marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 21/02/2015 a 30/04/2015 às 23:59 .

A proposta de Júlio Araújo do Nascimento pretende promover práticas culturais relacionadas à formação e difusão musical da cultura popular, especialmente das manifestações e ritmos do Nordeste Pernambucano, por meio de oficinas de percussão e cultura popular orientadas em espaços públicos e comunitários da Cidade Ademar e Pedreira.

Site: https://grupomaracagueto2014.wordpress.com/ https://grupomaracagueto2014.wordpress.com/

Descrição

A proposta de Júlio Araújo do Nascimento pretende promover práticas culturais relacionadas à formação e difusão musical da cultura popular, especialmente das manifestações e ritmos do Nordeste Pernambucano, por meio de oficinas de percussão e cultura popular orientadas em espaços públicos e comunitários da Cidade Ademar e Pedreira. As atividades propostas tem como objetivos a imersão e vivências musicais para ampliar conhecimentos sobre as manifestações culturais pernambucanas, compartilhando saberes sobre ritmos como a ciranda, o coco de roda e o maracatu.
Para o desenvolvimento da proposta, serão oferecidas durante doze meses: oficinas trimestrais, workshops com artistas convidados da cultura popular, sambadas, cortejos e uma mostra aberta destacando as ações de todo processo. As oficinas gratuitas de iniciação artística, visam o aprimoramento estético e técnico, a informação e a formação de crianças, jovens e adultos para manifestações artísticas, qualificando de modo sistematizado para adquirirem qualificação em produções artísticas do gênero.
Serão abordados conhecimentos da cultura popular nordestina que abranjam o contexto histórico e cultural dessas manifestações musicais, a fim de proporcionar saberes e vivências para novos públicos sobre a cultura popular dos batuques do nordeste brasileiro, seus ritmos e melodias características, fortalecendo essa herança musical presente também no contexto urbano das periferias e grandes centros da cidade de São Paulo.
A importância da proposta para região está articulada a produção local formada ao longo dos últimos anos, devido a produção de artistas e grupos formados nas localidades da Cidade Ademar e Pedreira que fomentaram ações para divulgar e incentivar a cultura popular entre o mais diverso público com origem e não origem na cultura nordestina.
O projeto pretende inserir o público participante numa experiência de troca e formação musical aliada à cultura e inclusão social de uma música e cultura genuinamente nordestina, esta que por sua vez, não recebe tanto apoio como as culturas de massa para garantirem à manutenção de suas manifestações nas regiões fora dos grandes centros urbanos.
A proposta além de divulgar a cultura popular e fortalecer suas manifestações, tem o interesse de articular produtores locais e outras regiões durante as atividades do processo de formação para dar visibilidade e construir experiências de troca cultural entre todos participantes, convidando músicos, dançarinos, artistas e grupos do gênero para compartilhar ações, com intuito de potencializar essas manifestações populares na região.
As atividades da Proposta para os doze meses estão divididas entre Oficinas de Percussão e Cultura Popular ( Ciranda, Coco e Maracatu), Workshops de Artistas Convidados, Sambadas, Cortejo e uma mostra.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha