Agente Comunitário de Cultura - 1ª edição (2014-2015)

Entre mulheres da periferia: cultura de resistência.

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Rodas de conversas com mulheres negras moradoras da periferia que tem como foco o debate sobre nossas vivências discutindo os efeitos do racismo e do sexismo em nossas vidas e quais estratégias coletivas de enfrentamento das marcas identificadas.

Descrição

O Objetivo é criar rodas de conversa com mulheres usuárias de dois Centro de Defesa e Convivência da Mulher: Casa Viviane e Casa Anastácia para discussão sobre nossas experiências de mulheres da periferia e a desconstrução do racismo, machismo, sexismo e outros temas com o auxilio de linguagens culturais, principalmente, a literatura periférica e negra. A ação surge a partir da minha vivência no CDCM Viviane dos Santos e no CDCM Casa Anastácia como pesquisadora. Essa vivência possibilitou conhecer as mulheres que frequentam os Centros de Defesa e através da convivência e partilhas pensar em estratégias de transformar a realidade por vezes áspera e dura em momentos de arte e beleza. São mulheres que sentem e que amam, sonham, e buscam ser felizes e fazer outros felizes em meio a um mundo de invisibilidades. É um sonho que estamos construindo juntas.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Ana Paula Correia

Mestra em Ciências Sociais. Dedica-se a Antropologia Feminista e a Articulação cultural na periferia da Zona Leste de São Paulo. Atualmente participa do projeto "Contos de Viviane" e atua como Agente Comunitária de Cultura. Atuante desde 2007 no grupo cultural "Coletivo Griots", empeados na promoção de saraus, rodas de literatura e divulgação de fanzines no bairro do Itaim Paulista.