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Inscrições abertas de 01/10/2014 a 30/09/2015 às 23:59 .

A oficina tem o foco em brincadeiras de rodas, cantigas, e danças populares, muitas presente na infância, mas que fomos esquecendo. A proposta e mergulhar e perceber o quanto essas vivências são o canal de comunicação com o outro.

Descrição

A oficina tem o foco em brincadeiras de rodas, cantigas, e danças populares, muita presente na infância, mas que fomos esquecendo. A proposta e mergulhar e perceber o quanto essas vivências são o canal de comunicação com o outro, através da recriação da: dança, música, jogos, expressões, brincadeiras etc. organizamos nossa maneira de estar e se colocar no mundo e ao mesmo tempo descobri-lo.
A proposta utiliza três vertentes que é: a assimilação, recriação e invenção, essenciais para o entendimento de algumas manifestações que serão vivenciadas no decorrer da oficina, tais como: coco, ciranda, caboclinho, jongo, batuque de umbigada, etc. Se faz necessário nos dias atuais reconhecer nossas origens históricas culturais, reconhecendo assim a diversidade cultural que constrói as nossas identidades.

Objetivos
Ampliar o repertório histórico sócio cultural através das abordagens e vivencias culturais;
Promover o contato com diversas manifestações e brincadeiras da cultura popular do sudeste e do nordeste, através das brincadeiras, dança, canto, percussão corporal etc.
Público alvo: Crianças e Adolescentes

Justificativa
Promover esse espaço de brincadeiras e ludicidade no território do Lajeado, é importante por ser um espaço urbano caracterizado como vulnerável, violento poucas oportunidades, estruturalmente e socialmente subdesenvolvido, e abrir um espaço para debater propor e vivenciar experiências culturais, potencializa a mobilização da comunidade, assim como a criação de um repertório lúdico que se desdobra nos espaços sociais e nas relações. Os brincantes da cultura popular reconhecem nas manifestações culturais uma fonte geradora de arte, um patrimônio artístico diversificado capaz de abranger todas as formas de expressão artística: canto, dança, música, história, poema, teatro, brincadeiras etc.
Ao abordar a cultura tradicional, propomos explorar estas três vertentes: Assimilação, Recriação e Invenção: O mestre transmitindo aos seus aprendizes, o educador mapeando as experiências e repassando os seus aprendizados aos alunos, e os alunos na inventividade de seu cotidiano.
ASSIMILAÇÃO: o objetivo é retratar, com a maior fidelidade possível, aquela manifestação no seu contexto social e afetivo. Para isto, o artista deve se transformar num verdadeiro pesquisador.
RECRIAÇÃO: Depois de incorporar as manifestações populares, o artista promove alterações e transformações, dando uma nova feição ao tradicional. No processo de recriação, entretanto, a origem inspiradora está sempre clara.
INVENÇÃO: Quando a assimilação se torna orgânica e a recriação se transforma num processo diário, o artista se vê diante das possibilidades da invenção. Daí surge soluções surpreendentes, dando origem a uma terceira vertente, onde todos os elementos se comunicam.
Apropriação das manifestações populares como fonte de transformação e construção de identidades.

As oficinas serão desenvolvidas no galpão da associação dos moradores do Jd.Augusto, Vila Claudia e adjacências e no Centro Para Crianças e Adolescentes no jardim lourdes. As atividades ocorrerão intercaladas, uma semana na Associação e a outra no Centro para Crianças.

Desenvolvimento do conteúdo:
Encontros semanais
Duração: 2hs por encontro

Estrutura dos encontros:
1. Aquecimento, alongamento;
2. Jogos de integrações;
3. Corpos Rítmicos;
4. Criação;
5. Discussão;
6. Alongamento, avaliação;

Tema Atividades Materiais
Brincadeiras e cantigas de roda;
Cirandas;
1. brincadeiras com nomes, para o desenvolvimento grupal;
2. Criação de quadrinhas para as brincadeiras de roda;
3. Percussão e expressão corporal , exercícios teóricos e práticos;
4. Dançando e compondo cirandas; . CD: Cabelo de Maria;
. A barca;
. Pesquisa: Projeto Bira;
.CD Cirandas: Lia de Itamaracá.
.Rodas infantis brasileiras;
Palavra Cantada Brincadeiras musicais
Brincadeiras e cantigas de roda;
Jongo;

1. Brincadeiras de copos, brincadeiras de roda;
2. Brincadeiras percussivas corporais;
3. Passos do jongo;
4. recriações e improvisações; Vídeo: Danças Brasileiras – Jongo.
Vídeo: Feiticeiros da palavra;
. Cd: Jongos do Brasil

Brincadeiras e cantigas de roda;
Coco;

1. Brincadeiras de mãos;
2. Cantigas e criação de quadrinhas;
3. Frases rítmicas do coco, percussiva e corporal;
4. Passos e releituras do coco;
CD: Coco Raízes Arcoverde;
CD: Coco Ouricori
Filme: Danças Brasileiras – Coco.
Pesquisa de quadrinhas – Jangada Brasil.
Brincadeiras e cantigas de roda;
Rever as danças; 1. Revisão das brincadeiras e danças apresentada;
2. reeleituras;
3. Registros e avaliações;



CRONOGRAMA DAS AÇÕES
Atividades/mês 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Organização, divulgação e inscrição x
Brincadeiras de roda e cirandas x x x
Brincando de jongar x x x
Brincando de coco x x x
Brincando de revisar x x x
Registro das Atividades x x x x x x x x x x x x
Apresentação para a comunidade x



Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Patrícia Alves

Sou moradora do distrito do Lajeado Guaianases a pouco mais de 20 anos. Migrante nordestina foi aqui que iniciei a militância nos movimentos sociais e culturais. Participo de coletivos culturais principalmente de manifestações populares, jongo, coco, maracatu e grupos que pesquisam e vivenciam as manifestações do vale do paraíba (calango, congada, Moçambique etc.)