Associação Cultural Artistica Cine Favela

O CINE FAVELA é uma associação cultural sem fins lucrativos, que, desde 2003, usa o cinema e o esporte como ferramentas de inclusão sociocultural para moradores da Comunidade de Heliópolis/SP e região. Em sua sede, localizada na Rua do Pacificador, 288, mais de 200 jovens são beneficiados anualmente com atividades esportivas e culturais, como oficinas de capacitação cinematográfica e teatral.

E-mail: cinefavela@gmail.com

Telefone Público: (11) 2914-2275

Endereço: Rua do Pacificador, 288 , Cidade Nova Heliópolis, 04235-025, São Paulo, SP

CEP: 04235-025

Logradouro: Rua do Pacificador

Número: 288

Complemento:

Bairro: Cidade Nova Heliópolis

Município: São Paulo

Estado: SP

Descrição

HISTÓRICO DA ENTIDADE

Numa região com mais de 190 mil habitantes, em sua maioria composta por jovens, Heliópolis é uma das maiores Comunidades do mundo e situa-se na zona sul da capital paulista.
As Associações e ONGs nacionais e internacionais, junto com a iniciativa pública e privada, vêm realizando, ao longo de anos, parcerias bem sucedidas em projetos ligados à inclusão social.
É este também o intuito da Associação Cultural Artística Cine Favela (mais conhecida como Cine Favela), projeto que, desde 2004, insere o jovem tanto social quanto culturalmente, por meio do curta-metragem; formato escolhido por ser de “fácil” produção e “baixo” orçamento. Tal iniciativa não tem precedente e o sucesso com que vem sendo desenvolvida, uma vez que esta edição deste Festival, demonstra que a Comunidade de Heliópolis é um terreno muito fértil, com um enorme potencial de expansão destas atividades.

A perspectiva do FESTIVAL INTERNACIONAL “CINE FAVELA” DE CINEMA, ainda que reconhecido seu alcance limitado dentro de uma metrópole de cerca de treze milhões de habitantes, é estimular a inclusão e o acesso aos bens culturais de qualidade a pessoas das classes B, C, D e E, com idade a partir dos 07 anos, apresentando o cinema como um instrumento de integração cultural e social, promovendo o intercâmbio entre comunidades localizadas no Brasil e demais países, tendo como ponto de referência e difusão o Projeto CINE FAVELA, criado há mais de 10 (dez) anos, em Heliópolis.
Todas as ações do projeto estão voltadas para difusão cultural e cinematográfica de boa qualidade e a formação de público, tendo um público estimado em um número superior a 5.000 pessoas, a partir da comunidade de Heliópolis, se estendendo a moradores de outras comunidades como a da Cidade Tiradentes e demais localidades a serem definidas. A gratuidade de todas as atividades, o fornecimento de transporte e as mediações culturais, garantem o acesso físico e a fruição, democratizando a participação do público de dentro e fora da comunidade de Heliópolis a uma das ações de produção cultural da cidade oferecida por este projeto.
As Oficinas têm por objetivo buscar a integração entre os participantes e educadores, promovendo a aproximação e o reconhecimento mútuos, que pode se tornar possível fora do universo regulamentado da sala de aula. Nessas Oficinas serão desenvolvidos conteúdos que venham ao encontro dos anseios e necessidades dos participantes, estimulando os seus desejos, vinculando-os aos saberes pré-existentes e potencializando as capacidades individuais.
A MOSTRA ITINERANTE, têm por objetivo estreitar a relação entre o cinema e os moradores da comunidade de Heliópolis, assim como da Comunidade da Cidade Tiradentes e demais localidades a serem definidas. E a Mostra CINE RECREIO levará uma programação infantil a escolas e creches da rede pública de ensino, situadas em Heliópolis, Cidade Tiradentes e demais localidades a serem definidas.
A instituição do voto popular na escolha dos premiados estimulará ainda mais as pessoas a participarem do evento e contribuirá para a formação de público.
Acreditamos que a inclusão cultural de crianças, jovens e adultos de comunidades pode ser feita por meio da arte, com o estímulo de novos talentos e a formação de agentes culturais multiplicadores; com a divulgação do Festival em regiões além de Heliópolis, pretendemos, a longo prazo, estimular o intercâmbio entre artistas e agentes culturais locais e os demais agentes culturais da metrópole, do Brasil e de outros países.






