Agente Comunitário de Cultura - 1ª edição (2014-2015)

Agente Comunitário de Cultura - Yvison Pessoa

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Projeto elaborado e executado pelo Agente Comunitário de Cultura, Yvison Pessoa. As ações contempladas circulam pelas linguagens da cultura popular, cultura negra e cultura periférica, onde o samba é o eixo norteador.

Descrição

Resultado I: Rodas com o Berço do Samba de São Mateus

Breve Descrição: as rodas com o Berço do Samba de São Mateus são uma tradição na região. Composições que retratam o bairro, sua história e mitos, criam uma identidade muito forte com a população local.
Operacionalização: as rodas de samba irão acontecer na antiga usina de compostagem e no espaço São Mateus em Movimento, com entrada gratuita.
Cronograma simplificado: as rodas de samba serão quinzenais, acontecendo sempre aos sábados.

Resultado II: Oficinas culturais “Tambores de São Mateus”

Breve Descrição: as oficinas Tambores de São Mateus são desenvolvidas por Yvison Pessoa desde 2007. O público prioritário são adolescentes e jovens da região. Além das técnicas específicas, as oficinas também contam com conteúdos transversais: sociabilização e conhecimentos inerentes à cultura africana.
Operacionalização: acontecem no Espaço São Mateus em Movimento. Cada oficina possui 2 horas de duração.
Cronograma simplificado: as oficinas acontecerão quinzenalmente, geralmente às quartas feiras no período da manhã.

Resultado III: Curso intensivo “Africanidades”

Breve Descrição: O Curso Africanidades – Tradição, Cultura e Resistência – Semeando vivências foi desenvolvido pelo Instituto de Educação e Cultura Mwana Zambe em conjunto com o Instituto Latino Americano de Tradições Bantu (ILABANTU). Yvison Pessoa é um dos educadores responsáveis pelo curso.
Operacionalização: Yvison irá articular a vinda do curso para a região de São Mateus. A intenção é oferece-lo gratuitamente para a população local, no Espaço São Mateus em Movimento. Para tanto, Yvison irá buscar outros apoios durante a execução deste projeto.
Caso não consiga esta parceria, Yvison se compromete a, pelo menos, realizar o seu módulo: “A Musicalidade afro-brasileira”.
Cronograma simplificado: o curso completo tem a duração de dois meses e acontecerá ao final do projeto (últimos dois meses).
Mais informações sobre o curso “Africanidades”: http://mwanazambe.org/

Galeria

evento entre e Baixar Planilha