marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Atividades com ações focadas na juventude como protagonistas em ações dentro do espaço escolar a partir de grêmios estudantis e fazendo uma ponte com movimentos culturais na região da periferia da zona sul de São Paulo.

Site: http://todaheresia.tumblr.com http://todaheresia.tumblr.com

Descrição

Projeto literário e de formação para jovens de escolas públicas inseridas em regiões dentro ou próximas a periferia, que pretende apresentar a linguagem dos Saraus nas escolas com rodas de conversa que interajam com a disciplina de português enquanto trabalha junto com a escola e equipamentos socioculturais da região para a criação e fortalecimento dos grêmios estudantis visando o fortalecimento da juventude em suas ações e a inserção nas “redes” comunitárias da região.
Objetivo
Adentrar o espaço escolar através de saraus literários e musicais para a juventude periférica, com rodas de conversas sobre criação de textos e outras produções culturais, apresentando as ações que atuam na região e como chegar até essas ações. Visando principalmente o fortalecimento dos grêmios estudantis nas escolas para que estes sejam os protagonistas das produções culturais em primeira vista dentro do espaço escolar enquanto interagem com ações fora da escola fortalecendo assim os equipamentos, movimentos e coletivos socioculturais que agem na região.
Em meio a tantos movimentos e informações circulando através das mídias, a juventude moradora das periferias, se depara com um universo em constante contradição que lhe diz oferecer estrutura e equipamentos socioculturais para que se desenvolvam plenamente como cidadãos (na região em questão, Zona Sul da cidade) e que ao mesmo tempo não lhe oferece a oportunidade de conhecer esses agentes, tornando árduo o trabalho de desenvolvimento comunitário e do próprio jovem em questão.
Devido a constante pressão sobre sua estética, vida social e anseios “da idade” abrem-se lagunas cada no trabalho cultural por não conseguir atrair esses jovens da forma como eles desejam (sendo protagonistas das ações e não como “atendidos”). Eis que o objetivo principal do projeto é interligar esses protagonistas no espaço onde convivem e saboreiam novas experiências, ou seja, na escola e em seu bairro, na base de levar as produções como o Sarau, Oficinas que conversem com as disciplinas escolares para dentro do espaço escolar e fortalecendo o trabalho feito fora dela com um intercambio desses jovens levando-os a conhecer os equipamentos e movimentos socioculturais através de discussões atuais sobre gêneros de escrita e outras vivências oferecidas pelas organizações que atuam na região como a Associação Bloco do Beco, Sacolão das Artes, Agencia Popular Solano Trindade e outros.
Plano de trabalho
ESCOLA VIANELLO
MÊS 1 Apresentação do projeto nas escolas e nas associações (contato sobre interesse em realização já feito até a entrega do projeto)
MÊS 2 Adequação da proposta junto com as escolas, organizações, jovens e grêmios (se já formados) para ajustes com calendário e uso dos espaços.
MÊS 3 Na primeira quinzena - roda de conversa sobre produção cultural e equipamentos culturais da região
Na segunda quinzena – Articulação para realização do Sarau nas escolas
MÊS 4 Na primeira quinzena – Circulação na região para sugestões de programação articulação para atividades extra projetos que desenvolvam demandas sugeridas pelos jovens
Na segunda quinzena – realização do Sarau nas escolas

MÊS 5 Na primeira quinzena – Roda de conversa com articuladores e produtores culturais da região
Na segunda quinzena – Articulação para realização do Sarau
MÊS 6 Na primeira quinzena – Circulação na região para sugestões de programação articulação para atividades extra projetos que desenvolvam demandas sugeridas pelos jovens
Na segunda quinzena – Realização do Sarau nas escolas
MÊS 7 Apresentação do projeto nas escolas e nas associações (contato sobre interesse em realização já feito até a entrega do projeto)
MÊS 8 Adequação da proposta junto com as escolas, organizações, jovens e grêmios (se já formados) para ajustes com calendário e uso dos espaços.
MÊS 9 Na primeira quinzena - roda de conversa sobre produção cultural e equipamentos culturais da região
Na segunda quinzena – Articulação para realização do Sarau nas escolas
MÊS 10 Na primeira quinzena – Circulação na região para sugestões de programação articulação para atividades extra projetos que desenvolvam demandas sugeridas pelos jovens
Na segunda quinzena – realização do Sarau nas escolas

MÊS 11 Na primeira quinzena – Roda de conversa com articuladores e produtores culturais da região
Na segunda quinzena – Articulação para realização do Sarau
MÊS 12 Na primeira quinzena – Circulação na região para sugestões de programação articulação para atividades extra projetos que desenvolvam demandas sugeridas pelos jovens
Na segunda quinzena – Realização do Sarau nas escolas

*Plano de trabalho deverá ser reformulado junto com os jovens e gestão das escolas tendo em vista seu calendário e levando em conta que assim o trabalho como “agente comunitário de cultura” seja o de oferecer opções para estes de como realizar as ações, dando a eles a autonomia e acompanhamento necessário para alcançar o objetivo proposto.
*O calendário escolar não irá interferir diretamente nas ações visando que o objetivo é dar autonomia para a juventude e visibilidade nas ações feitas na comunidade como um todo (dentro e fora das escolas)
*As rodas de conversas e produção literária serão realizadas duas vezes ao mês intercalando o uso do espaço escolar nos períodos correspondentes as aulas de literatura e língua portuguesa. E dos espaços existentes na comunidade (em associações e núcleos de formação).
*As ações meramente ilustradas no cronograma sendo aplicada em todas as escolas citadas

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Eduardo José da Silva

Nascido em 1992, afro-brasileiro, somador em ações culturais e outras coisas mais...