Agente Comunitário de Cultura - 1ª edição (2014-2015)

FRENTE DE RESISTÊNCIA SAMBA DO CONGO - ARTE, CULTURA E RAIZ

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

A F. R. Samba do Congo teve seu inicio em 09/04/11, com objetivo difundir, valorizar e incentivar a arte da composição musical, em especial do samba autentico, resgatando a raiz do Samba Paulista

Site: http://facebook.com.br/sambadocongo http://facebook.com.br/sambadocongo

Descrição

A Frente de Resistência Cultural Samba do Congo Morro Grande teve seu inicio em 09 de Abril de 2011, com objetivo difundir, valorizar e incentivar a arte por meio da composição musical, em especial do samba autentico, resgatando a raiz do samba paulista e a cultura afro-brasileira, promovendo assim a inserção social e cultural por meio da história deste gênero genuinamente brasileiro.
A música é uma excelente e envolvente ferramenta de disseminação do conhecimento, da nossa história e cultura. No contexto do Samba do Congo, esta educação informal aliada ao capital cultural dos componentes e a possibilidade da pratica do exercício intelectual de maneira descontraída e prazerosa, torna o conteúdo de reflexão ainda mais rico, incentivando assim a inspiração dos freqüentadores, de maneira que estes passem então a compor novos sambas, além de atuarem como agentes multiplicadores deste conhecimento.
Esta ligação da ancestralidade ao presente, fortalece a consciência e identificação das nossas origens, instigando profundamente o intimo do auto reconhecimento e do anseio pela pesquisa, aproximando a vanguarda à velha guarda, preservando assim a beleza da nossa memória comum.
Ações
Encontro de Compositores - gratuito
Uma vez por semana, às terça feiras, reunir os compositores para apresentarem suas obras, (musicas, poemas e poesias), resgatar a história da raiz do samba e compartilhar experiências de maneira a incentivar a arte da composição e da pesquisa da nossa cultura.
Local: Casa de Cultura da Brasilândia – Praça Benedita Carvalheiro S/Nº - Brasilândia – São Paulo – SP - terça-feira das 19h30min às 22h00min.
Roda de Samba do Congo – uma vez por mês - gratuito
Realizar todo segundo sábado do mês a roda do Samba onde serão cantados preferencialmente sambas inéditos dos compositores do Samba do Congo, além de sambas de raiz consagrados, buscando sempre a preservação do samba e da memória dos Baluartes Paulistas. Também serão recitados poemas e poesias de poetas da região de maneira a valorizar os novos compositores e poetas, aproximando a vanguarda à velha guarda.
Local: Praça Benedita Carvalheiro S/Nº - Brasilândia – São Paulo – SP – segundo sábado do mês – das 15h00min às 19h00min.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Fernando Ripol

Sambista, Compositor, Agitador Cultural - Morro Grande / Brasilândia - SP - Brasil