A LITERATURA E A MODA: A ESTRANHA RELAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS E AS ROUPAS

“O que a literatura e a moda possuem em comum no processo de criação e na investigação do pensamento?”.

Escritor e pesquisador em filosofia Brunno Almeida Maia - UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) - ministra, na Biblioteca Pública Pedro da Silva Nava, palestra gratuita sobre a relação entre literatura e a moda.

Inscrições: Através do telefone (11) 2973-7293 até dia 10 de Agosto. Horário de atendimento : 09h00 ás 17h45.

Classificação Etária: 16 anos

Site: https://www.facebook.com/bmpedronava

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Biblioteca Pública Municipal Pedro Nava

Dia 11 de agosto de 2015 às 10:00

Preço: Gratuito

Endereço: Rua Helena do Sacramento, 1.000

“O que a literatura e a moda possuem em comum no processo
de criação e na investigação do pensamento?”. A partir desta
inquietação, o escritor e pesquisador em Filosofia Brunno Almeida Maia - UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) -, ministra no próximo dia 11 de agosto (terça-feira), das 10h às 12h, a palestra gratuita “A literatura e a moda: a estranha relação
entre as palavras e as roupas”, na Biblioteca Pública Pedro da Silva Nava.

Destinada a todos que desejam pensar e estudar a moda, para além das fronteiras disciplinares, o encontro pertence à programação do segundo semestre de 2015 da Biblioteca Pedro da Silva Nava, administrada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.

Resultado das pesquisas de Brunno Almeida Maia sobre a história da moda, a partir do ponto de vista da literatura e da questão de gênero no ocidente, o evento discorre sobre possibilidades da diversidade de narrativas e literalidades nos campos da moda, da filosofia, da sociologia e da literatura.

Com linguagem híbrida e uso de plataformas visuais, imagéticas e sonoras, traça uma possível relação entre o ato de tecer, bordar e costurar com o ato de narrar e contar histórias no ocidente.

Para resgatar a tradição entre o pontilhado da agulha no tecido e da tinta de caneta no papel, o palestrante passará por um “guarda roupas” de escritores, filósofos e pensadores, que se debruçaram sobre a questão, como Virginia Woolf, Honoré de Balzac, Gustave Flaubert, Walter Benjamin, Marcel Proust, Oscar Wilde, Marina Colasanti, Platão, Ovídio, Clarice Lispector, Roland Barthes, Charles Perrault, Charles Dickens, Peter Stallybrass, Homero, entre outros.

Destaque especial para a análise, na literatura brasileira, do romance Lucíola de José de Alencar.

SMB - Sistema Municipal de Bibliotecas

O Sistema Municipal de Bibliotecas é composto por 52 bibliotecas públicas, 14 Pontos de Leitura, 13 Bosques da Leitura e 72 Roteiros de Ônibus-Biblioteca. As bibliotecas oferecem obras de referência, livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia e outros. Além dos serviços de consulta e empréstimo, pesquisa e leitura, promove atividades culturais, cursos e oficinas.