marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Em observancia das Metas para o Milenio 2010/2020 estabelecer rede de cooperação descentralizada entre equipamentos culturais da regional Jaçanã/Tremembé, e através de ações conjuntas nas expressões sócio-culturais em atividade, tecer no espaço das tecnologias da informação e da comunicação (tics) as linhas de busca para a transformação social.

Site: https://www.facebook.com/groups/zonanortenacultura/ https://www.facebook.com/groups/zonanortenacultura/

Descrição

Jaçanã / Tremembé é também uma região de contrastes. Temos na sua região central e mais abastada boa quantidade de equipamentos culturais e quase nada na sua região periférica, mas é nessa região que temos uma imensa população carente e em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, com alto indice de desemprego, com falta de conhecimentos, de qualificação e de oportunidades, sendo que muitos são delinquentes contumazes. E o alarmante é que nesse perfil se inclui uma quantidade imensa de população jovem, que buscam o trafico de drogas como fonte de renda, pois estão sem opções na vida e muitas vezes são rejeitados até pela própria familia. Com esse quadro entendemos que a discrepancia é muito maior e a divisão das riquezas sociais aqui também muito injustas, entretanto, temos ambiente propicio para implantar projeto Redes Sociais e Cultura de Paz para o Desenvolvimento Comunitário, pois temos capital humano de alta qualidade e ilhas de excelencia ao lado de pedaços com extrema carencia em todos os níveis. E como, de acordo com a Lei Rouanet "Aplicar em Cultura é investir na arte como instrumento de educação", e a Lei do Audiovisual "Reconhece-se o direito dos jovens á cultura" pretendemos trabalhar intensivamente com as comunidades locais e do entorno os processos culturais, porque acreditamos que mudanças positivas e duradouras tem que vir de dentro de cada comunidade. O foco do nosso trabalho é ajudar essas comunidades a liberar sua energia latente, seus recursos e sua confiança. As comunidades podem se ajudar melhir se forem inspiradas por espirito empoderador e se trabalharem de forma coletiva para o bem comum. No processo de trabalhar juntos se inicia o trabalho de consertar o tecido social, restabelecer uma conexão com a sociedade e o sentido cidadão, e transformar o desalento em orgulho. Focamos nossas ações nas raízes da sociedade e nosso propósito é impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. E para estender nosso alcance e impacto, todas as nossas atividades deverão proporcionar experiências e desafios para o cultivo de habilidades, confiança e atitudes empoderadas. As pessoas serão inspiradas para agir nas suas comunidades equipadas com técnicas para trabalhar juntas de forma cooperativa. Investir nosso tempo em pessoas, e esses esforços reverberam pela comunidade delas, é um tipo de acupuntura social - intervenções pequenas podem resultar em impacto grande.

São objetivos desse projeto:
- Divulgar as atividades dos espaços culturais locais e do entorno nas mídias de informação e de comunicação existentes (TICs): E.mails, E.groups, Blogs, Sites, Redes Sociais, Revistas, Jornais, Semanários, Rádios e TVs Comunitárias, etc.
- Alimentar as páginas das Redes Sociais e Blogs semanalmente e trazer para a comunidade um bancos de dados rico, sadio, educativo, com as nossas especificidades regionais e postar as notas, noticias, reportagens, publicidades, debates de interesse geral, e falar sobre o que acontece nos espaços culturais locais, nas entidades, nas comunidades e em outras localidades da cidade e até do mundo, envolvendo assim os cidadãos e cidadãs, tornando-os mais participativos e atuantes no processo do Desenvolvimento Sustentável, além de fornecer material substancial para o Desenvolvimento Comunitário com sustentabilidade e responsabilidade num processo solidário e participativo.
- Articular e promover ações conjuntas como: Rodas de Conversas, Fóruns, Seminários, Palestras, Oficinas, Cursos, Eventos de artes diversas e de manifestações populares nos equipamentos culturais locais, com práticas coletivas e interligadas entre equipamentos, pessoas, grupos, redes culturais e relacionadas á transformação social para mudanças de paradigmas, de pensamentos e de atitudes, e assim atrair o participante em busca do lazer, da oportunidade de debater sobre ações, valores e compromissos que contribuam com a diminuição da violência, de apresentar idéias e projetos que deram certo em algum lugar, da busca de formação para sua inclusão social e para tornar-se cidadão atuante na vida sócio-política-economica local, sempre em promoção do Desenvolvimento Comunitário e do empoderamento num mundo cada vez mais inter-relacionado.
-Através de visitas nas ongs ministrar palestras para seus participantes e de convites direcionados e personalizados para seus gestores e também seus assistidos buscar atrair e incentivar a participação popular, principalmente de pessoas de baixa renda, para a ocupação dos espaços culturais públicos e estabelecer a aproximação com a população para o fortalecimento desses espaços, otimizando-os, e das ações e atividades com baixo nível de procura por parte da comunidade, atencionando-as.

Área de atuação: Área 3 - Regional de Jaçanã / Tremembé e Regional Cachoeirinha / Brasilândia

Plano de Trabalho:
1- Divulgação das atividades dos espaços culturais locais e do entorno em tempo integral (12 meses)
Espaços:´
- Céu Jaçanã / Casa de Cultura Tremembé / Fábrica de Cultura Jaçanã / Museu da Memória Jaçanã / Biblioteca José Mauro de Vasconcelos / CIC Norte / Sebrae / CDMs / CDCs / CJs / Centros Culturais / Ongs / etc.
2- Alimentação das mídias TICs (Tecnologia da Informação e da Comunicação em tempo integral (12 meses)
- Blog Zona Norte na Cultura
- Facebook Neusa Cardoso dos Santos / Zona Norte na Cultura / Plano de Bairro Jaçanã/Tremembé
3- Articulação e Promoção de Ações Conjuntas uma vez por mês (12 eventos divididos entre os equipamentos culturais de acordo com as possibilidades)
- Rodas de Conversas / Fóruns de Desenvolvimento Comunitário / Seminários / Palestras / Oficinas / Cursos de Gestão do Conhecimento / Eventos de Artes diversas / Eventos de Manifestações Populares
4- Atrair e incentivar participação popular para ocupação dos espaços culturais - Em visitas constantes aos espaços sociais com palestras aos participantes e Com convites personalizados e dirigidos aos gestores e participantes.
- Festas e Eventos itinerantes / Visitas aos espaços sociais constantes / Convites personalizados e dirigidos / Captação de Recursos / Propaganda e Divulgação.

Compromisso de continuidade : Eu (Neusa Cardoso dos Santos)

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Neusa Cardoso dos Santos

Ag. de Desenvolvimento Sustentável / Direitos Humanos
(Redes Sociais, Comunidade de Projeto, Plano de Ação Local)
Ag. de Educação Socioambiental
(Jardinagem, Paisagismo, Projetos gráficos)
Ag. Multiplicadora de Memória Social
(Patrim. Histórico e Imaterial, Memórias Construídas, Hist. Oral)
Gestão de Negócios e Eco-culturas
(Projetos, Planejs, Plan. de Negócios, Empreend.)