III SLAM INTERESCOLAR

Descrição Curta:
O Slam Interescolar SP é um campeonato estadual de poesia falada, organizado pelo coletivo Slam da Guilhermina. Cada escola organizará um Slam e o(a) vencedor(a) terá a vaga no evento. Estão envolvidas 40 unidades escolares entre Municipais, Estaduais e Particulares.

Classificação Etária: Livre

Sala Olido

ver mapaocultar mapa

Dia 8 de novembro de 2017 às 19:00

Endereço: Av. São João, 473. São Paulo

Descrição

: O Poetry Slam é um campeonato de spoken word que se baseia em várias regras que envolvem performance e poesia autoral dos seus participantes além de um tempo limitado a 3 minutos para as apresentações e um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10. Originalmente, não existem estilos, gêneros ou temas pré-definidos, antes, uma variedade de linguagens possíveis, que se relacionam com a diversidade dos participantes.
1) Os participantes tem que apresentar trabalho de autoria própria e individualmente;
2) Não é permitido o uso de adereços, figurinos e instrumentos musicais;
3) O tempo estipulado a cada intervenção é de 3 minutos. São considerados 10 segundos de tolerância e, a cada 10 segundos ultrapassados, retira-se meio ponto do participante;
4) O júri é escolhido entre as pessoas presentes na plateia. A opinião é relativamente subjetiva e não se baseia em conhecimentos acadêmicos. O objetivo é ofertar ao público a possibilidade de escolher os poetas que todos querem ver nas rodadas seguintes;
5) Aos vencedores geralmente é oferecido um prêmio e uma vaga para a Grande Final. E cada país pode indicar, anualmente, um representante para a Copa do Mundo de Slam, sediado na França.
O Slam da Guilhermina existe desde 2012 na Zona Leste paulistana em uma praça anexa a estação Guilhermina-Esperança do metrô. É um o primeiro Slam de rua. Reúnem-se mais de trezentas pessoas entre poetas frequentadores de saraus, mc’s de batalhas de improviso, alunos de escolas do bairro e transeuntes que ao voltar do trabalho ou da escola param para ouvir os poetas.
Um dos principais objetivos do evento são: Incentivar a escrita e a leitura, assim como o protagonismo juvenil.