O Centro Comunitário Criança Feliz é uma Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1997. E tem como missão “criar e consolidar canais de participação comunitária que promovam a consciência crítica e a capacidade de intervenção social, por meio da educação, comunicação e arte. Atua com atividades nas intermediações do Lajeado, com foco no Jardim Bandeirantes e Jardim Fanganiello.
E-mail: cccfeliz@hotmail.com
Endereço: Rua João Portes Del Rei, 94 Bairro: Lajeado Cidade: São Paulo Estado: SP CEP: 08450-520
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Município:
Estado:
Descrição
O Centro Comunitário Criança Feliz é uma Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1997. Desde a sua fundação, o Centro Comunitário Criança Feliz promove ações culturais e esportivas em atenção a crianças, adolescentes e jovens, atua principalmente nas intermediações do Lajeado, com foco principal no Jardim Bandeirantes e Jardim Fanganiello. Ao qual prioriza a promoção, assistência, integração social, cultural e educacional as crianças, adolescentes e jovens da região. Com atividades desde: acompanhamento escolar, recreação, artesanato, roda de conversa, atividades culturais diversas e alimentação, executadas através de planos de ação, projetos, programas, eventos e parcerias com órgãos do setor público que atuem em áreas afins, bem como instituições privadas do Brasil e do exterior.Fruto da discussão e articulação de um grupo de voluntários, O Centro Comunitário Criança Feliz, é uma iniciativa que se inicia em meados de 1995, que tendo em vista a exiguidade de equipamentos sociais nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer. Consolida-se politica e juridicamente em 12 de fevereiro de 1997 como instrumento de transformação social destinados a crianças, adolescentes e jovens.
A entidade buscou conhecer as demandas na região, para que pautado numa realidade concreta pudesse intervir. Mesmo com poucas condições de atender a demanda, iniciou as atividades com apoio da igreja local que cedeu o espaço para realização das atividades propostas. A comunidade apoiou cedendo os móveis.
Com apoio total da população local, inicialmente foram atendidas 45 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, no período em que não estavam na escola, oferecendo atividades de complementação e reforço escolar e artes. Os recursos para o atendimento destas crianças e adolescentes vinham da própria paróquia e de promoções feitas pela comunidade (bingos, festas, etc.). Em 1996 conseguiu-se um financiamento da Fundação Samuel, que possibilitou a manutenção do atendimento de 1996 a 1997.
Em 1998, com a ajuda dos padres da paróquia, o Centro Comunitário, passou a receber uma doação da Associação Casa Aperta da cidade de Moderna. Com esta ajuda foi possível manter o trabalho e ampliar em mais 15 crianças e adolescentes o atendimento.
Em 2000, a Entidade se integrou à Rede Corrente Viva, esta facilitando os processos de formação e desenvolvimento pessoal de lideranças e, possibilitando várias outras parcerias e intercambio de informações entre as entidades membro, além de possibilitar parcerias entre estas e financiadores diversos.
Em 2001 iniciou-se parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), MOVA - Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos: no qual promove ações educativas para contribuir com o processo de diminuição do analfabetismo, proporcionando instrumentos para o pleno desenvolvimento humano através da Alfabetização de Jovens e Adultos de acordo com o método Paulo Freire. Esse trabalho é realizado desde os anos 90 com voluntários do bairro e adjacentes.
Em 2003, o Centro Comunitário Criança Feliz no processo de afirmação de suas autonomias, deixou os espaços da Comunidade, onde haviam iniciados os trabalhos e o trabalho passou a ser desenvolvidos noutros espaços, com apoios entre outros parceiros, da Associacione Amicci Del Brazille, Itália.
Desenvolve o Programa de apadrinhamento e atividades culturais e educacionais para crianças da região, em parceria com a ONG Associazione Amici Del Brasil – Itália.
Em 2010, após muita luta, com a promoção de vários eventos, como o apoio das entidades, coletivos culturais da região, veio a conquista da sede própria no Jardim Bandeirantes
Em 2011, o Centro Comunitário ampliou o seu leque de atendimento, estabelecendo uma parceria com o CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Desenvolveu o Programa Jovens Urbanos, (PJU) atendendo 60 jovens de 16 a 20 anos com o objetivo de ampliar o repertório sócio cultural através de explorações e produções na cidade.
Em 2014, o Centro Comunitário se torna Ponto de Cultura com o projeto CPDOC "Nas Trilhas dos Guaianás" que tem como objetivo ser uma referência da memória social e de valorização à pesquisa, preservação, conservação dos bens culturais (material ou imaterial) como histórias, casos e imagens sobre o bairro de Guaianases, Lajeado e Cidade Tiradentes, especialmente sobre sua ocupação urbana e das manifestações culturais. De tal maneira se pretende fomentar a apropriação da história do bairro e das manifestações culturais como fonte de transformação e construção de identidades.