Maura Baiocchi

Maura Baiocchi (São Paulo/SP) é atriz, diretora, coreógrafa e pesquisadora. Fundadora da Taanteatro Companhia.

Site: http://www.taanteatro.com/

E-mail: taanteatro@gmail.com

Telefone Público: (11) 99909-5060

Descrição

Maura Baiocchi, criadora da abordagem taanteatro (teatro coreográfico de tensões), é diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC/SP. Autora dos livros "Butoh Dança Veredas D'Alma" (Editora Palas Athena, São Paulo, 1995), "Taanteatro: teatro coreográfico de tensões" (Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2007), "Taanteatro: Rito de passagem" (Transcultura, SP, 2011) e "Taanteatro: MAE: Mandala de Energia Corporal" (Transcultura, SP, 2013). Encenou na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Russia, França, Japão e Moçambique.

Inicia sua trajetória artística em Brasília, onde cria e dirige, até 1986, grupos de dança e performance e colabora com coreógrafos e diretores como Hugo Rodas, Regina Miranda, Ary Pararaios e Yara de Cunto. Leciona Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB) e na Faculdade Dulcina de Moraes, de 1984 a 1986.

Em 1987, vive no Japão, onde estuda butoh com Kazuo Ohno e Min Tanaka. Entre 1987 e 1991, desenvolve um vasto repertório solo. Em 1990 na cidade de São Paulo, concentra-se no desenvolvimento de sua pesquisa denominada "Taanteatro: uma pesquisa para a transformação da dança", premiada em 1991/92 com as Bolsas Vitae.

Em 1991, funda a Taanteatro Companhia, que dirige até hoje juntamente com Wolfgang Pannek. Ao longo de sua carreira cria mais de 60 espetáculos autorais (elenco e solo) baseados na vida e obra de artistas como Frida Kahlo, Florbela Espanca Antonin Artaud, Comte de Lautréamont, William Shakespeare e Friedrich Nietzsche. As obras e a pesquisa cênica da Taanteatro Companhia são apresentadas em temporadas, festivais, mostras e em universidades e faculdades de diversas capitais brasileiras e no exterior. Em 1995, é curadora e produtora da Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa realizada em São Paulo, Brasilia e Curitiba.

Entre 1999 e 2009, realiza junto à Taanteatro Companhia o Ciclo Nietzsche totalizando 18 encenações baseadas na obra e vida do filósofo e poeta alemão Friedrich Nietzsche.

Entre 2002 e 2004, colabora como coreógrafa, preparadora corporal e atriz com o Teatro Oficina na encenação de "Os Sertões" (Melhor Espetáculo - Prêmio APCA) dirigida por José Celso Martinez Corrêa.

Em 2005, por ocasião do Intercâmbio Cultural Matola-Brasil, apoiado Ministério da Cultura do Brasil, dirige a Companhia Municipal de Canto e Dança da Matola na encenação de Xiphamanine – eterno originar da árvore Mphama no Cine África em Maputo, capital de Moçambique.

Volta a lecionar na Universidade de Brasília (UnB) durante o ano de 2008 e coordena o Núcleo Taanteatro de Formação, Pesquisa e Criação 2008/09 que culmina com a encenação de grande elenco "!Zaratustra!", apresentada no Teatro da Caixa Cultura/DF e no Teatro Plinio Marcos na sede da Funarte/DF.

Em 2010, a Taanteatro Cia. coordena mais um Núcleo Taanteatro de Formação, Pesquisa e Criação que culmina com a encenação de grande elenco "Rit.U", apresentada na Sala Paissandu e no Espaço Lugar em São Paulo capital. O seu espetáculo-solo "DAN (devir ancestral)" é apresentado na Mostra do Fomento, na abertura do VI Festival Nacional de Teatro de Vitória e na Bienal Internacional de Dança do Ceará.

Seu trabalho coreográfico, de pesquisa e atuação em cinema foi agraciado com prêmios diversos entre os quais o Programa de Fomento à Dança para São Paulo (2006, 2009) e o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2006, 2008, 2009).
evento entre e Baixar Planilha