Ritmos do Coração é um Ponto de Cultura que trabalha com as artes para a inclusão e cidadania. Nossos projetos buscam integrar pessoas ampliando e qualificando o acesso as artes, cultura e lazer para todos. O projeto Cultura Acessível Itinerante atua na formação de público e ocupação dos espaços culturais e de lazer da cidade estimulando a participação das pessoas com deficiência.
Site: https://www.facebook.com/ritmosdocoracao/?fref=ts
E-mail: ritmosdocoracao@gmail.com
Telefone Público: (11) 5531-2736
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 221 - 5 andar
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Município:
Estado:
Descrição
A ONG Ritmos do Coração, organização sem fins lucrativos, CNPJ 11.433.432/0001-02, reconhecida como entidade cultural e de defesa dos direitos humanos, número do CRCE-Certificado de Regularidade Cadastral de Entidade: 0026/2014, atua na promoção de inclusão, qualidade de vida, bem estar e cidadania das pessoas com deficiência, por meio das artes e da cultura, desde 2009.Nossos projetos estão focados em três principais áreas: Inclusão, Acesso e Formação e, em nossa metodologia de atuação, utilizamos estratégias que favoreçam a construção de um sistema articulado entre artes, cultura, educação e saúde.
A iniciativa se originou a partir da constatação de que apesar dos Tratados Internacionais como a Declaração Universal do Direitos Humanos (1948) e a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2006, ratificada pelo Brasil em 2008), estarem em vigor há anos, as leis não vinham sendo cumpridas e os princípios orientadores de uma sociedade verdadeiramente inclusiva estavam longe de serem praticados, ao contrário, a exclusão e o preconceito estavam presentes em vários âmbitos da sociedade, impedindo a participação plena e atrasando o desenvolvimento das pessoas com deficiência, que assim como qualquer outro cidadão, nasceram livres e iguais em dignidade e direitos. De uma forma geral, a postura assistencialista e a crença de que as deficiências eram sinônimo de incapacidade dominavam o cenário social.
Atuando dentro desta realidade, sempre procuramos desenvolver um trabalho diferenciado e cuidadoso, focado na pessoa e não na deficiência, utilizando os recursos de arte e da cultura como ferramentas para promover vivências que garantissem o exercício dos direitos sociais e culturais, assim como uma formação com vínculos e valores.
Nossa metodologia de atuação busca favorecer o pensar ativo, propondo um aprendizado vivenciado, apoiado pela mediação inclusiva, comprometido com a educação pela arte, voltada para uma formação holística que perceba o indivíduo como um ser de totalidade, de relação, de afetividade.
A equipe é formada por profissionais de diferentes áreas compartilhando experiências e construindo saberes de forma global, buscando ampliar a qualidade e o cuidado no planejamento e execução das ações.
A iniciativa tem por finalidade promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, de forma a corrigir as desvantagens que se alastraram e se perpetuaram durante anos impedindo essa parcela da população de participar de todas as atividades criativas, sociais e recreativas.
As ações do projeto estimulam a adoção de princípios para uma nova convivência urbana, reconhecendo a cidade como um espaço voltado para o benefício coletivo e, o direito de bem viver, com livre acesso ao patrimônio que nos é comum.