1ª Edição - Redes e Ruas

Circuito de Arte Pública e Cultura Colaborativa

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O projeto visa contemplar 4 macrorregiões da cidade de São Paulo : Leste 1 e 2, Sul 1 e 2, realizando 3 tipos de ações em cada uma delas, totalizando assim:
- 10 mostras de teatro e circo, em 10 Praças do Programa WiFi Livre
- 10 intercâmbios de experiências culturais com foco em economia solidária e empoderamento juvenil,
-10 Oficinas de Comunicação Colaborativa em Telecentros

Site: http://circuitodeartepublica.blogspot.com.br/ http://circuitodeartepublica.blogspot.com.br/

Descrição

Desenvolvido pelo Instituto Pombas Urbanas e contemplando 3 linhas de ação: formação, comunicação e ocupação do espaço público pela cidadania, o projeto propõe ações articuladas que dialogam com a cultura digital e a promoção dos direitos humanos e da cidadania. Desta forma, o projeto passa a cada mês por um bairro das regiões leste e sul promovendo: Oficinas de Comunicação Colaborativa, Intercâmbios e Mostras artísticas, sendo as ações distribuídas em: praças do programa WiFi, Pontos de Cultura e um Telecentros

Saiba Mais:
PRAÇAS DO PROGRAMA WiFi
Será realizada uma Mostra de Tetro e Circo, com duração de 5 horas, contando com a apresentação de 04 espetáculos direcionados ao público jovem. O evento será aberto à toda população propondo a ocupação e ressignificação das praças públicas como espaço de convivência e cultura.

PONTOS DE CULTURA
Será realizado um intercâmbio de experiências culturais com duração prevista de 3 horas, que ocorrerá no mesmo dia da atividade na praça, com a participação dos grupos artísticos que irão se apresentar na Mostra. Suscitando discussões acerca do tema de economia solidária, os grupos compartilharão a experiência da Cooperativa de Artistas, que promove ações e ocupações culturais no bairro Cidade Tiradentes, de forma a fortalecer ações culturais na região e o vínculo do Ponto de Cultura com seu território. Para essa atividade também serão convidados outros grupos e agentes culturais da região do Ponto de Cultura para compartilhar suas próprias experiências.

TELECENTRO
Haverá uma oficina de produção de conteúdo colaborativo em plataformas digitais, com 20 vagas e duração de 12 horas distribuídas em 5 dias. Contemplando a criação coletiva de conteúdos, os jovens participantes realizarão a cobertura da Mostra de Teatro e Circo, realizada em meio a este período na Praça WiFi.

SOBRE AS OFICINAS DE COMUNICAÇÃO COLABORATIVA
Valendo-se de recursos simples e disponíveis em celulares, tablets e computadores, os jovens aprenderão como utilizar ferramentas de difusão digital, alimentando sistemas como Mootiro, Youtube, Vimeo, Blogspot, Facebook e outras.
No terceiro dia de oficina, os alunos realizarão uma cobertura colaborativa da Mostra de Teatro e Circo que será realizada na praça WiFi, disponibilizando, posteriormente, o conteúdo produzido em mídias sociais e em um Blog, que será criado para dar visibilidade às ações deste projeto e que em formato aberto, estimulará os jovens a darem continuidade na produção de conteúdos acompanhando e divulgando novas ações de ocupação nas praças Wifi de São Paulo, de forma a criar um espaço de participação social por meio da conexão virtual e cidadã.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Instituto Pombas Urbanas

É uma organização cultural sem fins lucrativos que tem por missão promover o desenvolvimento de Cidade Tiradentes (zona leste de São Paulo), através da arte, de suas raízes culturais e da capacidade transformadora do jovem.