Roda de Leitura

Coordenação Jamile Salibe Ribeiro de Faria

A atividade tem como objetivo a criação de comunidades de leitores. Os participantes selecionam um livro que deverá existir no acervo das bibliotecas públicas. Após o prazo de 30 dias eles retornam e debatem entre si suas impressões sobre a leitura.

Inscrições: Abertas

Classificação Etária: 16 anos

Biblioteca Pública Municipal Álvaro Guerra

Dia 9 de março de 2015 às 14:00. Gratuito; Dia 30 de março de 2015 às 14:30. Gratuito; Dia 13 de abril de 2015 às 14:00. Gratuito; Dia 27 de abril de 2015 às 14:30. Gratuito; Dia 11 de maio de 2015 às 14:00. Gratuito; Dia 25 de maio de 2015 às 14:30. Gratuito; Dia 8 de junho de 2015 às 14:30. ; Dia 29 de junho de 2015 às 14:30.

Endereço: Pedroso de Moraes, 1919

Março - Livro do mês: Equador, de Miguel Sousa Tavares.

Abril - Livro do mês: Amar, verbo intrasitivo, de Mário de Andrade.

Morte de Mário de Andrade completa 70 anos
Chamado por muitos de "papa do modernismo brasileiro", Mário de Andrade foi o principal nome do movimento de vanguarda em São Paulo. Em 1922, teve papel central na histórica Semana de Arte Moderna, que reuniu artistas e intelectuais brasileiros em busca de uma identidade própria nacional, baseada na ruptura com os valores de perfeição estética.
O espírito de rompimento radical aparece em Pauliceia Desvairada, obra de poemas e contos publicada pelo escritor no mesmo ano. Seu "prefácio interessantíssimo" é considerado uma das bases do modernismo no Brasil e defende que "o passado é lição para se meditar, não para se reproduzir". Mário de Andrade escreveu, em 1928, aquela que se tornaria sua obra mais conhecida e estudada: Macunaíma, romance que tem como figura central um anti-herói que, na visão do escritor, sintetiza o multiculturalismo brasileiro.
O autor também se dedicou à música e a pesquisas sobre o folclore brasileiro. Morreu aos 51 anos em 25 de fevereiro de 1945, perto do fim do Estado Novo, de Getúlio Vargas - regime do qual divergia.
Mário de Andrade será o homenageado deste ano da Festa Literária de Paraty (Flip), que será realizada entre 1º e 5 de julho, e sua obra se tornará de domínio público em 2016.
Fonte: revistalingua.uol.com.br