marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 25/09/2014 a 01/09/2015 às 23:59 .

Este é um projeto de oficina do Grupo de Teatro Alumia direcionada para coletivos onde será compartilhado o trabalho de preparação vocal desenvolvido , e também será pesquisado os métodos para construção vocal de personagens do(s), grupo(s) participante(s). O intuito é que essa troca de experiências possa propiciar aperfeiçoamento técnico, metodológico e criativo para ambos.

Site: http://grupoalumia.wix.com/site http://grupoalumia.wix.com/site

Descrição

Faço parte do Grupo de Teatro Alumia que hoje é um dos coletivos que integra o Movimento de Cultura Pirituba, onde conheci outros coletivos que atuam na mesma região Jaraguá, onde desenvolvemos nosso trabalho de pesquisa cênica.
Dentro do nosso processo de criação ministro ao grupo técnica vocal e a partir dessas técnicas estamos realizando experimentações para construção vocal dos personagens, o que me despertou o interesse em saber como os grupos de teatro do movimento utilizam a voz em cena, em especifico para a construção de seus personagens.

Esse processo de pesquisa se dará nos ensaios, em oficinas de três meses, onde cada grupo me apresentara algumas de suas construções vocais de espetáculos já existentes, ou em fase de construção. A partir daí irei compartilhar técnica vocal juntamente com um trabalho de conscientização corporal da voz e métodos utilizados no trabalho do Grupo de Teatro Alumia, o que irá proporcionar aos grupos adquirir conhecimento básico ou aprimoramento de técnica vocal de modo que possam executar da melhor forma possível suas pesquisas vocais.

A forma como iniciei esta pesquisa no Alumia, parte do conhecimento de lírico que possuo e estudo em contato com as pesquisas do Alumia de culturas populares, treinos de circo e interpretação e também a opções de criação de cena. Essa conjunção de fatores fez com que eu realizasse adequações no método de transmitir conhecimento e simultaneamente cria diversas possibilidades sonoras para o trabalho do grupo. Creio que ao levar esse trabalho para outros grupos posso compartilhar esse processo de estudo e também adquirir outros conhecimentos que podem ser utilizados não apenas nos trabalhos do Grupo de Teatro Alumia, mas também de outros grupos do Movimento de Cultura de Pirituba.

Logo as ações deste projeto irão iniciar uma rede de estudos vocais compartilhada, fortalece os processos de criação coletivos, aproxima coletivos de equipamentos públicos, promove a reflexão e formação recíproca, fortalecendo assim as articulações e ações culturais da região.


PLANO DE TRABALHO
Ações do projeto descriminadas a seguir no plano de trabalho. Como trabalho com o Grupo de Teatro Alumia é uma pesquisa continuada, independente da estréia do espetáculo será mantida a rotina de treinos e estudos do grupo.

1º MÊS
Continuidade de estudo, pesquisa, criação e montagem de espetáculo com Grupo de Teatro Alumia
Preparação e divulgação do 2º laboratório Vocal - Freqüência duas vezes semanais
2º, 3º e 4º MÊS
Continuidade de estudo, pesquisa, criação e montagem de espetáculo com Grupo de Teatro Alumia
1º Laboratório Vocal - Freqüência duas vezes semanal. No 4º mês, será preparada uma mostra deste processo como síntese deste estudo.
5º MÊS
Continuidade de estudo, pesquisa, criação e montagem de espetáculo com Grupo de Teatro Alumia
Relatório das atividades ate o 5º mês do programa
Preparação e divulgação do 2º laboratório Vocal - Freqüência duas vezes semanais
1º Mostra "Voz e seus encantos", aberto a todos os grupos do Movimento de Cultura Pirituba e comunidade.

6º, 7º e 8º MÊS
Continuidade de estudo, pesquisa, criação e montagem de espetáculo com Grupo de Teatro Alumia
2º Laboratório Vocal - Freqüência duas vezes semanais. No 8º mês, será preparada uma mostra deste processo como síntese deste estudo.
9º , 10º e 11º MÊS
Continuidade de estudo, pesquisa, criação e montagem de espetáculo com Grupo de Teatro Alumia.
Relatório das atividades ate o 8º mês do programa
3º Laboratório Vocal - Freqüência duas vezes semanais. No 11º mês, será preparada uma mostra deste processo como síntese deste estudo.

12º MÊS
Continuidade de estudo, pesquisa, criação e montagem de espetáculo com Grupo de Teatro Alumia
2º Mostra "Voz e seus encantos", aberto a todos os grupos do Movimento de Cultura Pirituba e comunidade.
Relatórios finais e encerramento do Programa

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Adriana Guedes

Cantora formada pela ETEC DE ARTES em canto popular, atualmente estuda canto lírico na Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires. Integra o Grupo de Teatro Alumia.