Programa Aldeias

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 30/04/2016 a 29/05/2016 às 23:59 .

O Programa Aldeias é um dos programas vinculados ao Núcleo Fomentos/Cidadania Cultural. Tem por objetivo o fortalecimento e promoção das expressões culturais tradicionais do povo Garani Mbya nas aldeias (tekoa) localizadas na zona sul (Parelheiros) e zona noroeste (Jaraguá) e nos espaços e equipamentos públicos da Cidade de São Paulo.

Descrição

Como resultado do diálogo instaurado com as lideranças indígenas do povo Guarani Mbya, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), implantou em 2014 o Programa Aldeias, com o objetivo de fortalecer e promover as expressões culturais tradicionais do povo Guarani Mbya, nas aldeias (tekoa) presentes no Município, atualmente sete aldeias, sendo quatro na zona sul, Distrito de Parelheiros e Marsilac, e três na zona noroeste, Distrito do Jaraguá.
A implantação do programa se deu por meio da contratação de agentes culturais pelo sistema de edital, bem como pelo estabelecimento de parceria com o Centro de Trabalho Indigenista – CTI, responsável pela contratação de agentes culturais guarani, pela assessoria técnica às equipes, bem como pela operacionalização do programa.
Atualmente o programa conta com 16 agentes culturais guarani e 8 agentes culturais não indígenas. Um conselho de lideranças guarani é responsável pelas decisões a respeito das principais diretrizes e ações do programa, bem como pela escolha e alteração dos agentes culturais, apontando para o protagonismo de seus representantes no esforço para manter e fortalecer a sua cultura diante das complexas dinâmicas de uma grande metrópole.

Ações do Programa Aldeias

• Fortalecimento da alimentação tradicional
• Plantio de espécies tradicionais
• Planejamento, recuperação e manejo ambiental
• Apoio ao fortalecimento político
• Apoio para casas de reza
• Realização de intercâmbios entre as aldeias
• Formação em Audiovisual / ilhas de edição nos pólos sul e norte.
• Educação entre mundos (visibilidade dos guarani na cidade, contatos com escolas)

O Programa Aldeias pretende apoiar o povo Guarani Mbya em sua luta para conservar sua identidade em seu território, para guardar e viver suas tradições culturais e religiosas. Objetiva também que o restante da cidade reconheça, respeite e valorize a cultura Guarani, como patrimônio cultural do município, como cultura originária deste território.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Supervisão de Diversidade Cultural

A Supervisão de Diversidade Cultural é responsável pelos Programas:
- VAI I e II,
- Cultura Viva Municipal
- Fomento à Cultura da Periferia de São Paulo.