marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O festival musical acontece bimestralmente no bosque vargem grande ,e consiste basicamente em dar oportunidades a grupos musical da região ..e ao mesmo tempo criar um ponto cultural neste local já que o espaço com 6.600 m² existe a 25 anos e não era utilizado para nenhuma finalidade.

Descrição

PROPOSTA DE ATUAÇÃO


Atividade proposta
A realização dos eventos durante um ano acontecendo Bimestramente.
Introdução
O Festival “Agita Cratera” foi idealizado em 2009 por iniciativa do ativista cultural Fernando “Bike” em homenagem à comemoração do aniversário do bairro de Vargem Grande. Desde então o evento é realizado anualmente e conta com apresentações musicais e teatrais, sendo a maior iniciativa cultural do bairro desde então, conforme atestam os registros de imprensa anexados.
Vargem Grande se encontra localizado no extremo sul do município de São Paulo, dentro dos limites da Área de Preservação Ambiental (APA) Capivari - Monos, exatamente na Cratera da Colônia, uma estrutura geológica rara formada através do impacto de um meteoro há aproximadamente 20 milhões de anos atrás. Nesta cratera de 3,6 km de diâmetro surgiu o bairro nos fins dos anos 80 através de loteamentos organizados principalmente por moradores do distrito do Grajaú, e que hoje conta com cerca de 50 mil habitantes.
A comunidade de Vargem Grande tem grande defasagem de serviços públicos e está inserida em Parelheiros, um dos distritos com pior Índice de Desenvolvimento Humano da cidade. Não existe nenhum equipamento público de cultura no bairro e todas as iniciativas nesse sentido são organizadas de forma autônoma pela população, como o próprio “Agita Cratera” mas também o Cine-Esquina (projeção de filmes em espaço público na Avenida das Palmeiras, a veia central do bairro) e o Sarau da Esquina (realizado todo primeiro sábado do mês em comércios locais), também iniciativas comunitárias de Fernando Bike.
Recentemente a Prefeitura Municipal instituiu o Pólo Turístico de Parelheiros, uma política pública de valorização do potencial da região nas áreas de turismo ambiental, rural e gastronômico. A valorização do Parque Natural Municipal da Cratera do Colônia, onde se localiza Vargem Grande, vai no sentido de promover o desenvolvimento sustentável da região.

Objetivos
• Ampliar o acesso a iniciativas culturais da população de Vargem Grande;
• Divulgar o trabalho de artistas locais de forma ampla;
• Criar uma referência cultural fixa no bairro, aproximando visitantes do Pólo Turístico de Parelheiros;
• Conscientizar a população do bairro sobre a história local e a necessidade da preservação ecológica e da sustentabilidade.

Área da Atuação
Realizado como uma iniciativa de valorização de Vargem Grande, o “Agita Cratera” bimestral será realizado em local fixo e tem como público principal os próprios moradores do bairro. Além disso, devido a proximidade geográfica, moradores do restante do distrito de Parelheiros e dos distritos vizinhos de Grajaú e Marsilac também tem possibilidade de acompanhar o evento.

Plano de Trabalho
Conforme o combinado segue a base do projeto com a readequação.
A realização dos eventos durante um ano acontecendo bimestralmente segue as datas
09 de novembro de 2014
25 de janeiro de 2015
08 de março de 2015
10 de maio de 2015
12 de julho de 2015
13 de setembro de 2015
Com Inicio ás 14:00 e Encerramento ás 18:00 horas.
Os Cincos Primeiros Eventos Será Realizados Na AV.DAS PALMEIRAS Enfrente Ao N°33 (Bosque) Vargem Grande.
O Ultimo Evento Acontecera Na Rua:Beija Flor de Esquina Com Rua dos Coqueiro Enfrente a Escola E.M.E.F VARGEM GRANDE.
Publico de todas idades.
Importante ressaltar que o evento será organizado no bosque Local que até então é abandonado sem nenhuma utilização dos moradores do bairro, segundo pesquisa feita no bairro entre os moradores e que se utilize esse espaço como uma área de lazer e entretenimento, sem esquecer-se de preserva as espécie de árvores nativas que ali se encontra.
O local do evento Foi Escolhido além de ser um desejo da comunidade, conseguiremos no mesmo espaço propagar a cultura com apresentações de talentos da região e ao mesmo tempo educar ambientalmente o público que ali comparecerão (de acordo com a proposta do projeto).
No que diz respeito sobre a conscientização de valorizar a história utilizaremos fotos antigas onde será possível contar sobre a luta e a resistência pelo direito à moradia ao longo dos 25 anos do bairro vargem grande.
O festival musical terá no máximo quatro apresentações musicais por evento, e no ultimo evento a ser realizado 13 de setembro de 2015 irão se apresentar os melhores músicos de acordo com a escolha do publico em uma votação na pagina do evento e ou por questionário apresentado no decorrer de cada evento.
1ª Etapa (Atividades iniciais)
• Construção de página eletrônica e perfis nas redes sociais para divulgação do evento.
• Criação de nova identidade visual do evento, relacionando-o ao Programa Agente Comunitário de Cultura e ao seu novo caráter bimestral, para utilização nos materiais de divulgação virtual e gráfica (cartazes, panfletos e faixas).
• Formação de equipe de apoio para organização e divulgação das atividades.

2ª Etapa (Atividades bimestrais)

• Divulgação do evento para artistas interessados em participar, principalmente artistas locais e afinados com a proposta do projeto de valorização comunitária.
• Contatos formais com setores ativos da comunidade (ambientalistas, empresários, educadores, jornalistas, religiosos, esportistas, entre outros) para o convite à construção e divulgação do evento.
• Confecção e distribuição dos materiais de divulgação do “Agita Cratera” na rede de apoiadores já consolidada pelo formato anterior do evento.
• Realização do evento bimestralmente em finais de semana apropriados, com utilização de meios próprios de estrutura e som.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Fernando Bike

Agitador cultural organizador de diversos evento entre eles aniversario de do vargem grande em 2009 por cinco anos consecutivos,cine esquina etc...