marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O Coletivo Fabcine é um Núcleo Audiovisual Itinerante que tem como objetivo a interlocução entre diversos olhares a partir de encontros teóricos e práticos sobre as linguagens audiovisuais, tendo em vista o estudo e a produção cinematográfica e videográfica popular e não comercial.

Site: http://fabicine.wixsite.com/fabicine http://fabicine.wixsite.com/fabicine

Descrição

Organiza um acervo digital intitulado Arquivo Fabcine, reunindo fotografias, sons e imagens de manifestações culturais e políticas da cidade de São Paulo, registradas a partir de 2003 por integrante do coletivo, e arquivadas em HDs externos. O Arquivo Fabcine além de ser um instrumento de amparo para as realizações do coletivo, tornou-se fonte de consulta e apoio para que outros cineastas e realizadores complementem suas obras com cenas e imagens ali compiladas.

As produções audiovisuais do Coletivo Fabcine são realizadas: 1. espontânea e gratuitamente, desde que os meios de produção (câmeras, gravadores de áudio e computadores pra edição estejam à mão), 2. com o apoio de editais públicos às oficinas de vídeo que propomos em nossos projetos e 3. em parceria com grupos e coletivos que precisam de serviços audiovisuais em seus projetos culturais.

Em 2005, quando foi fundado, o Coletivo Fabcine propôs e iniciou um trabalho itinerante de formação, produção, difusão e exibição audiovisual em regiões periféricas da cidade de São Paulo. Desde então, atua de forma local e associativa, tendo ajudado a construir na zona norte de São Paulo dois espaços de exibição: em 2006 o cineclube Sapocine, na Favela do Sapo, bairro Jardim Antáritica, e em 2007 o Núcleo Audiovisual Cinescadão, no bairro Jardim Peri, onde coordenou até meados de 2016 uma sala de exibição (intitulada Sala Fabcine), com programação própria oferecida gratuitamente ao público da região. Em 2014 ajudou a construir o Núcleo Audiovisual Casa Pública, na Favela do Moinho, região central de São Paulo e, em 2015, lançou o Fabcine Móvel como veículo de ações audiovisuais itinerantes. Em 2018 assessorou e coordenou o projeto de fundação do Núcleo Audiovisual Gueto Cine, na Cohab Jova Rural, também na zona norte da cidade – http://fabicine.wixsite.com/fabicine/landscape

Integra o Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo e atua junto à ABD-SP (como coletivo convidado), ao CNC – Conselho Nacional de Cineclubes, além de ter sido o coletivo fundador da Associação Cultural Fábrica de Cinema/ACFC, em 2009.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Flávio Galvão

Flávio Galvão, integrante do Coletivo FABCINE – Fábrica de Cinema e motorista do Fabcine Móvel.

Desde 1999 dedica-se à produção, difusão e exibição de cinema e vídeo popular em São Paulo

https://fabicine.wixsite.com/fabicine/videos