Rashid

Aniversário de SP

Descrição Curta:
Michel Dias Costa, mais conhecido como Rashid, nasceu no dia 21 de março de 1988, na zona norte de São Paulo, onde teve o seu primeiro contato com o rap. Aos 12 anos, já escrevia as suas próprias letras e, como vários garotos criados na periferia, sonhava em um dia subir ao palco. Ainda na adolescência integrou dois grupos formados por amigos. Aos 16 anos, já participava de batalhas de MC.

Classificação Etária: Livre

CCJ - Arena

ver mapaocultar mapa

Dia 25 de janeiro de 2017 às 20:00 - gratuito - sem necessidade de retirada de ingressos

Preço: Grátis

Endereço: Avenida, 3641 , Vila Nova Cachoeirinha, 02721-200, São Paulo, SP

Descrição

Rashid nasceu na zona norte de São Paulo, onde teve o seu primeiro contato com o rap. Aos 12 anos, já escrevia as suas próprias letras e, como vários garotos criados na periferia, sonhava em um dia subir ao palco. Ainda na adolescência integrou dois grupos formados por amigos. Aos 16 anos, já participava de batalhas de freestyle.

Nos anos seguintes, ganhou destaque na Batalha da Santa Cruz e na Rinha de MCs – as mais conceituadas e reconhecidas batalhas de rimas de improviso de São Paulo. Em 2009, chamou a atenção dos rimadores mais experientes ao ser convidado para integrar a Liga dos MCs, a batalha de âmbito nacional. No mesmo ano, participou a convite de Pedro Gomes do documentário “Freestyle: um estilo de vida”.

Em 2011, no ano de maior projeção para o rap nacional, figuras da cena mais antiga do movimento retornaram aos palcos e passaram a dividi-los com novos nomes. Um dos trabalhos de destaque destes novos rostos foi Dádiva & Dívida (2011), Menos de um ano separa Dádiva & Dívida (2011) e Que Assim Seja (2012), a terceira mixtape no currículo de Rashid. O lançamento feito via Twitcam contou com cerca de 80 mil downloads na primeira semana. Flora Matos e Ogi participaram pela primeira vez de um trabalho do rapper. O show de lançamento de Que Assim Seja, em São Paulo, rendeu o minidocumentário “Assim se Fez” - com bastidores e entrevistas.

No mesmo ano, com Projota e Emicida, deu vida ao projeto “Os Três Temores”, que viajou em turnê pelo país (aqui o clipe do projeto). Os vídeos de “R.A.P.” e “Quero Ver Segurar” também foram lançados em 2012. Esta última canção, inclusive, rendeu a Rashid a indicação como Hit do Ano, além de uma como Artista Revelação, no Video Music Brasil (VMB) da MTV.

A última e quarta mixtape de Rashid, Confundindo Sábios, chegou em 2013 para firmar sua assinatura na história do rap nacional. O trabalho com participações de Emicida, Tássia Reis, Di Melo e Daniel Cohen ficou por uma semana na liderança do ranking do iTunes. Rashid lançou os videoclipes “Virando a Mesa” e “Bate e Gol” (com participações do ator Milhem Cortaz, além de outros rappers e DJs). A trajetória deste ano propiciou a sua eleição como melhor artista na categoria “Música” do Prêmio Jovem Brasileiro.

Em mais uma parceria com Kamau, o rapper do Lauzane Paulista lançou R&K – Seis Sons (2014), com seis músicas escritas, produzidas e rimadas juntos. No final deste ano lançou o clipe “Patrão”, curiosamente gravado na exposição de Stanley Kubrick no MIS, na sala do filme “2001: uma Odisséia no Espaço” e que contou com a participação de Tássia Reis.

A Coragem da Luz é o primeiro disco de estúdio de Rashid. Lançado em março de 2016, teve participações de Mano Brown, Criolo, Xênia França (Aláfia), Alexandre Carlos (Natiruts), Izzy Gordon e Max de Castro. Marechal, Nave e Parteum assinaram a produção de canções do álbum.

Hoje em turnê por todo o país, Rashid tem o apoio de uma banda formada por backing vocal, guitarra, baixo e bateria, além do inseparável DJ Mr. Brown. Ele já dividiu o palco com nomes como Criolo, Racionais MCs, Almir Guineto, Thaíde, Nelson Triunfo, Orquestra Metropolitana, Rappin Hood, Parteum, entre outros.

Marcou presença, mais de uma vez, em grandes eventos como Virada Cultural e Circuito Cultural Paulista, além de ter se apresentado dois anos seguidos (2014 e 2015) no SXSW, um dos principais festivais de música e tecnologia do mundo, que ocorre em Austin, capital do Texas (EUA).