1ª Edição - Redes e Ruas

Oficina de Vídeo com Transmissão ao ViVo

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 01/01/2015 a 01/06/2015 às 23:59 .

Realização de oficinas onde serão apresentadas aos participantes, tanto teoricamente quanto na prática, todas as etapas para a produção de um vídeo e sua veiculação através da internet. Como resultado de cada oficina será realizado pelos participantes um vídeo que poderá ser visualizado no sitio do próprio projeto

Site: http://www.oficinadevideo.com/index.html http://www.oficinadevideo.com/index.html

Descrição

I. Nome do Projeto

OFICINA FUNDAMENTAL DE VÍDEO COM TRANSMISSÃO AO VIVO


II. Resumo da proposta
Realização de oficinas onde serão apresentadas aos participantes, tanto teoricamente quanto na prática, todas as etapas para a produção de um vídeo e sua veiculação através da internet. Como resultado de cada oficina será realizado pelos participantes um vídeo que poderá ser visualizado no sitio do próprio projeto.


III. Descrição
A OFICINA FUNDAMENTAL DE VÍDEO COM TRANSMISSÃO AO VIVO propiciará aos seus participantes entrarem em contato direto com todas as etapas necessárias para a produção de um vídeo, incluindo a sua efetiva realização e veiculação por meio da Internet.

Serão realizadas dez oficinas ao longo do primeiro semestre de 2015. Cada oficina será dividida em quatro módulos. Nos três primeiros, realizados nos Telecentros, serão apresentadas aos participantes as bases teóricas e conceituais de todo o processo de realização de um vídeo. Serão também propostos exercícios práticos que reforçarão o conteúdo apresentado. Todas as atividades previstas nestes módulos utilizarão as estruturas de informática presentes nos Telecentros.


No quarto módulo, os participantes colocarão em prática o conhecimento adquirido, captando imagens, editando e transmitindo via Internet. Para as gravações serão utilizados os equipamentos que os próprios participantes dispuserem, incluindo aparelhos celulares, o que possibilitará a continuidade da prática de filmagem mesmo após a conclusão da oficina. As captações de imagem em campo serão feitas em quatro Praças do Programa WiFi Livre SP, onde serão utilizadas a conexão WiFi Livre para a transmissão via Internet.


Será disponibilizado pelo projeto um sítio na internet onde serão exibidos os vídeos produzidos pelos participantes das oficinas. Os mesmos poderão ser visualizados a qualquer tempo sob demanda. O sitio será uma importante ferramenta tanto de difusão do material criado quanto de divulgação das próprias oficinas.

As oficinas terão como instrutores os profissionais da Studio Motion, empresa especializada em treinamentos técnicos e profissionalizantes no segmento de audiovisual. Considerada pelo mercado como um centro de excelência na preparação de profissionais, o Studio Motion possui algumas importantes certificações internacionais.


LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Tele-Centros:
-Biblioteca Monteiro Lobato - Sé - Macrorregião Centro
-Biblioteca Paulo Setubal - Aricanduva - Macrorregião Leste 2 -Biblioteca Affonso Taunay - Mooca - Macrorregião Leste 2 -Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet - Mooca - Macrorregião Leste 2 -Biblioteca Menotti Del Picchia - Casa Verde - Macrorregião Norte -Biblioteca Afonso Schmidt - Freguesia do Ó - Macrorregião Norte -Biblioteca José Mauro de Vasconcelos - Jaçanã - Macrorregião Norte -Biblioteca Malba Tahan - Capela do Socorro - Macrorregião Sul 2 -Biblioteca Amadeu Amaral - Ipiranga - Macrorregião Sul 2
-Biblioteca Castro Alves - Ipiranga - Macrorregião Sul 2

Praças WiFi Livre SP:
-Centro Cultural Vergueiro - Sé - Macrorregião Centro -Praça Silvio Romero - Mooca - Macrorregião Leste 2 -Largo da Matriz - Freguesia Do Ó - Macrorregião Norte -Parque da Independência - Ipiranga - Macrorregião Sul 2

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
-Planejamento de Projetos -Roteiro e pesquisa
-Formatos de Vídeo Profissional -Gravação
-Organização de mídias
- Ingest
-Ferramentas de edição
-Trabalho com Filtros e Efeitos -Ferramentas de Textos
-Ferramentas de Correção de Cor
-Publicação o e Transmissão
-Saídas de Vídeo

ESTRUTURA
Cada oficina será dividida em quatro módulos. Ao final de cada um deles, o participante aplicará os conceitos e técnicas apresentados para solucionar situações reais propostas como exercícios.

Módulo 1 - Pré-Produção (4 horas)
01. Introdução a produção profissional de vídeo
02. Começando um projeto - trabalho do produtor de vídeo
03. Roteiro
04. Panorama sobre equipamentos
05. Profissões existentes na indústria de vídeo
06. Prática

Módulo 2 - Produção (4 horas)
07. Introdução a câmera de vídeo (Planos e Movimento de Câmera) 08. Regras de composição e continuidade de imagem
09.Captação de Audio
10.Introdução a Iluminação
11.Prática

Módulo 3 - Pós-Produção (4 horas)
12.Gerenciando o projeto
13.Ingest
14.Edição de Vídeo
15.Audio Mixer
16.Saídas e publicação do vídeo (WebTv e Internet)
17.Prática

Módulo 4 - Produção (8 horas, divididas em dois períodos de
4 horas)
18.Trabalho a campo com câmera
19.Gravação de matéria especial em praça
20.Compressão
21.Transmissão ao Vivo para uma WebTv com Tecnologia local Wireless
22.Prática

CARGA HORÁRIA
Módulos 1, 2 e 3
3 períodos de 4 horas cada, perfazendo o total de 12 horas de oficina. Serão realizadas em Telecentros.

Módulo 4
Total de 8 horas, divididas em dois períodos de 4 horas cada. Serão realizadas em Praças do Programa WiFi Livre SP.

METODOLOGIA DE TRABALHO
A metodologia de trabalho aplicada será a de aulas práticas com demonstrações reais de vídeos profissionais e situações de ajustes e setups, apresentadas em monitores para os participantes.

MATERIAL DIDATICO
Cada participante receberá uma apostila e um DVD contendo material de apoio à Oficina.

IV. Objetivos
A Oficina tem como objetivo apresentar aos seus participantes uma visão abrangente de todo processo produtivo no segmento de audiovisual. A partir do conhecimento de cada etapa, o aluno terá subsídios para escolher no que se aprofundar, podendo, inclusive, profissionalizar-se futuramente para atuar em uma área cuja demanda por profissionais cresce a cada dia.

Além da parte técnica, as oficinas buscam tanto oferecer caminhos para expressão artística e criativa de seus participantes quanto possibilitar a visibilidade do material produzido através do uso da internet como veículo de difusão.

No final de cada oficina será produzido pelos participantes um vídeo como resultado da aplicação prática de todo o conteúdo programático apresentado. A disponibilização dos vídeos produzidos nas oficinas em um sitio próprio do projeto, formará um amplo painel de olhares sobre a cidade de São Paulo, já que todos as suas macrorregiões estarão representadas.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha