marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Griot: de Geração a Geração tem como objetivo reunir uma coletânea de memórias de famílias afro-brasileira, alemã, espanhola, indígena e japonesa que consiste na grande parte dos moradores e descendentes dos fundadores dos bairros de Parelheiros e Itaquera. O projeto articula ações culturais e históricas por meio de registro de histórias passadas de geração em geração.

Descrição

GRIOT: DE GERAÇÃO A GERAÇÃO


RESUMO
O projeto Griot: de Geração a Geração na Mídia Cidadã tem como objetivo reunir uma coletânea de histórias e memórias de famílias afro-brasileira/nordestina, alemã, espanhola, indígena e japonesa que consiste na grande parte dos moradores e que são descendentes dos fundadores dos bairros Barragem, Colônia e Nova América em Parelheiros, na sul, e de Artur Alvim e Itaquera,na zona leste de São Paulo. Com o intuito de mostrar essas histórias que aos poucos são esquecidas pelos moradores, o projeto propõe articular ações culturais e históricas por meio de registro de histórias passadas de geração em geração e mostras de fotos e vídeos que relembrem suas trajetória em Parelheiros. O projeto Griot: de Geração a Geração na Mídia Cidadã pretende contribuir, assim, para a convivência entre diferentes gerações, para que a cultura desses povos não seja perdida pelo tempo e para a ampliação do conhecimento dessas ricas culturas.

JUSTIFICATIVA
O projeto será desenvolvido nas regiões de Itaquera e Parelheiros. Em Itaquera e Artur Alvim, existem famílias cujos antecedentes lutaram na Revolução Espanhola na década de 30. Já na região de Parelheiros, periferia sul de São Paulo, nos bairros de Barragem, Nova América e Colônia. A região, majoritariamente rural, representa 24% da cidade de São Paulo e possui importante patrimônio ambiental e cultural que precisa ser preservado e pode se transformar em destino de turismo, lazer e recreação da metrópole, de forma ambientalmente e economicamente sustentável e responsável. Destacam-se como pontos fortes da região: a) área com importante patrimônio ambiental (Área de Proteção Ambiental – APA Bororé-Colônia e APA Capivari-Monos) e histórico-cultural (comunidades alemã, indígena, japonesa, afro-brasileira e nordestina); b) potencial de maior área agrícola do município; c) potencial de desenvolvimento turístico sustentável.
Nesses doze meses, o projeto Griot: de Geração a Geração fortalecerá esta prática de levar familiares e suas histórias para o lugar onde cresceu o número de acesso - a internet - e valorizar seus saberes.
O projeto tem como referência a figura dos griots – contadores de história do continente africano que escutam e recontam as histórias do seu povo.

OBJETIVO GERAL
O objetivo do projeto é valorizar as memórias e histórias dos moradores de Parelheiros - nos bairros de Barragem, Colônia e Nova América - e Itaquera- nos bairros de Itaquera e Artur Alvim, destacando a cultura afro-brasileira/nordestina, alemã, espanhola indígena e japonesa, articulando a cultura Griot e práticas de incentivo a leitura por meio de ferramentas de comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Recuperar as memórias, histórias e culturas afro-brasileira/nordestina, alemã, espanhola, indígena e japonesa presentes na região de Parelheiros (bairros de Barragem, Colônia e Nova América) e Itaquera (bairros de Itaquera e Artur Alvim).
2. Criar registro visual das informações e materiais coletados, para mostra cultural via internet.

PLANO DE TRABALHO
Objetivo 1: Recuperar as memórias, histórias e culturas afro-brasileira/nordestina, alemã, espanhola, indígena e japonesa presentes nas regiões de Parelheiros e Itaquera.

Ação A: Mapeamento das pessoas mais velhas dos bairros.
Atividade A1: Conversas com moradores e instituições.
Atividade A2: Pesquisar esses moradores.
Atividade A3: Reuniões semanais para organização das ações e documentos do projeto (relatórios e autorização de uso de fala e imagem).

AÇÃO B: Registro das histórias.
Atividade B1: Entrevistas com os moradores.
Atividade B2: Transcrição das entrevistas.

AÇÃO C: Formação sobre a cultura pesquisada.
Atividade C1: Encontro com um especialista.

AÇÃO D: Avaliação e relatório final desta etapa.
Atividade D1: Avaliação da primeira etapa para monitorar os resultados e realizar os ajustes necessários.

OBJETIVO 2: Criar registro visual das informações e materiais coletados para mostra cultural

AÇÃO A: Aprimorar o que já está feito.
Atividade A1: Reescrever todas as histórias contadas pelos moradores.
Atividade A2: Organizar as receitas ditadas por esses moradores.
Atividade A3: Editar os vídeos

AÇÃO B: Confecção de um catálogo com as imagens feitas nas entrevistas.
Atividade B1: Confeccionar um catálogo com as fotos de cada morador entrevistados juntamente com as suas receitas e histórias.
Atividade B2: Organização das ações do projeto e avaliação.

CRONOGRAMA
Atividades/Período:

* Pesquisar os moradores
Meses: Setembro, Outubro, Novembro, Janeiro, Abril.
*Conversas com moradores e instituições
Meses: Outubro, Novembro, Fevereiro, Março, Maio.
*Organização das ações do projeto
Meses: Todos os meses (semanalmente).
*Entrevistas com moradores
Meses: Novembro, Dezembro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho.
*Transcrição das entrevistas
Meses: Março, Abril, Maio, Junho, Agosto.
*Encontro com um especialista sobre o tema abordado
Meses: Outubro, Janeiro, Abril, Maio.
*Avaliação da primeira etapa para monitorar os resultados e realizar os ajustes necessários
Meses: Janeiro, Fevereiro, Julho, Agosto.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Tamy Melo

Sou Agente Comunitário de Cultura, onde trabalho com o Griot: de Geração em Geração. O objetivo do projeto é valorizar as memórias e histórias dos moradores de Parelheiros (Zona Sul) e Itaquera (Zona Leste) destacando a cultura afro-brasileira/nordestina, alemã, espanhola, indígena e japonesa, articulando a cultura Griot em vídeos e fotografias por meio de ferramentas de comunicação.