8 X Techiné - um breve panorama de André Téchiné

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

A Mostra 8 X Techiné reúne oito filmes representativos da obra do cineasta francês. Além da mostra, uma palestra sobre o diretor, ministrada pelo crítico Sérgio Alpendre, acontecerá no dia 6/6, às 16h45, na Sala Lima Barreto. Os filmes serão exibidos majoritariamente em película. Este projeto é uma realização da Vai e Vem Produções Culturais e conta com o apoio da Embaixada da França.

Descrição

de 2 a 7/6

A Mostra 8 X Techiné reúne oito filmes representativos da obra do cineasta francês André Téchiné. Além da mostra, uma palestra sobre o diretor, ministrada pelo crítico Sérgio Alpendre, acontecerá no dia 6/6, às 16h45, na Sala Lima Barreto. Os filmes serão exibidos majoritariamente em película. Este projeto é uma realização da Vai e Vem Produções Culturais e conta com o apoio da Embaixada da França.

12 anos - Sala Lima Barreto (99 lugares)

Ingressos: R$1,00 (taxa de manutenção, sem direito a meia-entrada) - a bilheteria será aberta somente no dia do evento e em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30). Os ingressos não estarão disponíveis pela internet

PROGRAMAÇÃO

dia 2/6 - terça

18h
Barroco, o jardim do suplício

20h15
As testemunhas

dia 3/6 - quarta

18h
Rosas selvagens

20h15
Os ladrões

dia 4/6 - quinta

18h
As testemunhas

20h15
Barroco, o jardim do suplício

dia 5/6 - sexta

18h
Hotel das Américas

20h15
Rosas selvagens

dia 6/6 - sábado

14h30
Os ladrões

16h45
Palestra com Sergio Alpendre sobre André Techiné

18h45
Rendez­vouz

20h30
As irmãs Bronte

dia 7/6 - domingo

18h
O local do crime

20h
Hotel das Américas


SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Barroco, o Jardim do Suplício
(Barocco, França, 1976, 105min, bluray)
direção: André Téchiné - elenco: Isabelle Adjani, Gerard Depardieu, Marie-France Pisier, Jean-Claude Briali, Hélène Surgère
Terceiro longa-metragem realizado por André Téchiné. Samson, um lutador de boxe (Gerard Depardieu), tem informações que podem acabar com a carreira de um conhecido político cuja candidatura às eleições presidenciais será lançada nos próximos dias. A fim de impedir que essas revelações venham à tona, o partido do candidato suborna Samson e impõe como condição que ele deixe o país imediatamente com sua namorada (Isabelle Adjani).

Hotel das Américas
(Hôtel des Amériques, França, 1981, 95min, 35mm)
direção: André Téchiné - elenco: Catherine Deneuve, Patrick Dewaere, Etienne Chicot, Sabine Haudepin
Filme-chave na carreira de Téchiné por marcar sua virada em direção a um cinema de mise-en-scène mais realista. É também sua primeira colaboração com a atriz Catherine Deneuve. Determinada noite, Hélène (Deneuve), uma médica anestesista, atropela Gilles (dono de um hotel decadente em Biarritz). Sob o signo do acaso, uma intensa relação tem início.

As irmãs Bronte
(Les soeurs Brontë, França, 1979, 115min, 35mm)
direção: André Téchiné - elenco: Isabelle Adjani, Marie-France Pisier, Isabelle Adjani, Marie-France Pisier, Isabelle Huppert, Pascal Greggory, Hélène Surgère
O filme se inspira na vida das irmãs Bronte: Emily, Charlotte e Anne. As três cresceram numa pequena propriedade no interior da Inglaterra, sob uma rígida educação protestante. Muito cedo, elas começam a desenvolver aptidão para a literatura e, sob pseudônimos, publicam obras que alcançam grande sucesso, entre elas, o grande clássico da literatura inglesa, O morro dos ventos uivantes. Suas vidas, no entanto, são marcadas pela fatalidade.

