marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
CINETECA
A rede de Bibliotecas Públicas da cidade de São Paulo contará com programação especial de Cinema em diversas de suas unidades a partir do mês de abril. Uma realização do programa Biblioteca Viva, o projeto CINETECA visa levar e debater obras audiovisuais de diversas temáticas com o intuito de complementar e diversificar as atividades destes espaços multiculturais aos sábados e domingos.
Descrição
CINETECAA rede de Bibliotecas Públicas da cidade de São Paulo contará com programação especial de Cinema em diversas de suas unidades a partir do mês de abril. Uma realização do programa Biblioteca Viva, o projeto CINETECA visa levar e debater obras audiovisuais de diversas temáticas com o intuito de complementar e diversificar as atividades destes espaços multiculturais aos sábados e domingos.
Em abril, mês que celebra os cem anos de amizade entre Mário de Andrade e Oswald de Andrade, dois grandes ícones da literatura brasileira, serão exibidos longas e curtas-metragens que contemplam os temas abordados pelas obras dos autores: o folclore, o modernismo e as questões da cultura brasileira.
Entre os filmes que serão exibidos para o público adulto está o clássico “Macunaíma” e “O Homem do Pau-Brasil”, ambos dirigidos por Joaquim Pedro de Andrade. Após as sessões haverá um bate-papo com o professor Reinaldo Cardenuto da Fundação Armando Álvares Penteado e com o crítico em cinema, jornalista e professor Marcelo Lyra.
A programação conta ainda com animações voltadas para o público infantil da série de curtas “Juro que vi”, que conta as histórias de personagens do folclore brasileiro, tais como o saci, a Iara e o curupira. Os episódios foram feitos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e recontam as lendas de maneira atual abordando temas como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito. Os curtas já foram exibidos em vários canais educativos de televisão como TV Rá-Tim- Bum, TV Cultura, TV Brasil e TV Escola. Ganhadora de vários prêmios nacionais e participou de festivais internacionais. Ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil 2010, na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação e já participou de festivais como o Festival Internacional de Cinema Infantil e o Japan Prize.
As sessões acontecem aos finais de semana e são gratuitas.