marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Ocupar praças e chamar a atenção através da música reggae sobre a necessidade de conservar espaços públicos, onde as intervenções culturais com sistema de som serão realizadas concomitantemente a um mutirão para limpeza do espaço.

Descrição

Projeto Radiola Perambulante










“A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo.” (François Guizot)



Christofher de Lima Machado
Radiola Preta Sistema de Som
São Paulo-junho/2014


Objetivo

Ocupar praças e chamar a atenção através da música reggae sobre a necessidade de conservar espaços públicos, onde as intervenções culturais com sistema de som serão realizadas concomitantemente a um mutirão para limpeza do espaço.
Pretendemos unir pessoas atingindo a relação entre espaço e cidadão através do resgate do uso público das praças para a produção e disseminação da cultura Sound System, no Brasil dita sistema de som, que consiste em tocar música na rua usando grandes caixas de som, amplificadores e toca discos. Retomamos o início desta cultura na Jamaica dos anos 50 levando música de qualidade a todas as pessoas e principalmente as socialmente vulneráveis.
Dialogar com outros artistas da região visando a produção de um fanzine para a divulgação da cultura local e dos eventos que realizaremos.
Transformar as praças do bairro em espaços conservados onde a população sinta-se bem e tenha vontade de cuidar e ocupar.


Justificativa

O tradicional bairro da Freguesia do Ó apresenta falta de opções de espaços culturais públicos. Percebendo essa demanda o projeto Radiola Perambulante viu a necessidade de, através do Sound System, disseminar a cultura musical pelo bairro e colaborar com a conscientização dos moradores para a conservação e ocupação das praças. Pretendemos apresentar para a sociedade o conhecimento do grupo em relação a cultura de rua, que notoriamente influencia a mudança de comportamento em relação ao modo como a cidade é ocupada, colaborando assim para o surgimento de agentes modificadores da realidade de suas comunidades locais.
O movimento Sound System desde seu surgimento na Jamaica leva música para as ruas, principalmente regiões periféricas proporcionando momentos de celebração da cultura afro. A retomada deste movimento nas periferias de São Paulo pretende apresentar um outro olhar sobre a África, desfazendo estereótipos e contribuindo com o fortalecimento da autoestima do público jovem negro, além é claro da construção de uma forma consciente de ocupação dos espaços públicos.



Área de atuação
A região a ser ocupada pela presente proposta é o bairro da Freguesia do Ó. Foram escolhidas doze praças onde serão realizadas apresentações musicais, mutirões para limpeza do local e conscientização sobre a necessidade de conservação dos espaços públicos.
A linguagem artística utilizada será a cultura Sound System que vem crescendo nos últimos anos na cidade de São Paulo. Os eventos serão amplificados pelo Radiola Preta Sistema de Som capitaneado por Christofher de Lima Machado.

Plano de Trabalho

As intervenções terão inicio às 14h e término às 21h. Os eventos serão no formato Sound System e acontecerão ao mesmo tempo em que o mutirão de limpeza, sempre no ultimo domingo de cada mês durante doze meses.
Disponibilizaremos sacos de lixo para coleta da sujeira da praça recolhida no mutirão e dos produtos consumidos pela população no dia da atividade(latas, garrafas, embalagens em geral), além de material informativo sobre reciclagem e descarte adequado de lixo. Serão elaborados flyers e cartazes para divulgar os eventos pela região e uma página em rede social.
O responsável pela produção geral será Christofher de Lima Machado.
Relação das praças a serem ocupadas:
1. Praça Santa Marcela – Av. Itaberaba
2. Praça do Cruzeiro
3. Praça Vitório Pestoni – Av. Edgar Facó
4. Praça Ministro Escrivá – Av. Fuad Lutfalla
5. Praça José Benedito da Silva - Rua Silvério Lellis
6. Praça Flavio Rangel – Av. Miguel Conejo
7. Praça Quarto centenário da freguesia do ó
8. Praça amigos do Ó - Rua Santa Lucia Filippini
9. Praça da Rua Miguel Helou - Av João Paulo I
10. Praça Aquiles Silvestre – Av. João Paulo I
11. Praça Nossa Senhora do Ó – Matriz
12.Praça Antônia Espinosa Picerni- Av. Petrônio Portela


Cronograma
DATA LOCAL INÍCIO TÉRMINO
31/08/2014 Praça Sta Marcela 13:00 20:00
28/09/2014 Praça do Cruzeiro 13:00 20:00
26/10/2014 Pça Vitório Pestoni 13:00 20:00
23/11/2014 Pça Ministro Escrivá 13:00 20:00
28/12/2014 Pça José B. Silva 13:00 20:00
25/01/2015 Pça Flavio Rangel 13:00 20:00
22/02/2015 Pça 4º Centenário 13:00 20:00
29/03/2015 Pça Amigos do Ó 13:00 20:00
26/04/2015 Pça Miguel Helou 13:00 20:00
31/05/2015 Pça Aquiles Silvestre 13:00 20:00
28/06/2015 Praça Matriz 13:00 20:00
26/07/1015 Praça Antônia Espinosa Picerni 13:00 20:00
Obs: A ordem das praças poderá ser alterada.
No cronograma deixamos uma hora antes do início para montagem do som e uma hora antes do término para desmontagem.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Christofher de Lima Machado

Ras Christopher é Dj desde 2005 quando iniciou sua carrera fazendo frente no Coletivo Dub Sound, foi Dj step para inumeros artistas do reggae ao hip hop. Hoje é protagonista no Projeto Perambulante Radiola Preta Sistema de Som que tem como objetivo principal unir as pessoas ocupando espaços públicos ociosos para uma saudavel reunião com muito reggae music e um grande mutirão para a limpea do espaç