Dança Negra Contemporânea

Aulas de dança gratuitas no Grajaú e Rio Pequeno oferece o diálogo entre Dança dos Orixás, Capoeira e Frevo

Introdução aos vocabulários da Dança dos Orixás, Capoeira e Frevo, através de um trabalho de conscientização do movimento, fortalecimento e condicionamento físico.

Inscrições: As inscrições serão feitas pessoalmente, nos dias e horários das aulas.

Classificação Etária: 16 anos

Site: https://www.facebook.com/events/1626153510929548/

CEU Vila Rubi

CEU Vila Rubi - Toda terça e sexta, das 20h às 22h / Afrobase - Segunda, das 15h30 às 18h30, Quarta, das 16h às 18h30

Preço: 0,00

Endereço: Rua Domingos Tarroso, 101

A Dança dos Orixás, Capoeira e Frevo são alguns dos estilos utilizados para pensar o curso gratuito de DANÇA NEGRA CONTEMPORÂNEA, ministrada por Andrus Santana, da Linha Cruzada Cia de dança.

As aulas estão centradas no pensamento de Dança Contemporânea e buscam recriar a metodologia tradicional usada nas aulas de Dança Negra, apresentando novas estratégias de exercícios, visando o fortalecimento muscular e o condicionamento físico através da conscientização do movimento e a abordagem de princípios dos vocabulários da Dança dos Orixás, Capoeira e Frevo.

As aulas são de nível Iniciante, com duração de um semestre, destinado às pessoas que tenham ou não conhecimento em dança, possibilitando o primeiro contato com a linguagem e apresentando os recursos técnicos para o aprendizado do vocabulário trabalhado. Este nível vem sendo nomeado pelo professor como a fase de “enraizamento”, no qual busca-se conscientizar o aluno das estruturar musculares, articulares e ósseas dos pés e pernas, bem como trabalhar com a flexão dos pés, joelhos e quadril. Para tanto, o foco está voltado para a proximidade do centro de gravidade do corpo (quadril) com o chão, a exploração do nível baixo e médio-baixo e o caráter de estabilização da musculatura interna do quadril.

Assim como qualquer dança de cunho periférico e negro, esta dança possui um aspecto político acentuado, que se apresenta desde a sua concepção de treinamento até a própria organização dos movimentos e passos. Político porque se faz necessária frente à luta pelo reconhecimento da diversidade de corpos e das poéticas negras e periféricas que vem sendo deslegitimadas pelos poderes estatais há anos. Política porque parte de uma temática e matriz que diz respeito à resistência e ao embate contra o racismo e a violência institucional. Política porque busca revisitar a história institucionalizada e readequá-la para além das geografias centralizadas, para além dos padrões culturais legitimados, para além da folclorização e exotização do popular e do afro.

CEU VILA RUBI
R. Domingos Tarroso, 101 – Grajaú
Terça e Sexta, das 19h às 22h

PONTO DE CULTURA AFROBASE
Av. José Joaquim Seabra, 856 – Rio Pequeno
Segunda-feira, das 15h30 às 18h30
Quarta-feira, das 16h às 18h30

Para maiores informações:
.
ANDRUS SANTANA
Cel.: (11) 98276-8544 TIM
E-mail: linhacruzadacia@hotmail.com
bandieri@hotmail.com
.

Andrus Santana

Graduando em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP (2011-2015) nas linhas de formação em Dança e Performance. Diretor Geral e Coreógrafo da Linha Cruzada Cia de dança (2014). Atual bailarino da Cia Treme Terra (2014). Bailarino e pesquisador de Manifestações Populares Brasileiras, Dança Negra e Dança Contemporânea. Busca problematizar questões sobre Gênero, Brasilidade e Negritude.