Dança Contemporânea e Preparação Corporal

Aula de dança contemporânea a preços populares para bailarinos Iniciantes e Intermediários no Itaim Paulista

Aula de Dança Contemporânea, ministrada por Rodrigo Alcântara, bailarino formado no Núcleo Luz e intérprete na Crislin Company Academia. Suas aulas são oferecidas regularmente desde 2012, no Stúdio Arte, Itaim Paulista. São aulas a preços populares separadas em dois níveis: turma de Iniciante, às segundas-feiras, das 21h às 22h, e turma de Intermediário, aos sábados, das 10:30h às 11h30.

Inscrições: A inscrição pode ser feita pessoalmente no Studio Artes, Rua Carlos Coco, Nº 528, ou pelo celular (11) 97024-0057 TIM.

Classificação Etária: 14 anos

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Studio Artes

Todas Seg e sáb de 14 de fevereiro a 19 de dezembro de 2016 às 10:30

Preço: a combinar

Endereço: Rua Carlos Coco, Nº 528, Jardim Silva Teles. Itaim Paulista, São Paulo-SP

Aula de Dança Contemporânea, ministrada por Rodrigo Alcântara, bailarino formado profissionalmente pelo Programa Fábrica de Cultura Núcleo Luz. Suas aulas são oferecidas regularmente desde 2012, no Stúdio Arte, que está sob a coordenação de Josiane Azevedo, localizada no bairro Silva Teles, distrito do Itaim Paulista, zona leste do município de São Paulo. São aulas a preços populares separadas em dois níveis: turma de Iniciante, às segundas-feiras, das 21h às 22h, e turma de Intermediário, aos sábados, das 10h às 11h30.

A inscrição pode ser feita pessoalmente no Studio Artes, Rua Carlos Coco, Nº 528, ou pelo celular. As aulas são indicadas para bailarinos/interessados acima dos 14 anos.

As aulas de nível Iniciante são destinadas às pessoas que tenham ou não conhecimento na dança, possibilitando o primeiro contato com esta linguagem, apresentando os recursos técnicos para o contato com o vocabulário trabalhado.

As aulas de nível Intermediário são destinadas aos bailarinos que já tem conhecimento na dança e buscam aperfeiçoar o seu desempenho para o treinamento em dança, além de ampliar e reconhecer o seu vocabulário de movimentos.

O plano de aula é trimestral, utilizado como estratégia para o aprofundamento do vocabulário trabalhado. Ao final de cada trimestre, é realizada uma avaliação embasada nos exercícios dados em aula. O curso pretende elaborar uma série de coreografias a fim de serem incluídas ao repertório do espetáculo que será apresentado no termino de cada ano. A temática do espetáculo é escolhida a critério dos membros da direção do Estúdio, caberá aos professores de cada turma dialogar com esta temática através da especificidade da dança trabalhada em aula.

As aulas são organizadas sob três momentos. Inicia-se com o “Aquecimento”, onde é trabalhado a mobilização e reconhecimento das articulações, passando para o fortalecimento muscular. Nas aulas de nível iniciante, inclui-se também dinâmicas teatrais de percepção corporal, auxiliando na perda de timidez e contato com corpo do outro. O segundo momento é trabalhado exercícios de “Sequência Coreográfica”, onde é apresentado o vocabulário de movimentos, organizados em forma de sequência coreográfica, buscando exercitar a memorização, o ritmo, o estilo, a qualidade de movimento, e a personalidade de cada bailarino.

Na ultima parte, a aula se desenvolve sob uma série de exercícios de “Improvisação” orientados pelo professor, buscando dialogar com a temática do espetáculo que será trabalhada pelo Estúdio. Os vocabulários de movimento da improvisação são trazidos pelos próprios alunos, moldados segundo o estilo da aula. Cada improvisação é guiada sob algumas instruções, como a definição de níveis e apoios do corpo (áreas de atenção do corpo). Cada exercício será filmado e utilizado para o levantamento de material e posteriormente reordenados em sequências coreográficas. O objetivo da improvisação é fazer com que a sequência coreográfica desenvolvida posteriormente possa dialogar com os vocabulários individuais e a personalidade de cada bailarino.

Para maiores informações:
Rodrigo Alcântara
Cel.: (11) 97024-0057 TIM
E-mail: alcantara18design@gmail.com

Rodrigo Alcântara

Bailarino de Balé Clássico, Dança Contemporânea e Jazz. Bacharel em Design de Interiores pela Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2011-2014). Formado pelo Programa Fábricas de Cultura Projeto Núcleo Luz Ciclo II – Formação (2014-2016). Professor de “Dança Contemporânea”, no Estúdio Artes (2012-2019), e Artista Orientador no curso de extensão "Dança em Cena",em parceria com SP Escola de Teatro.