Rede Municipal de Pontos de Cultura - Edital 2013

Ponto de Cultura CPDOC Guaianás (Centro de Pesquisa e Documentação Histórica) - "Nas Trilhas dos Guaianás"

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O projeto Nas trilhas dos Guaianás – Centro de Pesquisa e documentação (CPDOC) nasce da vontade dos integrantes do grupo de estudo e pesquisa sobre a região, juntamente com o Centro Comunitário em ter um lugar de referência dos movimentos culturais locais um lugar que pudesse contar suas histórias, e consequentemente a história de Guaianases e Região.

Descrição

Tem por finalidade estabelecer um espaço como referência da história e memória social dos bairros de Guaianases, Lajeado e Cidade Tiradentes. De tal forma ilustrar os casos, as imagens e histórias dos movimentos sociais, especialmente os movimentos culturais da região. Pois entendemos ser uma região com um arcabouço histórico e cultural muito significativo para a apropriação da população como fonte de transformação e construção de identidades.
O Ponto de Cultura CPDOC Nas Trilhas dos Guaianases se baseia em três programas chaves: Programa de Acervo Documental; Programa de História Oral; e Programa de Formação e Difusão.

1 - Programa de Acervo Documental: O programa de acervo documental consiste em pesquisa, coleta, digitalização, organização e sistematização de arquivo, documentos, registros, etc. Também faz parte deste programa tratamento, e conservação destes arquivos sobre a história do Bairro de Guaianases e Cidade Tiradentes.

2 - Programa de História Oral: O programa consiste em identificar personagens históricos da região, organizações, grupos e movimentos que promovem ou promoveram alguma manifestação cultural, e que de alguma maneira possibilitaram a construção do bairro. Através de entrevistas coletadas por vídeo e ou áudio.
 As Trilhas do Pajé – conversa mensal com grupos de terceira idade, com chá, música, vídeos, resgatando as histórias vividas.

3 - Programa de Formação e Difusão: O projeto busca com que a população local se aproprie da história do bairro, e também seja um disseminador da mesma. Desta maneira a veiculação da produção de conhecimento será realizada com o suporte da internet, utilizando-se das possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias.
 Campanha “Deixe sua pegada nas trilhas dos Guaianás”, campanha de coleta e digitalização de fotografias, registros, jornais, depoimentos. Por divulgação em rádios locais, cartazes nos comércios da região, igrejas, etc.
 Construção de um Documentário – produção de um documentário temático que deve ser distribuído nas escolas públicas, Centros culturais, Casas de cultura, C.E.U(s).
 Exposição Fotográfica – apresentação de fotos recolhidas e/ou produzidas durante o processo de investigação do CPDOC.
 Formação de Educativo – realização de palestras agendadas sobre a história da região, divulgação do documentário e também realização de oficinas específicas: Audiovisual, Arquivo, Workshop de Fotografia.
 Cine debate – apresentações de vídeos e debates sobre o CPDOC, patrimônio cultural; história dos bairros.


OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S):
• Potencializar o espaço abandonado do supermercado como um centro de pesquisa e memória social;
• Criar acervo histórico dos patrimônios materiais e imateriais, tais como: depoimentos, relatos, fotos, mapas, plantas, documentos, entre outros.
• Realizar formações específicas sobre memória, fotografia e vídeo, entrevista e cartografia.
• Mapear os bens materiais (casas, igrejas, etc.) ainda existentes no bairro.
• Implantar um banco de informações digitalizadas
• Disponibilizar resultados sistematizados de pesquisas realizadas e produtos elaborados por meios de livretos, blog e apresentações.
• Possibilitar o contato da população local para com suas matrizes culturais
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Centro Comunitário Criança Feliz

O Centro Comunitário Criança Feliz é uma Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1997. E tem como missão “criar e consolidar canais de participação comunitária que promovam a consciência crítica e a capacidade de intervenção social, por meio da educação, comunicação e arte. Atua com atividades nas intermediações do Lajeado, com foco no Jardim Bandeirantes e Jardim Fanganiello.