Ériko Carvalho

Ator, produtor, sambista e agitador cultural. Artista do Performatron.

Site: https://www.performatron.org/

E-mail: erikocarvalho@gmail.com

Telefone Público: (11) 980724335

Descrição

Ator, iluminador e produtor teatral; está envolvido com os palcos desde 2002. É um dos criadores do grupo Performatron, coletivo teatral paulista onde atua. Iluminador e criador do espetáculo "São Paulo Refúgio", contemplado com o programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura, e premiado com o patrocínio da Caixa Cultural em 2018, estreou em novembro de 2015 no Teatro Leopoldo Fróes e realizou temporadas no Museu da Imigração (nov e dez de 2015), Casa das Rosas (jan e fev de 2016), Sesc Belenzinho (abril de 2016) e Sesc Copacabana (julho de 2016). O segundo trabalho do grupo, o espetáculo "Diálogos Sobre a Loucura" foi premiado com o Proac Primeiras obras e cumpriu temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade em julho e agosto de 2018.

É cantor, produtor e membro fundador do coletivo cultural Samba do Balaio do Canjico. Projeto que, desde 2013, desenvolve diversas ações sociais em toda a cidade, além de desfiles de Carnaval de Rua e rodas de Samba gratuitas na região da Freguesia do Ó e Vila Brasilândia.

Também atua na Cia de Teatro Compacto, onde em 2018 criou a iluminação do espetáculo “Trabalhos em Execução”, com direção de Miguel Langone Jr. Atualmente trabalha como ator e produtor executivo do grupo no espetáculo Ifigênia à Brasileira em fase de produção.

Em 2019 e 2020 realizou trabalhos como dublador na Dubrasil Central de Dublagem; esteve na cia de teatro Cambaio onde atuou como ator e operador de som e luz em diversos espetáculos; na Cia VerdeImproviso nos espetáculos “Fátima Fiandeira” e “João e os sete Gigantes”, como iluminador e operador de som e luz. Também nestes anos esteve na Animarte Produções, onde atuou como ator e líder do elenco no projeto “Triangulo SP – Nossa cidade é um tesouro”;

No cinema independente, participou da criação e atuou no curta-metragem “Dissonâncias” (2018) e “Destinatário Anônimo” (2015), ambos com direção e autoria de Marco Faustino e realização da Intra7 Filmes. Desde 2017, participa de campanhas publicitárias em produções da Trator Filmes, Polvo Content Filmes, Saingon Filmes, entre outras produtoras.

Na Cia Realce e no Grupo Trapiche, onde de 2008 a 2014 integrou o elenco de 9 espetáculos, entre eles, além de atuar, também desenvolveu a iluminação dos espetáculos musicais: "Os Saltimbancos" (2009-2014) de Chico Buarque, com direção de Maximiliana Reis; "A Lenda da Festa no Céu" (2013-2014) de autoria e direção de Ronaldo Liano, o qual teve temporada em Juazeiro do Norte, Iguatu e Crato no Ceará e Souza na Paraíba. Nas mesmas cias teve ainda direções de Gilda Vandembrand, Maithê Alves e Rick Von Dentz.

Membro fundador da Cia Trocadilho de Teatro, criada em 2009, sob orientação e coordenação de Geraldine Quáglia. Neste grupo, além de atuar também foi assistente de iluminação de Fran Barros no espetáculo "Um tapa, um teco e coisa e tal", de Giovanna Quáglia, tendo temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade (ago e set de 2011) e diversas apresentações nos Céus em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Atualmente, após um reencontro da Cia, integra o elenco espetáculo “O Gigante”, de Walter Quáglia, com direção de Geraldine Quáglia, em fase de pré-produção.

Em 2014 atuou no espetáculo performativo "A Dama da noite", de Caio Fernando Abreu, com direção de Douglas Lima. Participou do Telefilme “Carro de Paulista” (2011), direção de Ricardo Pinto e Silva, na TV Cultura.

Cursos Complementares / Especializações
Em 2019 esteve na SP Escola de Teatro no curso “O cinema do Ator”, com Joel Pizzini. Também neste ano conquistou a especialização em dublagem na Dubrasil Central de Dublagem.
Em imersão na Escola Livre de Teatro (2012 - 2014), teve como mestres Antônio Rogério Toscano, Lucia Gayoto e Pedro Mantovani. Participante de diversos cursos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre eles: “Poéticas da Voz”, com Marlene Fortuna e “Dramaturgia Coletiva”, com Walter Quáglia e Comédia dell’arte, com Luiza Albuquerques.
Em outras instituições: Workshop de Manipulação de Bonecos, com Miguel Vellinho (Cia Pequod) e Workshop de Manipulação Direta com Paul Zanon. Além da formação de base: Na Escola de Atores Wolf Maya (2008-2009): “Interpretação Teatral” com Jair Assumpção, “Improvisação Teatral” com André Garolli, “Interpretação para TV e Cinema” com Luis D’Mohr e “Voz” com Alessandra Krauss Zalaf. Canto Belting, com Willian Sancar (2009-2015). Em 2011 e 2012 integrou o Núcleo de Pesquisa para Comédia Clássica, com Jair Assumpção.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha