Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil

Espaço de exibição, ação, reflexão, encontro e pesquisa, o Galpão VB foi desenhado para ativar uma coleção construída em três décadas de atividade da Associação Cultural Videobrasil, com foco na produção do Sul global.

Site: http://site.videobrasil.org.br/

E-mail: agendamento@videobrasil.org.br

Telefone Público: (11) 3645-0516

Endereço: Avenida Imperatriz Leopoldina, 1150

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

Espaço de exibição, ação, reflexão, encontro e pesquisa, o Galpão VB foi desenhado para ativar a coleção de vídeo construída em três décadas de atividade da Associação Cultural Videobrasil. Com foco na produção do Sul global, o Acervo Videobrasil abrange obras que participaram do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, trabalhos doados por artistas, obras-chave da videoarte internacional, registros de performances, testemunhos, documentários, publicações e documentos, num total de quase 10 mil itens – 4.500 deles já estão catalogados e disponíveis para consulta pública.

No Galpão VB, a coleção alimenta uma programação permanente de mostras de vídeo, exposições, ações e programas públicos. O espaço de 800m2 abriga galeria, sala de vídeo, sala de leitura e jardim com arena aberta. Na Sala de Leitura, os visitantes têm acesso à Videoteca, com mais de 1.300 obras, registros de performances e documentários; uma biblioteca de artes visuais com mais de 3.000 títulos; e à PLATAFORMA:VB, ferramenta on-line de pesquisa e curadoria.

O Galpão VB é o primeiro equipamento com programação de artes visuais da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, aberto ao público em outubro de 2015. Sua loja institucional disponibiliza a coleção completa de livros, revistas e documentários produzidos pela parceria entre o Videobrasil e as Edições Sesc São Paulo. Publicações de qualidade editorial inovadora e livros de artistas presentes no Acervo Videobrasil e no histórico de atividades da Associação fazem parte da curadoria da livraria. O espaço conta ainda com café e restaurante geridos pelo Comedoro.

Sobre a Associação Cultural Videobrasil:

Fundada por Solange Farkas em 1991, a Associação Cultural Videobrasil é fruto do desejo de acolher institucionalmente um acervo crescente de obras e publicações, que vem sendo reunido desde a primeira edição do Festival Videobrasil, em 1983. Desde então, a Associação trabalha sistematicamente no sentido de ativar essa coleção, que reúne obras do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio –, clássicos da videoarte, produções próprias e uma vasta coleção de publicações sobre arte.

Além do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que ocorre a cada dois anos, a Associação também realiza uma série de ações de pesquisa, difusão e mapeamento de sua coleção: exposições internacionais; mostras itinerantes; publicações sobre arte e cultura contemporânea; programas de TV e os documentários da Videobrasil Coleção de Autores; seminários, oficinas e encontros com artistas e pesquisadores, em diálogo constante com diversas áreas do conhecimento; e programas de residência artística, em conexão com uma ampla rede de colaboração internacional.

Em 2015, o Videobrasil abre sua nova sede em São Paulo: o Galpão VB, voltado à ativação permanente das obras do acervo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha