CHIQUINHA GONZAGA, A MENINA FACEIRA

Espetáculo Infantil

O Espetáculo conta de forma lúdica algumas facetas de Chiquinha Gonzaga a partir de suas músicas.

Teatro Martins Penna

Dia 13 de janeiro de 2018 às 16:00

Preço: GRATUITO

Endereço: Largo do Rosário, 20, Penha

Os vendedores chegam com seus *carrinhos percussivos ofertando suas mercadorias e suas brincadeiras numa rítmica sincopada e instigante que traduz o cotidiano de uma paisagem sonora da rua. Tais personagens desafiam-se a contar sobre Chiquinha utilizando três bonecos: Chica-Menina, Chica-Moça e Chica-Senhora.
A partir desse desafio momentos líricos se entrelaçam ao cômico dos quais brotam cenas instigantes, tais como: a Chica menina que brinca com a lua e com as notas musicais; a Chica-moça que tenta pegar uma galinha porém se envolve numa coreografia; a cena de um fragmento da peça Forrobodó feita com Mamulengos estilizados, entre outras.
O espetáculo propõe um espaço poético de jogo onde a cena brota da palavra que se enuncia, da música que toma o palco, dos bonecos que se transmutam em magia e encantamento na interatividade com a plateia que é convidada a adentrar nesse salão onde Chiquinha Gonzaga se traduz em mil facetas.
Utilizamos algumas técnicas de manipulação de bonecos, são elas: **Boneco baqueta, ***Phantom Mamulengo e Manipulação direta.
A ambientação cenográfica fará alusão a uma rua e calçada com postes de iluminação.
A trilha sonora é composta por quinze canções de Chiquinha Gonzaga e será executada ao vivo por um pianeiro. São elas: A menina faceira, Tim Tim, Água de vintém, Atraente, Passos no choro, Sonhando, Sorte Grande, Carijó, Não insistas rapariga, Sou morena, Abre alas, Lua Branca, Forrobodó, Fogo foguinho e Corta jaca (Gaúcho).
* carrinhos percussivos – 03 carrinhos dos vendedores que tem na parte superior o metalofone, outro o xilofone e outro um surdo.
** bonecos baqueta – boneco é construído a partir de baquetas.
*** Phantom - mescla mãos e rosto do ator e o corpo do boneco.

Centro Cultural da Penha

Fundado em dezembro de 2012, o Centro Cultural da Penha (CCP) é um equipamento público de cultura, composto pelo Espaço Cultural Mário Zan, Biblioteca Pública José Paulo Paes, Teatro Martins Penna, FabLab, além de estúdios de gravação e salas de ensaios.