HISTÓRICO do CINE FAVELA

Em 2003, um grupo de moradores de Heliópolis reuniu-se para promover a inclusão cultural de jovens carentes da periferia de São Paulo por meio das artes cênicas e cinematográficas. No mesmo ano produziram o média-metragem GOTA DE SANGUE, de Vladimir de Souza, realizado pela Comunidade. O filme estreou no SESC IPIRANGA/SP.
Em 2004, o grupo funda a ACAHS (Associação Cultural Artística de Heliópolis e Sacomã), hoje denominada Associação Cultural Artística Cine Favela.
Desta forma, abre-se uma sede dentro da Comunidade, o CINE FAVELA, primeiro cine-teatro fundado dentro de uma Comunidade Popular no mundo, que, desde então, dá o nome ao Projeto Sociocultural.
Ainda em 2004 foram realizadas oficinas de interpretação, com duração de 07 meses, para o longa-metragem OS EXCLUÍDOS DA SOCIEDADE, de Vladimir de Souza. Mais de 700 pessoas se inscreveram nessas oficinas. O segundo filme do projeto foi o curta-metragem A VÍTIMA, de Jucélio Santos, rodado dentro de Heliópolis, com elenco formado pelos alunos das oficinas. Na sede do projeto também foram promovidas sessões mensais de filmes nacionais, peças de teatro e a pré-estreia da produção norte-americana STATE PROPERTY, de Abdul Malik Abbott, além de oficinas de interpretação, corpo e voz para teatro.
Em 2005, em parceria com o SESC e o CIRCUITO ALTERNATIVO DE CINEMA, as sessões mensais puderam ser mantidas. Foram realizadas as filmagens do longa-metragem OS EXCLUÍDOS, que contou com a participação especial da atriz espanhola Victoria Abril, e do curta A MINHA VIDA POR UM PIPA, de Rafael Aragão. Vinte jovens do projeto CINE FAVELA foram convidados a trabalhar na MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA como monitores.

Já em 2007, as sessões transformaram-se em quinzenais e com temática infanto/juvenil. Também nesse ano, o CINE FAVELA ganhou uma mostra de seus trabalhos no SESC ARARAQUARA/SP e SESC SANTO ANDRÉ/SP e ministrou uma palestra seguida de exibição de seus trabalhos na ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES - USP.
Também em parceria com a SECRETARIA DE CULTURA, as seguintes atividades foram desenvolvidas: Projeto Teatro Vocacional; Primeira Corrida do Cine Favela, com duzentos atletas inscritos, patrocinada pela Caixa Econômica Federal e realizada em Heliópolis; e Batizado de Capoeira de setenta alunos. Na área social, atendemos a mais de duzentas pessoas, com prestação de serviços jurídicos gratuitos.
Em 2008, também em parceria com a SECRETARIA DE CULTURA, foi possível realizar uma Oficina de Cinema, com direção de Jucélio Santos. Na oficina, foi criado o argumento do filme UM GRANDE VENCEDOR. Além disso, foi dada continuidade às atividades do TEATRO VOCACIONAL, formando os alunos e promovendo uma peça teatral nas ruas da Comunidade, com o espetáculo PROFETA GENTILEZA: GENTILEZA GERA GENTILEZA. Os filmes realizados pelo CINE FAVELA ganharam duas mostras, uma no projeto CURTA NA PRAÇA (Espaço dos Parlapatões Praça Roosevelt) e outra na TENDA CINEMIX (dentro do evento SATYRIANAS 2008).
Desde sua criação, promove em sua sede o FESTIVAL CINE FAVELA DE CINEMA, que, em 2013, completara sua oitava edição ininterrupta. O evento já reuniu mais de 23.000 pessoas de todo o Brasil, beneficiou diretamente 300 jovens com suas oficinas e exibiu cerca de duas centenas de filmes nacionais realizados por Associações Culturais, ONGs e Projetos Sociais.

