A Princesa e a Costureira

Descrição Curta:
A Princesa e a Costureira tem como trama a jovem Cíntia que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, porém se apaixona pela costureira responsável por confeccionar seu vestido de noiva. Produzida e encenada pelo Teatro da Conspiração de Santo André, a partir do livro homônimo de Janaína Leslão.

Classificação Etária: Livre

Descrição

Na área cultural, poucas obras voltadas à adolescentes e jovens trazem a temática LGBT. A sociedade sente-se insegura quanto a se posicionar sobre a sexualidade na adolescência, principalmente quando ela não corresponde às expectativas heteronormativas. Por isso, o espetáculo A PRINCESA E A COSTUREIRA vem preencher esta lacuna. A peça é a adaptação teatral do livro homônimo de Janaína Leslão, que levou cinco anos buscando uma editora que aceitasse sua história.

Produzida e encenada pelo Teatro da Conspiração de Santo André, este projeto recebeu o “PROAC /2015 - Apoio a projetos de promoção das manifestações culturais com temática LGBT” e tem como trama a jovem Cíntia que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, porém se apaixona pela costureira responsável por confeccionar seu vestido de noiva.

Com uma linguagem acessível, a partir do conto de fadas, o texto aguça a reflexão do adolescente sobre as chamadas “diferenças”, que não devem ser traduzidas em “desigualdades”.

A encenação traz músicas compostas originalmente para o espetáculo, adereços cênicos e figurinos que se transformam de acordo com o enredo dando agilidade à trama. Já na atuação dos atores, há mudanças constantes de personagens, em forma de jogo, sugerindo a necessidade de nos colocarmos no lugar do outro para entendermos diferentes formas do ser.

O Teatro da Conspiração foi fundado em 2000 e já encenou cinco espetáculos adultos e cinco infantis que foram apresentados nas cidades do ABCD e em temporadas na cidade de São Paulo, recebendo prêmios em diversos festivais. Coordenou também entre 2005 e 2015 o Projeto-Oficinão no Parque Escola de Santo André produzindo diversas montagens com atores iniciantes.

PREMIAÇÕES E INDICAÇÕES :

• APCA - Melhor Espetáculo Infantil Sobre a Diversidade – 2016
• Indicação Premio FEMSA - Melhor Espetáculo Categoria Especial – 2016
• Guia da Folha - 3º lugar Júri Popular - Melhor Espetáculo Infantil – 2016
• Indicação Premio FEMSA - Melhor Dramaturgia – 2016
• Guia da Folha - Melhor Espetáculo Infantil - crítico Dib Carneiro Neto – 2016