Osvaldinho da Cuíca

Aniversário de SP

Osvaldinho da Cuíca, o 1º cidadão samba de São Paulo, um dos maiores representantes do samba Paulista, aos 76 anos de idade e 60 anos de carreira, já trabalhou com grandes nomes da musica mundial.

Seu mais novo convite, foi participar do documentário da banda Rolling Stones em Fevereiro de 2016.

Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)

Dia 25 de janeiro de 2017 às 13:00 - sem a necessidade de retirar ingressos

Endereço: Mercado Municipal de São Paulo

O veterano sambista Osvaldinho da Cuíca é, sem dúvida, o mais completo representante do samba de São Paulo. Além da reconhecida atuação como compositor e instrumentista, destacou-se pelo vigoroso empenho na preservação e na difusão das tradições paulistas, tendo seu trabalho prestigiado com a concessão dos títulos de Primeiro Cidadão Samba Paulistano e Embaixador Nato do Samba Paulista pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP).

Ao longo de 55 anos de carreira, Osvaldinho atuou em rádio, televisão, discos, shows e festivais, apresentando um valioso trabalho autoral e tocando com grandes artistas, como o grupo Demônios da Garoa (que integrou por 15 anos), Solano Trindade, Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Germano Mathias, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho, Cartola, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Vinícius de Moraes & Toquinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e, recentemente, Yoko Ono.

A obra fonográfica de Osvaldinho da Cuíca consta de 5 discos de ótima repercussão no meio do samba: Osvaldinho da Cuíca com o grupo Vai-Vai, de 1975; Preto no Branco, de 1984; A História do Samba Paulista, de 1999, que virou peça teatral pouco depois; Em Referencia ao Samba Paulista, de 2004; Osvaldinho da Cuíca 70 Anos, de 2010. É também autor do elogiado livro Batuqueiros da Paulicéia: enredo do samba de São Paulo (com André Domingues), de 2009, em que conta a história do samba de São Paulo.

No carnaval paulistano, Osvaldinho colocou aproximadamente 30 sambas na passarela, sobretudo por sua escola de coração, a Vai-Vai.

Osvaldinho foi também tema de uma biografia, Osvaldinho da Cuíca: samba, Sampa, sambista, e dois documentários cinematográficos: Osvaldinho da Cuíca – Cidadão Samba, co-dirigido por Toni Nogueira, Simone Soul e o próprio Osvaldinho, e A Revolução da Cuíca, rodado por Luís Augusto Zakaib em Cuba.