marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O presente projeto visa a interação social e digital nas praças WiFi da macroregião oeste de São Paulo. O objetivo é conectar artes visuais, literatura, música e tecnologia por meio do desenvolvimento de um aplicativo mobile de transmissão colaborativa de vídeos e da utilização de outro aplicativo já existente de realidade aumentada.

Descrição

Propondo a interação do público com a arte e a tecnologia digital nas praças WiFi, o projeto tem como proposta a realização de três ações:
1) Apresentações do grupo Poesia Cantada, com o espetáculo “Odes Mínimas para Hilda Hilst”. A partir da obra “Da morte. Odes mínimas” da escritora Hilda Hilst, o grupo trabalha a leitura pública de poesias através da composição cênica, tendo como objetivos: 1) explorar o hibridismo entre as artes, buscando o intercâmbio entre a poesia, a música e a dança; difundir o trabalho poético da escritora paulista Hilda Hilst, ainda pouco conhecido; ressaltar o trabalho de uma mulher de grande notoriedade pessoal, sempre pronta a subverter as pautas banais; re-significar tanto o espaço, quanto a própria leitura de poesia, ao trazê-la ao seu lugar de origem a esfera pública.
2) O desenvolvimento de um aplicativo mobile e de uma plataforma web. A partir deste aplicativo os espectadores que estiverem presentes no espetáculo poderão transmiti-lo em tempo real para a internet por meio de seus smartphones, possibilitando que qualquer pessoa com acesso à internet possa assisti-lo. Existem diversos aplicativos com tal finalidade para uso gratuito, no entanto estes aplicativos transmitem individualmente o conteúdo, ou seja, cada transmissão fica disponível apenas na página do usuário que a faz. Já este projeto, no intuito de promover a cultura digital, participativa e colaborativa, visa a criação de um aplicativo mobile de transmissão de vídeo colaborativa, que agrupe todas as transmissões produzidas em um único website. Assim, permitirá que o espectador ao acessá-lo, assista ao mesmo espetáculo pelas diversas câmeras que o transmitem, de forma que a interação não seja realizada somente com o espetáculo, mas também com as produções e diversos olhares dos espectadores ali presentes. Entendemos que esta solução contribui significativamente para a produção colaborativa de conteúdo, mas, mais ainda, para o consumo acessível deste conteúdo.
3) Após as apresentações o grupo convidará o público à uma instalação/exposição interativa em homenagem à escritora paulista Hilda Hilst, que completa em 2014 dez anos de falecimento. A exposição com o tema “Problematização da mulher na obra de Hilda Hilst” exibirá 10 poemas da escritora, selecionados sob a curadoria da pesquisadora e atriz Maira Mesquita, tem como proposta a transposição da literatura para as artes visuais. Os desenhos poderão ser lidos por um aplicativo mobile gratuito de realidade aumentada e, através deste acessar o texto do poema na íntegra. Esta exposição apresentará uma ordem a ser seguida, por isso juntamente com o texto, haverá um vídeo auxiliar, produzido anteriormente no próprio local da exposição, que indicará o caminho para a próxima obra.

Vídeos

Galeria

Baixar o regulamento

Regulamento

Envie um arquivo com o regulamento. Formatos aceitos .doc, .odt e .pdf.

Enviar
{{data.entity.registrationRulesFile.name}}

Tamanho máximo do arquivo: {{maxUploadSizeFormatted}}

0%
evento entre e

Publicado por

Ana Paula Pacheco Godoy

Formada em Ciências Sociais pela Unesp, Mestrado em Estudos Culturais pela USP e pós-graduação em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini. Atua na área de planejamento e monitoramento de projetos.