Agente Comunitário de Cultura - 1ª edição (2014-2015)

Agente comunitário Euzébio Jr. Difusão Cultural

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 06/10/2014 a 30/10/2015 às 23:59 .

Ampliar os espaços e possibilidades de vivências, trocas e aprimoramento da cultura popular brasileira na periferia de São Paulo, mais específico na Zona Sul da cidade na região da Pedreira, e Cidade Ademar. Através de oficinas e cortejos com a temática.

Descrição

A proposta de ação do agente comunitário José Euzébio de Arruda Junior visa ampliar os espaços e possibilidades de vivências, trocas e aprimoramento da cultura popular brasileira na periferia de São Paulo, mais específico na Zona Sul da cidade na região da Pedreira, e Cidade Ademar. Com este intuito serão realizadas em espaços parceiros, prioritariamente para jovens, oficinas, culturais, artísticas e educativas que ampliem o vocabulário em torno da expressividade popular e seus folguedos, bem como apresentações, e cortejos construídos coletivamente ao longo do percurso.
Neste sentido serão desenvolvidas ao longo de 12 meses oficinas que contemplem a musicalidade presente no Coco Rural e praieiro, na Ciranda, no Cavalo Marinho e no Maracatu Rural, e a expressividade das personagens populares presente no Cavalo Marinho e no Boi. Sendo que os encontros acontecerão semanalmente, com duração de três horas, e possuirão dois vieses o da musicalização e o das artes cênicas.
A parceria com os espaços serão estabelecidas com três intuitos diferentes, o de divulgação das ações, o de realização de oficinas, e o da apresentação do processo. É importante salientar que o proponente já possui um vínculo com o espaço bem como com os frequentadores do mesmo e do seu entorno.
O longo das ações será proporcionado o contato com outros brincadores da cultura popular que serão convidados para brincarem juntos nos cortejos e/ou realizarem oficinas específica ampliando ainda mais o conhecimento e percepção do universo popular, no qual as trocas e compartilhamentos são princípios fundamentais em sua constituição, permanência e resistência.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha