasce uma enorme cumplicidade que, apesar de incompreendida por todos, torna-se cada dia mais forte e verdadeira.

Gelo
(2016, 105min, Bluray)
direção: Luís e Gonçalo Galvão Teles - elenco: Ivana Baquero, Afonso Pimentel, Albano Jerónimo
Um filme dramático em ambiência fantástica e que reflete sobre a vida, o amor e a imortalidade, e que conta com a assinatura do realizador Luís Galvão Teles, em parceria com o seu filho Gonçalo. Filme de abertura da edição de 2016 do Fantasporto, é uma das 15 obras selecionadas para integrar a Official Narrative Feature Competition, a principal competição do Festival Cinequest (EUA).

As mil e uma noites: Volume 1, o inquieto
(2015, 2015min, DCP)
direção: Miguel Gomes - elenco: Miguel Gomes, Crista Alfaiate, Carloto Cotta
Um cineasta foge durante o processo de realização de seu novo filme e, ao ser capturado, não tem outra saída a não ser repetir o que fez Xerazade em "As Mil e Uma Noites", em que precisava contar uma história diferente a cada noite para não ser degolada pelo rei, seu marido - no caso em questão, os algozes são os demais integrantes da equipe de filmagens. Desta forma, ele passa a apresentar narrativas baseadas na crise vivida por Portugal entre os anos de 2013 e 2014. Os contos deste volume são "O Homem de Pau Feito", "A História do Galo e do Fogo" e "O Banho dos Magníficos".

As mil e uma noites: Volume 2, o desolado
(2015, 131min, DCP)
direção: Miguel Gomes - elenco: Crista Alfaiate, Joao Pedro Benard, Chico Chapas
Aprisionado por sua própria equipe de filmagens, o diretor Miguel Gomes segue contando histórias fantasiosas e pitorescas inspiradas na crise econômica vivida por Portugal entre os anos de 2013 e 2014. Os contos deste volume são "Crônica de Fuga de Simão 'Sem Tripas'", "As Lágrimas da Juíza" e "Os Donos de Dixie".

As mil e uma noites: Volume 3, o encantado
(2016, 125min, DCP)
direção: Miguel Gomes - elenco: Crista Alfaiate, Carloto Cotta, Chico Chapas
Após tantas histórias, Xerazade não sabe se ainda conseguirá agradar o Rei por outras noites. Ela deixa o palácio disposta a conhecer o mundo exterior e, ao retornar, conta a história de uma comunidade de homens em Lisboa que ensinavam os pássaros a cantar. Os contos deste episódio são "Xerazade", "O Inebriante Canto dos Tentilhões" e "Floresta Quente".

Operação Angola
(2015, 120min, DCP)
direção: Diana Andringa
Em Junho de 1961, cerca de 60 estudantes das então colônias portuguesas - entre os quais os ex-presidentes de Cabo Verde e Moçambique, Pedro Pires e Joaquim Chissano, e os ex-primeiros-ministros de Angola e Moçambique, Fernando Van Dunen e Pascoal Mocumbi - fugiram clandestinamente de Portugal para escapar da repressão da polícia política da ditadura portuguesa, a PIDE.

Sessão de curtas - João Salaviza
(Bluray)
Uma sessão destinada aos curtas do diretor João Salaviza. Serão exibidos Arena (2009), Rafa (2012) e Cerro Negro (2012).

Tabu
(2012, 110min, 35mm)
direção: Miguel Gomes - elenco: Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira
Aurora é um senhora temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado Uma história de amor e crime vivida na África e que mostra o início do fim do império de Portugal no continente africano.

Terra de ninguém
(2013, 72min, Bluray)
direção: Salomé Lamas
Paulo oferece retratos sublimados das crueldades e paradoxos do poder, assim como das revoluções que o depuseram, apenas para erguer novas burocracias, novas crueldades e paradoxos. O seu trabalho como mercenário encontra-se na franja desses dois mundos.

Treblinka
(2016, 76min, Bluray)
direção: Sérgio Tréfaut
Dentro de um trem que percorre os países da antiga União Soviética, uma voz feminina e uma masculina leem as memórias de um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que foi obrigado a trabalhar no campo de concentração de Treblinka e colaborar com a morte de dezenas de milhares de judeus.

A última vez que vi Macau
(2013, 1h41min, Bluray)
direção: João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata - elenco: Cindy Scrash, João Rui Guerra da Mata, João Pedro Rodrigues
Guerra da Mata recebe um e-mail de uma amiga que não tinha notícias há muito tempo, avisando que ela havia partido para Macau. Ela contava ainda que mais uma vez tinha se envolvido com os homens errados, mas dessa vez as consequências foram mais graves: Um grande amigo seu havia sido assassinado durante um jogo aparentemente inofensivo. Depois disso, ela sentia que coisas estranhas e misteriosas estavam acontecendo e pressentia ser a próxima vítima. Uma ficção com alguns elementos de documentário que trata do confronto entre a atualidade e a memória de Macau da década de 1970.

Via de acesso
(2008, 82min, DVD)
direção: Nathalie Mansoux
Os últimos habitantes da Azinhaga dos Besouros, na periferia de Lisboa, não têm direito a serem incluídos no “Plano Especial de Realojamento”. Vivem a demolição do seu bairro, onde será construída uma via rápida.
evento entre e Baixar Planilha