1ª Edição - Redes e Ruas

Agência Jovem de Notícias: Sem fronteiras digitais

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O projeto prevê a criação de núcleos da Agência Jovem de Notícias a partir de adolescentes e jovens de 13 à 29 anos participantes de atividades nos Telecentros, Praças Digitais, Pontos de Cultura e iniciativas de inclusão digital na cidade de São Paulo. Eles vão produzir e disseminar informação de interesse comunitário em formato híbrido (físico e digital).

Site: http://www.agenciajovem.org/wp/ http://www.agenciajovem.org/wp/

Descrição

O prevê a criação de núcleos da Agência Jovem de Notícias a partir de adolescentes e jovens de 13 à 29 anos participantes de atividades nos Telecentros, Praças Digitais, Pontos de Cultura e iniciativas de inclusão digital na cidade de São Paulo. Eles vão produzir e disseminar informação de interesse comunitário em formato híbrido (físico e digital), utilizando os princípios e técnicas da educomunicação, do jornalismo social, comunitário e colaborativo.
Além disso, vão desenvolver aplicativos para smartphones para fins sociais e comunitários e promover atividades de mobilização social entre seus pares e com o público em geral.
Será um percurso de seis encontros, ao longo de três meses, em que os jovens desses espaços receberão formação em direitos humanos, desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação, produção de peças e conteúdos de comunicação (cartazes, zines, fotonovelas, textos, fotos, vídeos), intervenções urbanas e digitais, mobilização social e ocupação cultural e social do espaço público.

Objetivos:

• Criar 12 núcleos locais da Agência Jovem de Notícias em diferentes bairros da cidade de São Paulo, a partir de parcerias entre Viração, instituições e associações que administram Telecentros e Pontos de Cultura;
• Sensibilizar adolescentes e jovens para a compreensão dos seus direitos e para o uso de novas tecnologias digitais móveis e do processo de produção colaborativa de conteúdos multimídias (texto, ilustração, áudio, vídeo e fotografia);
• Mobilizar e formar adolescentes e jovens para a produção colaborativa de informações sobre suas comunidades e sobre a cidade, bem como incidir em debates políticas públicas, além de realizar intervenções em suas comunidades e ocupar diferentes espaços públicos.

Os temas básicos de formação que serão abordados em oficinas são:

1. Direito Humano à Comunicação e Comunicação para a Garantia de Direitos
2. Internet, redes sociais e webcidadania;
3. O que é ser adolescente e jovem: discurso e conceitos sobre essa fase da vida;
4. Direitos dos adolescentes e jovens (ECA e Estatuto da Juventude);
5. Jornalismo colaborativo;
6. Linguagens: Rádio, Vídeo, Fanzine, Jornal Mural, Fotonovela, HQ e produção de aplicativo para smartphone;
7. Mapeamento dos ativos de comunicação e construção coletiva de um plano de comunicação e de mobilização social;

A metodologia está estruturada em três eixos distintos e que se complementam entre si: formação, mobilização e produção.
O projeto trabalhará com os seguintes princípios metodológicos: cidade educomunicadora articulando agentes, educomunicação entre pares, multimídia, intervenção urbana e digital, enredamento, produção de conteúdo, educação democrática e multidisciplinaridades.
Os produtos finais previstos no projeto serão concebidos e planejados pelos próprios adolescentes e jovens com a facilitação de educomunicadores da Viração. Notícias, podcasts e vídeos serão publicados no site www.agenciajovem.org.
Como encerramento das atividades, no mês de junho, as produções serão apresentadas em um evento no centro de São Paulo.

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Viração Educomunicação

Viração Educomunicação é uma organização social de comunicação, educação e mobilização social entre adolescentes, jovens e educadores que tem como missão fomentar e divulgar processos e práticas de educomunicação e mobilização para a efetivação do direito humano à comunicação e para a transformação social.