Cinema de Quebec - Panorama do Cinema Contemporâneo Canadense

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

A mostra Cinema de Quebec é uma programação com filmes realizados no início do século 21 de novos diretores canadenses. A escolha desses filmes pretende trazer o que esse país anda produzindo a partir de realizadores distintos em termos formais e estéticos, mas que também conservam semelhanças e nos mostram um Canadá contemporâneo.

Site: http://www.centrocultural.sp.gov.br http://www.centrocultural.sp.gov.br

Descrição

Entre os dias 21 e 30 de abril, o Centro Cultural São Paulo apresenta a mostra Cinema de Quebec - Panorama do Cinema Contemporâneo Canadense, uma programação com filmes realizados no início do século 21 de novos diretores canadenses, como Denys Arcand, Xavier Dolan, Denis Villeneuve, entre outros.

A escolha desses filmes pretende trazer o que esse país anda produzindo no cinema a partir de realizadores distintos em termos formais e estéticos, mas que também conservam semelhanças e nos mostram um Canadá contemporâneo.

Em 2003, o Oscar de melhor filme estrangeiro para o filme As invenções bárbaras, de Denys Arcand, chama a atenção do público para um novo cinema feito no Canadá. Com uma trilha afinada e diálogos afiados, o filme cai no gosto de grande parte do público e entra para a lista dos melhores filmes da década. Aproveitando a boa fase do diretor, vamos exibir também A era da inocência, filme de 2007, com uma boa pitada de nonsense e humor peculiar.

Em 2010, Denis Villeneuve ficou famoso com o seu belíssimo Incêndios. Aborda o drama de uma mãe que, em testamento, incumbe seus filhos de uma missão delicada. A produção foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro e revelou o diretor para o mundo. A mostra também exibe Politécnica, primeiro longa-metragem do diretor, baseado nos eventos traumáticos ocorridos em 1989 na Escola Politécnica de Montreal.

Conhecido pelos filmes C.R.A.Z.Y. e Clube de Compras Dallas, Jean-Marc Vallée é representado na mostra por Café de Flore, delicado filme sobre uma paixão em duas gerações. Também serão exibidos A Feiticeira de Guerra, longa de Kim Nguyen premiado em diversos festivais, que conta a dura vida de Komona dentro da guerra civil no Congo, e O que traz boas novas, de Philippe Falardeau, sobre um dedicado professor estrangeiro de uma escola primária.

Conhecido do público jovem, Xavier Dolan está com três filmes nesta programação, incluindo Mommy, seu mais recente longa e seu maior sucesso. Seu primeiro filme, Amores imaginários, chamou a atenção pelo frescor e transcendeu o chamado cinema de gênero. A programação ainda traz Tom na fazenda, filme mais sombrio do diretor e que dialoga com outro filme integrante da mostra, Vic + Flo viram um urso, de Denis Côté. Ambos mostram um interior do Canadá soturno e misterioso. Caracol e Bestiário, também de Côté, serão apresentados neste ciclo de maneira a ampliar o conhecimento do público brasileiro sobre esse novo e interessante realizador canadense.

Esperamos que esta seleção de 13 filmes revele ao menos um pouquinho do cinema canadense atual e desperte o interesse do público paulistano.

PROGRAMAÇÃO

Sala Paulo Emilio Salles Gomes

dia 21
20h Vic + Flo viram um urso
(Vic + Flo ont vu un ours, 2013, DCP, 96min)
direção: Denis Côté - elenco: Pierrette Robitaille, Romane Bohringer, Marc-André Grondin
Victoria Champagne é libertada da prisão. Instalada em uma cabana no meio da mata, ela deve informar suas atividades semanais ao agente da condicional. Florence, sua companheira de cela e de intimidade, é liberada mais tarde e se junta a ela na floresta. A partir disto, começa uma estranha dinâmica entre elas, que precisam se proteger dos fantasmas do passado.

dia 22
19h45 Mommy
(Mommy,2014, DCP, 138min)
direção: Xavier Dolan - elenco: Antoine-Olivier Pilon, Anne Dorval, Suzanne Clément
Diane é uma mulher que vive constantemente mal-humorada. Ela se vê sobrecarregada com a guarda em tempo integral de Steve, seu filho de 15 anos, que sofre de déficit de atenção. Enquanto eles tentam sobreviver e lutar em meio a essa situação imprevisível, Kyla, uma garota que mora do outro lado da rua, se oferece para ajudar. Juntos, os três encontram um novo equilíbrio e a esperança volta a aparecer.

dia 25
19h45 Mommy

dia 26
18h Vic + Flo viram um urso


Sala Lima Barreto

dia 21
16h Café de Flore
(Café del Flore, 2010, digital, 120min)
direção: Jean-Marc Vallée - elenco: Vanessa Paradis, Kevin Parent, Hélène Florent
História de amores que se passa em dois momentos distintos: anos 1960, em Paris, e nos dias atuais, em Montreal. Na primeira história, Antoine é um DJ canadense, apaixonado pela namorada Rose, mas ainda traumatizado pelo fim da relação com Carole, seu amor de adolescência e mãe de seus filhos. Já a segunda história mostra Jacqueline, mãe de um jovem com síndrome de Down, que se apaixona por uma garota com a mesma doença.
18h15 Tom na fazenda
(Tom à la ferme, 2013, digital, 102min)
direção: Xavier Dolan - elenco: Xavier Dolan, Pierre-Yves Cardinal, Lise Roy
Tom, em depressão após a morte de seu namorado, viaja até o campo para o funeral. Ao chegar descobre que a família do falecido não sabe de sua existência. Por conta do irmão de seu namorado que tenta esconder da mãe a opção sexual do morto, Tom é levado a interpretar o papel de alguém que ele não é.


dia 22
16h Amores imaginários
(Les Amours Imaginaires, 2010, digital, 95min)
direção: Xavier Dolan - elenco: Monia Chokri, Niels Schneider, Xavier Dolan
Francis e Marie são amigos inseparáveis. Suas vidas mudam quando conhecem Nicolas, um charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro e os três logo se tornam inseparáveis. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno de seu objeto de desejo comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua amizade.
18h O que traz boas novas
(Monsieur Lazhar, 2011, 35mm, 95min)
direção: Philippe Falardeau - elenco: Mohamed Fellag, Sophie Nélisse, Émilien Néron
Quando uma professora de uma escola primária morre tragicamente, o substituto escolhido é Bachir Lazhar, um imigrante argelino. Enquanto as crianças passam por um longo processo de luto, ninguém suspeita do passado doloroso do professor, ou do grande risco de ele ser deportado a qualquer momento.

dia 23
16h As invasões bárbaras
(Les Invasions barbares, 2003, digital, 99min)
direção: Denys Arcand - elenco: Remy Girard, Stephane Rousseau, Louise Portal, Marie-Josée Croze
À beira da morte e com dificuldades de aceitar seu passado, Rémy busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien, seu filho ausente, de sua ex-mulher e de velhos amigos.
18h Bestiário
(Bestiaire,2012, digital, 72min)
direção: Denis Côté
Este documentário contempla as diferentes representações possíveis de animais: além de vacas, girafas e zebras presas dentro de jaulas em um zoológico, o cineasta analisa espécies mortas nos ateliês dos taxidermistas, os desenhos de animais em escolas de arte e até as fantasias gigantes de ursos e esquilos, que servem como mascotes na animação de eventos esportivos. Com uma câmera fixa, evitando depoimentos, narração ou qualquer outra forma de diálogo, o diretor Denis Côté tenta compreender as diferenças de tratamento entre os humanos e os animais nas imagens.
19h45 Politécnica
(Polytechnique, 2009, digital, 77min)
direção: Denis Villeneuve - elenco: Maxim Gaudette, Karine Vanasse, Evelyne Brochu
O filme narra os eventos de 6 de dezembro de 1989, quando um homem armado entra na Escola Politécnica de Montreal e atira nos estudantes, causando um massacre. O ataque é resultado de um plano de sete anos e os alvos foram pré-escolhidos.

dia 24
16h A era da inocência
(L'Age des ténèbres, 2007, digital, 104min)
direção: Denys Arcand - elenco: Diane Kruger, Rufus Wainwright, Emma de Caunes
Em seus sonhos, Jean-Marc LeBlanc (Marc Labrèche) é um cavaleiro valente, uma estrela dos palcos, um artista que vive com mulheres a seus pés e em sua cama. Mas, na realidade, é um sujeito muito diferente. Cidadão comum, seu trabalho é ouvir pacientemente pessoas que chegam a seu departamento procurando ajuda. Em casa, sua mulher está muito ocupada para prestar atenção nele e seus filhos adolescentes não lhe dão a mínima. A tentação de seguir vivendo em sua terra de sonhos é muito grande, mas Jean-Marc decide se dar uma última chance no mundo real.
18h Café de Flore
20h15 O que traz boas novas

dia 25
16h Caracol
(Curling, 2010, digital, 92min)
direção: Denis Côté - elenco: Emmanuel Bilodeau, Philomène Bilodeau, Roc LaFortune
Jean-François é um pai solteiro e vive sozinho com sua filha Julyvonne. A menina tem 12 anos, não vai à escola e nem tem amigos. Juntos levam uma vida tranquila e isolada socialmente, até o dia em que estranhos acontecimentos começam a quebrar a rotina da família e a perturbar o delicado equilíbrio de suas vidas.

18h A feiticeira da guerra
(Rebelle, 2012, digital, 90min)
direção: Kim Nguyen - elenco: Rachel Mwanza, Alain Lino Mic Eli Bastien, Serge Kanyinda
A jovem Komona está grávida. Ela conta ao seu filho, ainda no ventre, sua história de vida. Ela participou da guerra dos rebeldes em um país da África Central, tendo como único apoio a presença de Mágico, um garoto de 15 anos que sonha em se casar com ela. Ao longo dos meses passados juntos, Komona e o Mágico se apaixonam e fogem para viverem juntos o mesmo amor e o mesmo ideal de resistência diante da guerra.

dia 26
16h As invasões bárbaras
19h45 Incêndios
(Incendies, 2010, 35mm, 130min)
direção: Denis Villeneuve - elenco: Rémy Girard, Lubna Azabal, Mohamed Majd
Na leitura do testamento de sua mãe, Nawal, os gêmeos Simon e Jeanne descobrem que têm um irmão e que o pai, que achavam que havia falecido, está vivo. Um dos muitos pedidos do testamento é que encontrem seu pai e irmão e lhes entreguem duas cartas. Nawal sempre foi um mistério para seus filhos, e a relação entre eles sempre foi muito difícil. Simon fica com raiva e resiste, mas Jeanne se sente no dever de respeitar o desejo da mãe.

dia 28
16h Bestiário
17h30 Amores imaginários
19h15 A feiticeira da guerra

dia 29
16h Politécnica
17h30 Tom na fazenda
19h30 Incêndios

dia 30
16h A era da inocência
18h Caracol
20h Politécnica

evento entre e Baixar Planilha