marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Ao som de tambores, os versos do “Cortejo de Leitura” anunciam que a leitura já vai começar. As crianças vão entrando na roda, os adultos se dividem entre os que acompanham com palmas e os que disparam olhares de estranhamento. A roda vai se formando. Na terceira repetição dos versos, uma sacola transforma-se em tapete e dela saem livros e mais livros. É anunciada a leitura que será feita.

Descrição

RESUMO:
O projeto Cortejos de Leitura, tem como objetivo articular ações culturais e artesanais com literatura em Parelheiros promovendo cortejos literários que chegarão na Região de Parelheiros, fazendo festa e chamando atenção para a leitura literária. O projeto pretende contribuir para alterar os índices das pesquisas que apontam que se lê pouco no Brasil, em comparação a outros países, e menos ainda em Parelheiros, em comparação a outros bairros onde os moradores têm mais acesso a livros. Espera-se com o projeto, ampliar o hábito de leitura entre os moradores, especialmente entre crianças e jovens.
O projeto teve o apoio do Programa VAI em 2011e 2012, e sendo assim demos a continuidade até hoje mesmo sem recursos financeiros. Diante do sucesso dos cortejos de modo geral e da beleza dos estandartes, levamos livros e as histórias neles contidas por meio da festa do cortejo, usando músicas, símbolos, fantasias e sonhos, envolvendo as crianças, jovens e adultos. No cortejo, além dos instrumentos o grupo leva bolsas contendo títulos literários entre eles: literatura africana, cordéis, literatura infantil e juvenil, ficção para adultos, poesias.

JUSTIFICATIVA
Pesquisas comprovam que se lê pouco no Brasil, em comparação a outros países. Mais do que a falta de hábito há pouco acesso a livros, à literatura, à leitura. Os livros são caros e há poucas bibliotecas públicas na cidade de São Paulo, especialmente em áreas periféricas. É inegável a importância da leitura no processo de aprendizagem e de letramento. As pessoas, principalmente crianças e jovens precisam ser estimuladas a ler. Os livros têm que chegar onde as pessoas estão. É possível e necessário criar o hábito de leitura. Além de levar livros e mediá-los para crianças e jovens é preciso associar prazer à leitura. Ler precisa ser uma festa, uma atividade de lazer, uma atividade cultural. O projeto tem ampliado a busca por livros na Biblioteca Caminhos da Leitura e motivado educadores das escolas dos bairros de Barragem, Colônia e Nova América a realizarem eventos literários como os saraus.

OBJETIVO
O Cortejos de Leitura tem como objetivo fortalecer, aprimorar e ampliar os cortejos literários enquanto estratégia de sensibilização para o caráter prazeroso da leitura e incentivo a leitura, articulados às ações culturais, sociais, pedagógicas e comunitárias na cidade de São Paulo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Construir e ampliar repertórios musicais de incentivo à leitura literária e selecionar temas e autores para realização dos cortejos de leitura.
2 - Aprimorar a formação cultural, literária e artística de adolescentes das escolas da região e jovens Escritureiros participantes do projeto Cortejos de Leitura.
3 - Bordar em retalhos de pano poemas e poesias para a mediação de leitura.
4 - Realizar cortejos de leitura nas ruas e em eventos literários dentro e fora da cidade de São Paulo.
5 - Realizar saraus temáticos na Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura ampliando o acesso de moradores dos bairros de Parelheiros a livros e bibliotecas.

PLANO DE TRABALHO
Objetivo 1 - Oficinas para escolha dos autores e obras que comporão acervo, figurino, preparação das mediações e mediadores de leitura, definição do roteiro, composição e ensaio de músicas, cortejos literários.
Objetivo 2 - Oficina de Música e Narrativa e mediação de leitura literária.
Objetivo 3 - Bordar poemas em retalhos de pano.
Objetivo 4 - Apresentar o cortejo em Parelheiros, apresentações em eventos.
Objetivo 5 - Sarau literário 100 anos de Carolina Maria de Jesus, Sarau Infantil Monteiro Lobato, Sarau Literário do Terror, Sarau Afro-leituras.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Eduardo Alencar

Sou Agente Comunitário de Cultura e atualmente estudo Pedagogia. Atuo na região de Parelheiros desde 2009 com projetos voltados ao incentivo literário.
O objetivo do projeto é levar a leitura às pessoas de forma prazerosa por meio da música cantada e ritmada pelos jovens Aventureiros da Escrita de Parelheiros, os Escritureiros, destacando a prática da mediação de leitura.