BRUNA LESSA

Produtora cultural de Teatro, cinema e Fotografia.

E-mail: brunamlessa@gmail.com

Telefone Público: (11) 98548-6463

Descrição

Bruna Lessa, 1985.  Vive e trabalha em São Paulo.
Graduada em cinema e com pós graduação em roteiro cinematográfico pelo SENAC São Paulo, sua pesquisa intercala direção de cinema documental e de ficção, escrita de roteiro,  criação de vídeo mapping e vídeo instalação.
Trabalha desde 2010 como produtora teatral, diretora, roteirista, montadora de audiovisual para cinema, web e publicidade.  
Fundou em 2012 em parceria com a fotógrafa Cacá Bernardes a BRUTA FLOR FILMES, produtora independente que trabalha na produção de filmes e atua na cena cultural de São Paulo com grupos de teatro, música e artistas visuais.
Seus principais projetos no cinema são a direção e roteiro do curta-metragem LEMBRANÇAS DE MAURA (2012), premiado em 20 festivais de cinema nacional e internacional e exibido nos canais: ARTE 1, Prime e MUVIZZ STREAMING da Índia. Foi idealizadora e coordenadora do projeto KOMBI DA MEMÓRIA e MEMÓRIAS DE HELIOPÓLIS, (2012-2014) projeto de imersão documental nesse território, onde se buscava discutir as noções de cidade território, e a memória de quem ali habita e transforma esse espaço. Esses projetos, financiados pela Secretária da Educação de São Paulo, resultaram em uma web série com 60 episódios de 3 minutos cada e um livro pela editora Kazuá.  Em 2018 foi produtora do curta-metragem PRECISO DIZER QUE TE AMO, documentário sobre o suicídio entre as pessoas transexuais e com direção do homem trans Ariel Nobre contemplado pelo SPCine 2017 de curta metragem. O filme foi selecionado para os principais festivais de cinema do Brasil, entre eles o festival Kinoforum de São Paulo, festival de cinema do Rio, festival de cinema de Brasília, Mix Brasil São Paulo, festival de cinema de Tiradentes e outros. Foi assistente de direção do longa metragem PIÊN, gravado no interior do Paraná nos mês de março de 2019, direção de Eloi Pires Ferreira e roteiro de Giovana Soar, projeto em fase de finalização.
Desde 2012 pesquisa a linguagem do pré-cinema e seus desdobramentos nas novas mídias, pesquisa onde desenvolvendo aparatos técnicos e conteúdos audiovisuais para cena e galerias. Seus trabalhos mais recentes no teatro são: PRETO da cia brasileira de teatro direção de Márcio Abreu, indicado ao prêmio Shell SP e APCA SP 2017 na categoria autor e indicada entre as melhores peças de 2017 pela Veja e Estadão; Enquanto Ela Dormia do teatro da Vertigem dirigido por Eliana Monteiro, com dramaturgia nascida no Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council e indicado ao Prêmio Shell de cenografia 2017; Ball Material da cia Les Comedians Tropicales; De Volta a Reims dirigido por Cácia Goulart, onde além dos vídeos assina também a luz, o espetáculo está indicado ao APCA SP 2019 na categoria de melhor ator. Em videoarte, foi criadora da série de vídeos Protetor de proximidades humanas em parceria com o artista Renan Marcondes - Temporada 2018 de projetos do Paço das Artes, Museu da Imagem e do Som;  da vídeo instalação DESLOCAMENTOS em parceria com o Coletivo Dodecafônico, que foi exibido  nos meses de março e abril de 2017 no antigo galpão do grupo Mungunzá, na Armênia; Fracasso das Formas em parceria com o Coletivo Cartográfico Temporada 2019 de projetos do Paço das Artes, Museu da Imagem e do Som. 
 Formação:
2016 - 2017 Pós Graduação em Roteiro pelo SENAC
2015 - Especialização em Roteiro de Ficção para Longa Metragem na ECAM - Escola de Cinema de Madri2008 - 2012 Graduação em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi 
Prêmios e bolsas: 2018 - Prêmio Desenvolvimento de Documentário Praia do Não Retorno pelo Ministério da Cultura. - 2015 - Bolsa de Intercâmbio cultural do Ministério da Cultura para estudar roteiro na escola de cinema de Madrid; 2013 - Melhor filme de ficção no XXVII Congresso Intercom Sudeste; 2013 -  Melhor filme pelo júri 3 Festival Sercine | Aracaju ;  2013 - Melhor filme de ficção Nacional no XXXVI Congresso Brasileiro de Comunicação Intercom|Manaus; 2013 -  Prêmio  Melhor Montagem no  11˚ FESTCINEAMAZÔNIA – Rondônia;   2013 - Premio Júri Competição Internacional no festival de Curta Metragens de Talca|Chile;   2013 - Melhor Filme do 3 Festival Catarinense do Audiovisual – Florianópolis; 2013 - Menção Honrosa Júri Festival Primeiro Plano- Juiz de Fora; 2013 - Menção Especial festival MUBE ““pela corajosa abordagem da velhice através de construção poéticas das imagens; 2013 - Melhor Filme, Direção no Festival Internacional de Cinema da Fronteira  Porto Alegre ; -2010 Bolsa Iniciação Científica CAPES.
evento entre e Baixar Planilha