Os ladrões
(Les Voleurs, França, 1996, 117min, 35mm)
direção: André Téchiné - elenco: Catherine Deneuve, Daniel Auteuil, Laurence Côte, Benoît Magimel, Fabienne Babe, Didier Bezace
A morte de Ivan (Didier Bezace) trará à tona não apenas os negócios escusos com os quais ele estava envolvido, mas também todo o desconforto da relação entre seu irmão, o policial Alex (Daniel Auteuil), e o resto da família. Mergulhando no caso da morte do irmão, Alex chegará a Jimmy (Benoît Magimel), parceiro de Ivan e também irmão de Juliette (Laurence Côte), jovem atraente com quem o policial passa a ter uma relação no curso das investigações.

O local do crime
(Le lieu du crime, França, 1986, 90min, 35mm)
direção: André Téchiné - elenco: Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Wadeck Stanczak, Jacques Nolot, Nicolas Giraudi
Numa cidadezinha do interior da França, Thomas (Nicolas Giraudi), um adolescente de 14 anos, encontra Martin (Wadeck Stanczak), um criminoso em fuga que pede dinheiro para deixar o garoto em paz. Thomas fará de tudo para dar aquilo que Martin exige, porém o desenrolar desta história não será como o planejado. Em particular, os rumos da trama tomam caminhos inesperados a partir do momento em que Martin encontra a mãe de Thomas, Lili (Catherine Deneuve).

Rendez-vous
(França, 1985, 87min, 35mm)
direção: André Téchiné - elenco: Juliette Binoche, Lambert Wilson, Wadeck Stanczak, Jean-Louis Trintignant, Jacques Nolot
Em seu primeiro grande papel no cinema, Juliette Binoche vive uma aspirante a atriz recém-chegada a Paris. Ao buscar um apartamento para alugar na cidade, ela conhece o agente imobiliário Paulot (Wadeck Stanczak). Este encontro desencadeará uma série de fatos que começarão a movimentar a vida da jovem não apenas no plano profissional, mas também no afetivo.

Rosas selvagens
(Les roseaux sauvages, França,1994, 110min, 35mm)
direção: André Téchiné - elenco: Élodie Bouchez, Gaël Morel, Stéphane Rideau, Frédéric Gorny, Michèle Moretti, Jacques Nolot
Filme de baixo orçamento pensado primeiramente como episódio de uma série televisiva chamada Tous les garçons et les filles de leur âge, mas que, posteriormente, foi transformado por Téchiné em um longa-metragem e lançado nos cinemas. Considerada um das mais belas do diretor, esta obra possui também alguns elementos autobiográficos. O local (sudoeste da França) e o período do filme (início dos anos 1960) são exatamente aqueles em que o próprio Téchiné viveu sua adolescência. François (Gaël Morel), Serge (Stéphane Rideau) e Henri (Frédéric Gorny) são três jovens que estudam na mesma escola e que começam a se deparar com os primeiros impasses da vida. As questões amorosas, assim como diferenças relativas a visões de mundo divergentes, ganham destaque, tendo como pano de fundo o tenso contexto marcado pela guerra da Argélia.

As testemunhas
(Les Témoins, França, 2007, 112min, 35mm)
direção: André Téchiné - elenco: Michel Blanc, Emmanuelle Béart, Sami Bouajila, Julie Depardieu, Johan Libéreau
Desde que conhece o jovem Manu (Johan Libéreau), o médico Adrien (Michel Blanc) fica completamente apaixonado. Manu, porém, prefere preservar a relação apenas no nível da amizade. Adrien apresenta-o então à sua melhor amiga, Sarah (Emmanuelle Béart), que acabou de ter um filho e vive uma relação aberta com o marido (Sami Bouajila). Passado em meados dos anos 1980, o filme tem como contexto o momento da descoberta e disseminação da Aids na Europa.
evento entre e Baixar Planilha