Planetário do Carmo Prof. Acácio Riberi

Localizado na área do Parque do Carmo - o Planetário tem como objetivo o encontro de estudantes e famílias, contribuindo assim para gerar conhecimento e cultura para todos.

Capacidade: 230

Horário de funcionamento: Quarta á Domingo 9h00 as 17h00

Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios/agendamento/index.php?p=216353

Telefone Público: (11) 2522-4669

Endereço: R. John Speers, 137 , Itaquera, 08265-040, São Paulo, SP

CEP: 08265-040

Logradouro: R. John Speers

Número: 137

Complemento:

Bairro: Itaquera

Município: São Paulo

Estado: SP

Descrição

Localizado na área do Parque do Carmo – Olavo Egydio Setubal - o Planetário tem como objetivo o encontro de estudantes e famílias, contribuindo assim para gerar conhecimento e cultura para todos. Os planetários paulistanos têm como diretrizes pedagógicas ser um espaço para a popularização do conhecimento científico, assim como de reflexão e discussão sobre como a ciência e a tecnologia interferem na sociedade e no meio ambiente. Em grandes centros metropolitanos como São Paulo, em que a observação do céu é prejudicada pela poluição atmosférica, nuvens e pela iluminação noturna, os planetários constituem ferramenta pedagógica indispensável para o ensino básico da Astronomia.
A Via Láctea, os aglomerados estelares, as nebulosas e as galáxias são apresentadas com grande precisão de detalhes. Também é possível simular uma viagem espacial pelo Sistema Solar, eclipses, fases da Lua e outros fenômenos cósmicos. O próprio design starball indica que o Universarium VIII modo geocêntrico permite que a observação de qualquer latitude/longitude do planeta Terra. Outra característica é a possibilidade de saltar 3 mil anos para frente ou para trás no tempo com total correção astronômica, com projeção de estrelas, planetas, cometas, linhas de referência da esfera celeste, desenhos das constelações, cometas e objetos do céu profundo. O prédio do Planetário do Carmo tem 1.750 m² e é composto por sala de projeção com 230 lugares e teto em forma de cúpula de 20 metros de diâmetro - com poltronas em posição unidirecional - celóstato para visualização do Sol e sala de aula com 70 lugares, além de espaço para leitura e exposições no saguão. Atrás do planetário, há uma esplanada cósmica onde estão localizados dois telescópios para observação monitorada do céu e atividades ligadas à astronomia.
evento entre e Baixar Planilha