1ª Edição - Redes e Ruas

Media Lab São Mateus em Movimento

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Polo periférico de cultura digital. Suas ações principais são: programa de formação na área de cultura digital; mostras de processo em espaços da cidade; grande espetáculo que una a cultura digital com manifestações tradicionais e urbana

Descrição

O Media Lab é um polo de cultura digital que será consolidado no Ponto de Cultura São Mateus em Movimento. A concepção e gestão deste projeto é compartilhada entre Toni William – membro do coletivo coletores, um dos únicos projetos de cultura digital desenvolvido pelo programa VAI II – e Aluízio Marino – gestor do ponto de cultura e parecerista de projetos de cultura digital do Fundo de Apoio a Cultura de Brasília.
O Ponto de Cultura, que será a base deste projeto, atua desde 2008 em São Mateus, funcionando também como uma rede de coletivos culturais (da qual ambos os gestores citados acima fazem parte). Um dos coletivos atuantes na rede é o Coletores, que desde 2008 atua no transito entre diferentes linguagens que vão da intervenção urbana à game arte, nos anos de 2009 e 2010 o coletivo realizou ações em diferentes pontos da cidade com projetos contemplados pelo programa VAI I, no qual desenvolveu obras que passaram por espaços como, Galeria Olído, Hacklab SESC, FILE, FONLAD (Portugal) entre outros, em 2011 foi contemplado pelo programa de ocupação do Centro Cultural Ruth Cardoso, criando uma instalação/Atelier multidisciplinar, atualmente o Coletores realiza um projeto com arte e tecnologia junto a Rede São Mateus em Movimento, uma iniciativa que foi contemplada pelo programa VAI II, na qual, o coletivo está desenvolvendo uma série de intervenções com vídeo projeções performáticas na comunidade Vila Flávia em São Mateus.


A primeira proposta do presente projeto é o desenvolvimento de um programa de formação na área da cultura digital, que irá contemplar:
• Oficinas: “raciocínio lógico e lúdico” para o público infantil (de 08 a 11 anos); “elaboração de games”; e “videomapping”, ambos para o público adolescente e jovem (a partir dos 12 anos).
• Workshops: “mixagem de áudio digital” para o público adolescente e jovem (a partir dos 12 anos).
As oficinas serão realizadas no ponto de cultura São Mateus em Movimento, legitimando-o como um polo de formação em cultura digital. Já os workshops serão desenvolvidos em 10 telecentros distintos, localizados nas macrorregiões Leste 1, Leste 2, Norte e Sul 2. A escolha destas regiões leva em conta a democratização da cultura digital, já que os telecentros escolhidos encontram-se em regiões periféricas, onde o acesso a este conteúdo ainda é escasso.
A segunda proposta é a realização de mostras de processo em espaços da cidade, que consistem em projeções/intervenções de videomapping em 24 praças Wi-Fi, espalhados em nas macrorregiões Centro, Leste 1 e 2, Oeste, Sul 1 e 2. Esta etapa terá como foco principal a região central e locais com grande circulação, com intuito de dar maior visibilidade a produção cultural periférica.
A terceira e última proposta é a promoção de um espetáculo de rua, que una a cultura digital com manifestações tradicionais e urbanas. Trata-se de um evento que irá ocorrer nas ruas de São Mateus, com show do Berço do Samba de São Mateus , acompanhado de cenário dinâmico, que contará com intervenções urbanas do Grupo OPNI (ambos coletivos culturais que integram a Rede São Mateus em Movimento) e projeções de videomapping , construídas em colaboração entre os orientadores artísticos e aprendizes das oficinas.
Cabe destacar que, considerando todas as ações propostas, o projeto irá atender todas as macrorregiões da cidade de São Paulo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Aluízio Marino

Aluízio Marino é mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo CELACC/USP. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH/USP. Gestor e militante cultural, participa ativamente da Rede São Mateus em Movimento.