1ª Edição - Redes e Ruas

LOKOS DIGITAIS DE CIDADE TIRADENTES

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 12/01/2015 a 30/01/2015 às 23:59 .

Contribuir na inserção de jovens e adultos para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, utilizando as novas tecnologias livres de informação e comunicação, buscando a geração de trabalho, renda e promoção da participação político comunitária da população com baixa renda.
Estimular a pratica da cidadania com recursos de tecnologias digitais livres e alavancar conhecimentos técnicos

Descrição

Justificativa:
O Distrito Cidade Tiradentes é conhecido pela sua verticalidade, construção de prédios parecidos, sem proposta de paisagismo habitacional e urbano, além da falta de infra-estrutura de equipamentos públicos para as demandas existentes.
Alguns dos principais problemas enfrentados pela população local são:
a) Violência doméstica e urbana;
b) Déficit de áreas de lazer;
c) Insuficiência de Políticas Públicas para os serviços de Cultura, Educação e Saúde;
d) Ausência de ações voltadas para a preservação ambiental;
e) Distância e ausência de postos de trabalho.
Fatores que acontecem nas “cidades e/ou bairros dormitórios” de uma Metrópole como São Paulo. Porém, trazem agravantes significativos para a comunidade quando sabemos que grande parte da população deste Distrito é de Jovem; Que tais problemas os afetam diretamente e principalmente no que se refere à sua autestima e na sua identificação com o bairro e/ou distrito.
Objetivos:
Capacitar com equipamentos tecnológicos voltados ao ciberespaço, elevar a autoestima dos participantes, inclusão, participação social e promoção da cultura e da diversidade digital. Estimular a criatividade cultural de conhecimentos das tecnologias livres e democrática, o acesso, pesquisas específicas, utilizar a Internet como o maior veiculo de comunicação do planeta.
Contribuir na inserção de jovens e adultos para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, utilizando as tecnologias livres de informação, buscando a geração de trabalho, renda e promoção da participação político-comunitária da população com baixa renda.
Estimular a pratica da cidadania, com recursos de tecnologias digitais livres (código aberto) e alavancar conhecimentos técnicos na formação de futuros multiplicadores da cultura digital:
a) Instalar um espaço para aplicação, desenvolvimento e formação em tecnologia da informação aplicada à produção cultural;
b) Fomentar iniciativas comunitárias, associativas e autogestionárias de produção cultural que articulam, promova e viabilize projetos sustentáveis de geração de renda para o público envolvido;
c) Atuar na formação, no desenvolvimento de processos criativos e na produção cultural de manifestações da juventude e de segmentos em situação de vulnerabilidade social na região do Distrito de Cidade Tiradentes;
d) Difundir as atividades dos grupos e segmentos envolvidos no processo, constituindo um pólo de referência cultural;
e) Estimular um modelo de negócios e de redes, onde a geração de renda se dará pelo trabalho ou prestação de serviços, e não apenas por direitos assegurados pelas leis de propriedade intelectual e patentes.
Contribuir com o desenvolvimento humano que sobressaem, construindo valores alinhados com movimentos globais em busca de novas alternativas econômicas, tecnológicas, sociais e resgatar valores como: generosidade intelectual, afeto, cooperação, apropriação de ferramentas tecnológicas com Códigos Aberto, identidade com o distrito que habitam e outros. Construção de redes e reforço da identidade – Cultura – impacto forte na comunidade local e/ou resgate social com novo modelo de aprendizado em rede e “sevirismo”. Promover dimensões da sustentabilidade, provocando maior impacto na dimensão sócio-cultural, mas principiando na dimensão econômica e a busca pela autonomia e sustentabilidade que está na matriz de valores dos Pontos de Cultura e da Cultura Digital.

Coletivo Cadesc Digital Cidade Tiradentes

Diego Freitas Ribeiro - Proponente e Coordenador
Marcos Henrique Mendes – Instrutor e Oficineiro
Bruno Ferreira - Monitor
Vitor Pontes de Oliveira - Monitor
Yuri Fried - Monitor
Luiz Fernando - Monitor
Betinho - Monitor
Jefferson Coelho - Monitor
Paulo Domingos - Instrutor e Oficineiro

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha