marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

PROJETO DOCUMENTAL SOBRE MORADORES IDOSOS DO BAIRRO DA VILA MARIA. PROJETO CONTEMPLADO PELO PROGRAMA AGENTE COMUNITÁRIO DE CULTURA DE 2014, DA PREFEITURA DE SÃO PAULO.

Site: http://cidadaosusados.wordpress.com/ http://cidadaosusados.wordpress.com/

Descrição

A importância de saber a história do meu bairro surgiu desde que ouvi as histórias que meu avô contava quando chegou do nordeste para morar em SP, justamente quando a Vila Maria ainda era apenas terra; com isso, quando fiz parte de um coletivo de teatro da Vila Maria, o Nós na corda bamba de teatro, descobri através das histórias dos moradores a grandeza do meu bairro e de como ele tem em sua maioria de residentes, os idosos.
“Cidadão Usado” era uma expressão utilizada pelo meu avô para defender a sua condição, quando alguém lhe chamava de “velho”. Ele não aceitava ser diminuído, excluso e esquecido. Cidadão Usado me parece um bom jeito e humorado de mostrar que ser idoso não é se tornar desgastado, inútil ou deixado de lado; é se tornar usado de fato: conhecedor, experiente, usado pelas vivências e pela maturidade.
Em homenagem aos meus avôs que chegaram e ajudaram a construir um pouco da história do bairro, me desperta o interesse de saber um pouco mais sobre os demais idosos da região, seus olhares, impressões e sensações que sentem diante da vida e do bairro em que moram. A ideia é fotografá-los nos seus locais de residência, onde gostam de estar, além de colher depoimentos de áudio e vídeo, ilustrando o seu cotidiano.Dessa forma, a expectativa é que o público possa se aproximar, conhecer e valorizar as histórias de quem tem muito o que nos apresentar. Com isso, o projeto conta com um mapeamento, a ser colocado em um blog sobre os idosos da região,para que todos tenham conhecimento e acesso a essas interessantes histórias.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Juliana dos Santos

Atriz, escritora, documentarista,produtora e pesquisadora