marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Os principais objetivos deste projeto são resgatar e promover brincadeiras tradicionais por meio da afirmação da cultura da infância. Estimular à ocupação dos espaços públicos (praças) propondo experiências de pertencimento à cidade, e o resgate a dignidade humana, de lazer como um direito para se viver bem. Criar e divulgar a cultura da infância através do blog.

Site: http://brincantesurbanos.blogspot.com.br/ http://brincantesurbanos.blogspot.com.br/

Descrição

Acredita-se que o brincar é essencial para o desenvolvimento da criança. É por meio dele que compreende os diversos papéis sociais, faz descobertas e atribui novos sentidos as coisas. Por meio do brincar, podem compreender melhor as questões de seu bairro, entender e aprender a se relacionar com colegas e familiares, favorecendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Para a pedagoga Maria Amélia Pereira (Péo), da Casa Redonda e Oca de Carapicuíba: "Ainda muito pouco entendida pelos adultos, mas bastante vivido e experimentado por todas as crianças, o brincar, na verdade, é o modo através do qual a criança vai se apropriando do mundo que está à sua volta. É uma linguagem que nasce no corpo e convive com uma noção de tempo e espaço diferente do mundo adulto". Ela diz ainda: “O brincar, como diz Mario de Andrade, socializa mais do que uma sessão solene e eu concordo com ele. Elas aprendem, ao brincar, o que é alegria, liberdade e prazer, e não abrem mão desses valores durante as suas vidas”.
É comum em todas as regiões periféricas de São Paulo, incluindo a região do Campo Limpo, a crescente exposição das crianças a horas na frente da televisão, prejudicando o seu desenvolvimento, tanto na dimensão intelectual - uma vez que diante da televisão a criança vive passivamente o que lhe é apresentado -, quanto no âmbito afetivo e social. Sabe-se que a brincadeira é a linguagem primeira da criança, é brincando que ela se desenvolve e desenvo­lve novas formas de se relacionar ativamente com o mundo, com o outro e consigo mesma. Entretanto, casas com espaços cada vez mais reduzidos, longas jornadas de trabalho dos pais/cuidadores, medo da exposição dos filhos à violência das cidades, longas distâncias percorridas de casa ao trabalho, reforçam cada vez mais o isolamento das crianças em suas casas, afastando-as do convívio social, das brincadeiras coletivas e das brincadeiras tradicionais, o que acaba por privá-las de viver plenamente suas infâncias, além de oferecer como possibilidade de diversão, muitas vezes, apenas a televisão ou o consumo de brinquedos e aparelhos eletrônicos.
Pensando em colaborar no enfrentamento deste problema, o Coletivo Brincantes Urbanos juntamente com o coletivo Achadouros de histórias, já realiza brincadeiras e mediação de leitura no interior da Brechoteca (Biblioteca comunitária) e acredita na ocupação dos espaços públicos como espaços do brincar, tendo recentemente realizado atividades na recém-inaugurada Praça/Quadra poliesportiva do piscinão do Jd. Rebouças propõe ampliar suas atividades e seu território de atuação, realizando brincadeiras e mediação de leitura na Praça João Tadeu Priolli (Praça Campo Limpo - wi-fi).
Na sociedade de consumo, onde se tem notado cada vez mais a deterioração da qualidade de vida urbana, os espaços públicos nem sempre são ocupados como lugares de convivência. Muitas vezes pouco aconchegantes e convidativos, são lugares de passagens. As praças da cidade de São Paulo não são diferentes: hoje estão bastante associados ao medo, à violência. Mas acredita-se que o crescente movimento de ocupação desses espaços na cidade tem atraído pessoas a viverem experiências de pertencimento à cidade, de resgate à dignidade humana, de lazer como um direito para se viver bem.
Em observância a essas questões, num cenário que nota-se tímidos investimentos para criação, ampliação e revitalização de equipamentos de lazer e convivência na zona sul da cidade de São Paulo, acredita-se que o Projeto Comigo não Morreu! além de atender crianças, adolescentes e pais/mães/cuidadores em seu direito ao lazer, ao livro e a brincadeira, pode contribuir para o fortalecimento de laços de convivência, solidariedade e socialização entre indivíduos, além de potencializar a articulação entre o lazer e os demais direitos sociais que atendem às necessidades humanas da população do Campo Limpo e adjacências.

Nossas Ações:
- Encontro do Brincar e mediação de Leitura na praça João Tadeu Priolli (Praça do Campo Limpo).
- Oficinas do Brincar pesquisa e vivência de brincadeiras
- Criação do Blog do projeto com eventos e dicas e notícias sobre o brincar e a ocupação dos espaços públicos
- Mapa da cidade que brinca: mapeamento de projetos que atuam com jogos e brincadeiras
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Brincantes Urbanos

Nosso coletivo tem como objetivo fomentar brincadeiras tradicionais por meio da afirmação da Cultura da Infância, estimular a ocupação de espaços públicos propondo experiências de pertencimento a cidade.