Programa Aldeias

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 30/04/2016 a 29/05/2016 às 23:59 .
Inscrições online

O Programa Aldeias é um dos programas vinculados ao Núcleo Fomentos/Cidadania Cultural. Tem por objetivo o fortalecimento e promoção das expressões culturais tradicionais do povo Garani Mbya nas aldeias (tekoa) localizadas na zona sul (Parelheiros) e zona noroeste (Jaraguá) e nos espaços e equipamentos públicos da Cidade de São Paulo.

Descrição

Como resultado do diálogo instaurado com as lideranças indígenas do povo Guarani Mbya, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), implantou em 2014 o Programa Aldeias, com o objetivo de fortalecer e promover as expressões culturais tradicionais do povo Guarani Mbya, nas aldeias (tekoa) presentes no Município, atualmente sete aldeias, sendo quatro na zona sul, Distrito de Parelheiros e Marsilac, e três na zona noroeste, Distrito do Jaraguá.
A implantação do programa se deu por meio da contratação de agentes culturais pelo sistema de edital, bem como pelo estabelecimento de parceria com o Centro de Trabalho Indigenista – CTI, responsável pela contratação de agentes culturais guarani, pela assessoria técnica às equipes, bem como pela operacionalização do programa.
Atualmente o programa conta com 16 agentes culturais guarani e 8 agentes culturais não indígenas. Um conselho de lideranças guarani é responsável pelas decisões a respeito das principais diretrizes e ações do programa, bem como pela escolha e alteração dos agentes culturais, apontando para o protagonismo de seus representantes no esforço para manter e fortalecer a sua cultura diante das complexas dinâmicas de uma grande metrópole.

Ações do Programa Aldeias

• Fortalecimento da alimentação tradicional
• Plantio de espécies tradicionais
• Planejamento, recuperação e manejo ambiental
• Apoio ao fortalecimento político
• Apoio para casas de reza
• Realização de intercâmbios entre as aldeias
• Formação em Audiovisual / ilhas de edição nos pólos sul e norte.
• Educação entre mundos (visibilidade dos guarani na cidade, contatos com escolas)

O Programa Aldeias pretende apoiar o povo Guarani Mbya em sua luta para conservar sua identidade em seu território, para guardar e viver suas tradições culturais e religiosas. Objetiva também que o restante da cidade reconheça, respeite e valorize a cultura Guarani, como patrimônio cultural do município, como cultura originária deste território.

Vídeos

Galeria

Utilize este espaço caso queira abrir inscrições para Agentes Culturais cadastrados na plataforma.

Introdução

Crie um texto de introdução.

O Programa Aldeias abre Edital Chamamento para Organização não Governamental, com a finalidade desenvolver ações de reconhecimento, valorização e fortalecimento da cultura Guarani Mbya. As aldeias do Município de São Paulo são distribuídas nas duas Terras Indígenas (TI): Tenondé Porã, localizada no extremo sul da capital, e Jaraguá, localizada na região noroeste.

A coordenação do Programa, além da Secretaria Municipal de Cultura - SMC, contará com a Comissão Indígena e a Organização Não Governamental com conhecimento e atuação junto às culturas indígenas, com atribuições definidas.

O período de inscrição será de 30 de abril a 29 de maio de 2016 e, só poderá ser encaminhada pela Plataforma SPCultura.

Para saber mais leia nosso Edital

Baixar o regulamento

Regulamento

Envie um arquivo com o regulamento. Formatos aceitos .doc, .odt e .pdf.

Enviar
{{data.entity.registrationRulesFile.name}}

Tamanho máximo do arquivo: {{maxUploadSizeFormatted}}

0%
Inscrição Agentes
Nenhuma inscrição enviada. Nenhuma inscrição encontrada com os filtros selecionados. 1 inscrição enviada. 1 inscrição encontrada com os filtros selecionados. {{getFilteredRegistrations().length}} inscrições enviadas. {{getFilteredRegistrations().length}} inscrições encontradas com os filtros selecionados.
{{reg.number}} {{reg.category}}

Responsável
{{reg.owner.name}}

{{relation.label}}
{{relation.agent.name}}

{{getStatusNameById(reg.status)}}
evento entre e

Publicado por

Supervisão de Diversidade Cultural

A Supervisão de Diversidade Cultural é responsável pelos Programas:
- VAI I e II,
- Cultura Viva Municipal
- Aldeias
- Agentes Comunitários de Cultura, e
- Fomento à Cultura da Periferia de São Paulo.