Em 2010, o CINE FAVELA se transformou em um PONTO DE CULTURA DO ESTADO DE SP, com vigência até 2012, uma iniciativa do GOVERNO DE SÃO PAULO em parceria com o MINISTÉRIO DA CULTURA, o que permite que sejam desenvolvidas oficinas de cinema à Comunidade, entre outras atividades culturais. O Projeto foi também contemplado com o edital CINE + CULTURA, uma iniciativa do MINISTÉRIO DA CULTURA. Com isto, a pequena sala de cinema de Heliópolis foi equipada com o que há de melhor em tecnologia, possibilitando, assim, a exibição de centenas de obras cinematográficas, além de apresentações de peças teatrais.
Com o patrocínio da PETROBRAS, CAIXA e SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO e co-realização do SESC SP, a 5ª edição do Festival Cine Favela de Cinema exibiu, para um público de 4.799 pessoas, mais de 53 títulos de filmes realizados por ONGS, Associações, Coletivos e Periferias. Sessenta jovens tiveram acesso à oficina de cinema, 01 curta-metragem foi realizado, resultado da oficina, e 30 pessoas foram empregadas em trabalhos temporários.
Na 6ª edição, que aconteceu em novembro 2011, o SESC-SP mais uma vez foi parceiro do evento que teve o “PIXO” como tema. As sessões aconteceram nas Comunidades de Heliópolis, Paraisópolis e Cidade Tiradentes, em 05 unidades da rede SESC e em 03 estações do metrô. Foram exibidos mais de 60 títulos nacionais e internacionais em sessões apresentadas por Laís Bodanzky, Jeferson De, Luiz Villaça e Helena Ignesz. Em 15 dias de evento, mas de 8.000 pessoas compareceram às atividades promovidas.

A 7a edição aconteceu de 18/10 a 13/11 de 2012 e, mais uma vez, o SESC esteve presente como parceiro do evento, levando o cinema periférico para mais de 10 unidades, além de 5 Comunidades (Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes, Capão Redondo e Brasilândia). Duas oficinas foram oferecidas, uma de interpretação e uma de roteiro com o cineasta argentino Pablo José Meza. Um filme de curta duração foi rodado com os atores das Comunidade atendidas pelo projeto sob a direção da cineasta Laís Bodanzky. O encerramento do Festival aconteceu no dia 13/11 no SESC Ipiranga.
A 8ª edição aconteceu de 12 a 17 de novembro de 2013. As atividades aconteceram nas Comunidades Populares de HELIÓPOLIS, PARAISÓPOLIS, CIDADE TIRADENTES, CAPÃO REDONDO e BRASILÂNDIA e em unidades da rede SESC-SP.
Em 2013, a ASSOCIAÇÃO CINE FAVELA recebeu também o projeto VIRA-LATAS DE ALUGUEL, que tem como objetivo a capacitação de jovens por meio do teatro e que resultou em um espetáculo cuja estreia ocorreu no dia 25 outubro do ano de 2013 a 10 de fevereiro de 2014. O projeto é resultado de uma parceria com o INSTITUTO PEPSICO.
Ano de 2014
9º ( Nono) Festival Cine Favela de Cinema .
Este ano só recebemos 60 filmes por não ter nenhum aporte financeiro. Mesmo sem ajuda de qualquer tipo de incentivo realizamos o Festival de Cinema. Estávamos voltados para a peça de teatro Vira Latas de Aluguel que depois de tanto sucesso na qual ficou 123 pessoas na fila de espera e também veio ganhar o Prêmio Shel. Neste ano realizamos uma grade de parceria com a PEPSI para produções de Curtas Metragens no mundo todo tendo com tema a Copa do Mundo.
Uma Oficina de Roteiro com a Cineasta Thaís Berbe resultou no Filme Em Jogo também realizado durante a Copa do Mundo.
Ano de 2015.
10º (Décimo) Festival Cine Favela de Cinema. Realizamos o Festival mesmo sem aporte financeiro recebendo 160 filmes. Por meio da Oficina de Cinema e nasceu o Filme a Encruzilhada. Ganhamos novamente o Ponto de Cultura (agora do Município da cidade de São Paulo e Ministério da Cultura) com qual conseguimos respirar novamente. E também o Edital dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.
Ano de 2016, continuamos com o benefício Ponto de Cultura.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Geneci Ledo de Tulio

O CINE FAVELA é uma associação cultural sem fins lucrativos, que, desde 2003, usa o cinema e o esporte como ferramentas de inclusão sociocultural para moradores da Comunidade de Heliópolis/SP e região. Em sua sede, mais de 200 jovens são beneficiados anualmente com atividades esportivas e culturais, oficinas de cinematográfica e teatral...